CHAOS CODE

Imagem Postada

Introdução

– Dificuldade Estimada da Platina: 3,1/100 *
– Pontos de dificuldade: 75 *
– Tempo Aproximado para a platina: Teoricamente 10 horas, dependendo muito da habilidade.
– Offline:13 :bronze: 1 :silver: 1 :gold:
– Troféus que você pode perder: Nenhum.
– Minimo de Jogadas: Um mínimo de 26 no Story Mode, 1 no Survival e Pratice além de 200 lutas no versus. Extremamente recomendado ter dois controles!
– A dificuldade afeta os troféus: Sim.
– Troféus Bugados: Não houve relatos de troféus com glitch.
– Cheats impedem troféus?: Não existem cheats.
* Estes valores podem variar conforme o tempo e crescimento da base de dados.

Sobre o Jogo

Chaos Code é um jogo de luta produzido pela FK Digital e que fez um relativo sucesso nos arcades do Japão em 2011. Em 19 de Dezembro de 2012 a FK Digital lançou o jogo com exclusividade na PSN Hong Kong, ainda não há datas nem a confirmação de lançamento para as outras partes do mundo. Essa versão digital é baseada no Arcade 1.02 onde houve balanceamento dos personagens e trouxe alguns lutadores extras como o chefe Kudlak que está à disposição como um personagem selecionável desde o início do jogo.

O Pacote vem completo: Story Mode, Versus, Survival, Pratice e um modo Galeria onde se pode visualizar os vídeos e as ilustrações que vão sendo liberadas conforme se avança no jogo. Nas opções é possível configurar a disposição dos botões, escolher a dificuldade, quantidade de rounds e tempo de duração deles, o tamanho da tela e a disposição das barras de energia e especiais também são customizáveis.

Muito se falou sobre a ausência de um multiplayer online, parece que a FK Digital desistiu de implementá-lo pois adiaria muito o lançamento do jogo. Assim como o lançamento em outras regiões do mundo, a produtora deixou em aberto o possível lançamento de um patch futuro para disponibilizar essa opção.

Sistema de Jogo

O Jogo possui um sistema de combate parecido com o das séries The King of Fighters e Guilty Gear: 4 botões de ação onde :square: A – soco fraco, :cross: B – chute fraco, :triangle: C – soco forte, :circle: D – chute forte. O jogo possui muitos combos fáceis de encaixar, é agradável de jogar e as lutas são rápidas e dinâmicas.

Após escolher o personagem, você irá escolher ainda mais duas Skill entre quatro opções, dois golpes especiais e dois Ultimate Chaos, podendo ser dois de um tipo ou um de cada conforme preferência do jogador.

A seguir você vai escolher o tipo de movimentação do personagem entre Run, onde o personagem corre e permite uma aproximação mais rápida até o seu oponente, ou Step, que é um passo curto para frente e tende a deixar o jogo um pouco mais técnico porque muda o sistema de cancelar movimentos em golpes especiais.

Essa é a tela de jogo:

Imagem Postada

Onde:

  • HP ou Barra de vida;
  • Barra de stun: conforme o personagem recebe golpes ela enche, e após encher completamente ele fica tonto e não pode se mexer por alguns segundos;
  • Contador de rounds: Quantos rounds já foram ganhos por cada lutador, o padrão de Chaos Code é uma melhor de 3 rounds;
  • Timer: Quanto tempo resta para o round acabar. O padrão são 99 segundos mas você pode alterar para 60 segundos ou infinito nas opções;
  • Chaos Gauge: É a sua barra de super que pode chegar até o nível 3 (3 barras). Alguns golpes e mecânicas podem usar meia barra, uma barra ou até as 3 barras de uma única vez. Importante! Ultimate Chaos e Destruction Chaos são os nomes dados aos supers nesse jogo, Ultimate Chaos são supers de uma barra e Destruction Chaos supers de 3 barras;
    Essa Barra é substituída por uma barra de tempo quando você utiliza o Exceed Chaos.
  • Skill moves: mostra o input (movimento/comando) das skills escolhidas pelo jogador após a seleção do personagem.

Abaixo segue um vídeo explicando os conceitos mais básicos de movimentação e defesa:

No Options você pode atribuir atalhos para os botões L e R, eu acho interessante porque dessa forma você tem acesso mais facilmente à esses movimentos:

  • A + C = agarrão/arremesso
  • A + B = rolar
  • C + D = tactical guard/counter
  • :6: C + D = guard break
  • B + C = Exceed Chaos

Lembrando: :square: A – soco fraco, :cross: B – chute fraco, :triangle: C – soco forte, :circle: D – chute forte.

Sobre o Exceed Chaos: É possível ativá-lo quando você possui as 3 barras de especial cheias, durante um tempo limitado você pode utilizar quantos Ultimate Chaos forem possíveis, também permite que você cancele um super em um Chaos Shift e então em super de novo. Se acionado sem utilizar qualquer direção irá mandar o oponente pra longe caso ele pule ou se aproxime de você. Deve ser utilizado com cautela pois quando o tempo acaba o seu personagem entra em Overheat durante algum tempo, impossibilitando encher a sua Chaos Gauge. Exemplo:

Chaos Shift: pode ser feito durante supers, e em alguns supers apenas durante certos frames, apertando A+B ou :6: A+B (o personagem se move um pouco para frente, possibilitando mais combos diferentes). Só pode ser feito se o golpe encostar no oponente. Exemplo:

O Fluxo de combos usando os botões de ação segue o diagrama abaixo:

Imagem Postada

Em resumo: você pode utilizar em uma luta, por exemplo: A > B > C > D ou A > C > D ou ainda A > B > D.

Para aqueles que se interessarem em um aprofundamento no sistema de combos, sugiro fortemente uma visita à Wiki do Mizuumi. Os combos dessa Wiki são descritos em um padrão onde os movimentos do direcional são substituídos pelas direções do teclado numérico do seu computador. Toda vez que você encontrar um 236, quer dizer que você deve realizar um movimento similar ao popular Hadouken ( :2: :3: :6: ).

RoadMap

Por se tratar de um jogo de luta, não existe uma ordem pré-determinada para se obter os troféus, mas como primeiro passo sugiro iniciar pelo Pratice Mode. Você vai se familiarizar com o sistema de combate e também obter seu primeiro troféu:

O Segundo passo será terminar o jogo com algum personagem no Story Mode sem alterar as definições de jogo nas opções para ganhar:

Nessa mesma Playthrough você irá obter um dos dois troféus abaixo, o outro ficará para o Clean Up.

Agora é hora de completar os demais requisitos para obter os troféus que faltam, ou algum troféu que não tenha sido conquistado no passo anterior, vamos ao Clean Up! que te dará os troféus:

GUIA DE TROFEUS

Survivor :gold: [topo]
50 vitórias no SURVIVAL MODE

As vitórias para esse troféu não são cumulativas, você precisa obter 50 vitórias em uma única playthrough. Para efeitos de controle, bem ao centro da tela e entre as barras de especial aparece o número da luta em que você está. A dificuldade vai aumentando conforme você avança, começando bem baixa nas 10 primeiras lutas, aumentando um pouco a partir da 15º e consideravelmente a partir da 25º. Nas Lutas 10, 30 e 50 você enfrentará Kudlak-Sin e nas lutas 20 e 40 Celia II que vem incrivelmente apelona na luta 40 (meu limite por enquanto), portanto você terá que se organizar para, ao menos nessas lutas chaves, chegar com uma boa quantidade de HP e barras de especial.

Unlocking Expert :silver: [topo]
Colete todas as ilustrações e vídeos para a Galeria (GALLERY)

O modo Galeria é composto por 82 ilustrações (Visual) e 44 vídeos (Others) que vão sendo desbloqueados conforme você se aventura pelos modos que o game oferece. Algumas ilustrações e vídeos já estão liberados desde o início e terminando com cada personagem libera o seu final (A ou B) e também o seu cenário.
Não tenho certeza de como liberar todos os itens da Galeria e também não recebi resposta do e-mail que enviei para a FK Digital, mas em consulta ao PSN Profiles e me baseando nos troféus que outros jogadores conquistaram no jogo (e nos passos que realizei claro) tenho 90% de certeza que os requisitos são:

  • Terminar o jogo com todos os personagens, obtendo os finais A e B;
  • Jogar com todos os personagens nos modos Story, Versus e obter ao menos uma vitória com cada no Survival;
  • Executar ao menos uma vez o Destruction Chaos (especial que gasta as 3 barras) de todos os personagens;
  • Ao menos oito vitórias com cada personagem sendo uma com cada cor. Os personagens possuem oito cores diferentes, uma para cada botão de ação (A,B,C e D), e quatro cores extras quando se utiliza esses botões segurando R1 (R1 + A por exemplo).
Ultimate KO :bronze: [topo]
Vença um oponente com ULTIMATE CHAOS no STORY MODE

Para vencer uma luta com o Ultimate Chaos Move acumule 3 barras de especial e quando restar pouco HP para o oponente, execute o movimento descrito como Destruction Chaos na lista de movimentos do seu personagem.

Perfection :bronze: [topo]
Vença com Perfect no STORY MODE

Vença um round sem receber dano. Se você estiver com dificuldades, pode reduzir a dificuldade do jogo nas opções. Em dificuldades mais baixas, os oponentes ficam ainda mais “receptivos” ao combo voadora seguida de A > B > C > D em pé ou abaixado.

Never Give Up :bronze: [topo]
Continue no STORY MODE pela primeira vez

Após ser derrotado no Story Mode, confirme que deseja continuar com :start:, se você escolher o mesmo personagem, voltará ao estágio em que foi derrotado e continuará o jogo, se escolher um personagem diferente, iniciará desde o estágio 1 novamente. Pode ser conquistado perdendo a primeira luta propositalmente ou então acontecerá ao enfrentar a Célia II (estágio 7) pela primeira vez…

First Timer :bronze: [topo]
Termine o STORY MODE na dificuldade “4”

A dificuldade 4 vem como padrão do jogo e seria um nível médio. Nas primeiras vezes em que você jogar, alguns personagens darão trabalho, mas conforme você for se acostumando com o sistema do jogo, conseguirá derrota-los sem maiores dificuldades. Procure sempre tentar encaixar o combo voadora seguida de A > B > C > D em pé ou abaixado, se você encaixar o combo em pé, pode tentar seguir com um golpe especial após o D e cancelar esse com um Ultimate Chaos (que gasta uma barra de especial).

Strategist :bronze: [topo]
Vença com Time Over no STORY MODE

Para quem não é familiarizado com jogos de luta, a vitória por Time Over ocorre quando o tempo acaba e você possui mais HP do que o seu adversário. Se você estiver com dificuldades para obter esse troféu, pode reduzir tanto a dificuldade quanto o tempo (para 60 segundos) nas opções.

Deadly Blow :bronze: [topo]
Seja atingido pelo DESTRUCTION CHAOS da CELIA II’ no STORY MODE

Enfrente Celia II na dificuldade 8 (a mais alta do jogo) e certamente ela utilizará esse especial no round 2. Ela aparece no estágio 7.

Hidden Secret :bronze: [topo]
Consiga um Final B

Para conseguir o Final B você deve vencer ao menos 2 das 3 primeiras lutas do Story Mode com um Ultimate Chaos (especial que gasta 1 barra). Antes da 4 luta você enfrentará seu rival em um Special Stage e após derrotá-lo basta concluir o story mode para ganhar o troféu.

Story Teller of CHAOS :bronze: [topo]
Veja todos os finais

Para ver todos os finais do jogo você precisa terminar o Story Mode duas vezes com cada personagem (MG Hikaru não precisa): uma vez com o Final A e outra com o Final B. Para obter o final B veja a dica do troféu Hidden Secret. A dificuldade não interfere nesse troféu então para ganhar tempo você pode reduzir para o nível 1 se desejar.

Hard Worker :bronze: [topo]
Passe mais de 1 hora no PRACTICE MODE

Atenção! Quando o troféu pede passe mais de 1 hora no modo treino, é necessário gastar essa 1 hora na mesma “luta”, se você retornar à tela de seleção de personagens o tempo zera e começa a contar novamente. Pode deixar o controle parado enquanto se ocupa com outra tarefa se desejar.

Money Worth :bronze: [topo]
Alcance um tempo de jogo superior à 10 horas

O Jogo possui um relógio que marca o tempo não importando se você está lutando ou apenas navegando pelos menus. Você pode verificar esse tempo e outras estatísticas do seu profile em RECORD no menu principal. Aqui aparecem informações como tempo de jogo, quantidade de vezes em que os personagens foram utilizados (e também a quantidade de vezes em que o personagem mais utilizado foi escolhido), vitórias no modo Survival, etc… Você certamente alcançará mais de 10 horas de jogo porque alguns troféus consomem bastante tempo. Caso preferir pode deixar o console ligado durante uma noite/dia na opção RECORD do Menu.

Battle Maniac :bronze: [topo]
Jogue mais de 200 lutas

Essas 200 lutas devem ser realizadas no modo versus e na opção Player Vs Player (Player Vs CPU não conta). Um pouco frustrante que aquelas lutas para conseguir todos os finais, terminando duas vezes com cada personagem no Story mode, também não contam para esse número. Acompanhe as estatísticas através do Record no menu principal.

Character Love :bronze: [topo]
Use o mesmo personagem mais de 100 vezes

Você poderá obter esse troféu naturalmente enquanto busca pelo Battle Maniac. Para acelerar o processo você pode entrar no modo versus e escolher o mesmo personagem duas vezes: Hikaru Vs. Hikaru por exemplo.

Call Me Number One! :bronze: [topo]
Pontuação superior à 5,000,000 pontos no STORY MODE com as opções padrão (default)

Você deverá alcançar uma pontuação superior à 5.000.000 no STORY MODE com as opções no default (Nível 4, 3 Rounds e tempo em 99). Agora que você já terminou o Story Mode com todos os personagens e possui muitas horas de jogo, já está mais acostumado com a mecânica do Chaos Code. Aqui você terá que ser rápido e efetivo para alcançar pontuações altas: terminar os rounds o mais rápido possível e sempre com uma grande quantidade de energia sobrando (de preferência termine alguns rounds com PERFECT), também procure enfrentar o rival no Special Stage, pois é uma luta à mais, também não perca nenhuma luta pois ao pegar o continue o seu score volta à zero.

Imagem Postada

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s