FINAL FANTASY XIII-2

Imagem Postada

Introdução

– Dificuldade Estimada da Platina: 54,2/100 *
– Pontos de dificuldade : 1490 *
– Tempo Aproximado para a platina: De 50 a 85 horas (consegui em 78)
– Offline: 19 Imagem Postada 6 Imagem Postada 6 Imagem Postada
– Online: 0 Imagem Postada 0 Imagem Postada 0 Imagem Postada
– Troféus que você pode perder: Nenhum.
– Minimo de Jogadas: 1
– A dificuldade afeta os trofeus: Sim: Imagem Postada Fair Fighter
– Troféus Bugados: Pode bugar caso você instale algum tema XMB do jogo e continuar jogando. Como no XIII, saia do jogo assim que você instalar.
– Cheats impedem troféus?: Não

Road Map

Passo 1: História principal.

Jogue a história principal sem se importar muito com os troféus principais… Além dos troféus de história que é impossivel perder, tem outros troféus que você pode ganhar conforme for avançando no jogo. Os seguintes:

Imagem Postada Staggering
Imagem Postada Quick Draw
Imagem Postada No Retreat
Imagem Postada Wild Thing
Imagem Postada Budding Hunter

O requerimento para o desbloqueio dos mesmos (que são fáceis) será explicado depois.

Dependendo da sua sorte, e habilidade, em conseguir 5 estrelas contra 3 chefes importantes + o chefe final, resulta em mais 4 troféus:

Imagem Postada Scarlet Medal
Imagem Postada Cerulean Medal
Imagem Postada Obsidian Medal
Imagem Postada Chronosavior

As cinematic actions, também resultam em troféu (apesar de poucas as vezes que aparecerão):
Imagem Postada Trigger Finger

Como no XIII, os troféus relacionados a história serão ganhos ao INICIAR um capitulo, não terminá-lo. São 7 relacionados + o troféu de terminar a história:

Imagem Postada Early Riser
Imagem Postada Time Traveler
Imagem Postada Future Espier
Imagem Postada Past Gazer
Imagem Postada Threat Facer
Imagem Postada Sooth Seeker
Imagem Postada Promise Keeper
Imagem Postada Epic Finisher

São 6 capitulos no final, com a diferença que o capitulo 3 tem duas partes, e voce ganhará o troféu ao iniciar cada uma delas.

Passo 2: Defragmented

Defragmented é o troféu mais árduo do jogo. Você tem que conseguir todas as categorias de fragmentos, o que resulta em 160! Cerca de 40 ou 50 fragmentos você consegue apenas na história principal, podendo pegar quanto puder antes de terminá-lá. Se quiser, você pode tentar pegar todos os fragmentos antes de terminar a história principal, mas tem uns fragmentos que só são pegos após terminar o jogo.

Esse troféu está ligado a outros troféus do jogo, tais como:

Imagem Postada Big Game Hunter
Imagem Postada Anomalous
Imagem Postada Fragmented
Imagem Postada Serendipitous

Dos troféus acima, três deles tem tudo a ver com fragmentos, o quarto é meio indiretamente, será explicado depois.

Lembrando que são 160 e alem de caçar monstros, pegar itens e resolver puzzles, tem Quizzes, completar todo o bestiario, 100% nos mapas e os finais alternativos.

Após pegar todos os 160: Imagem Postada Defragmented

Passo 3: Pegar o restante dos troféus.

Em minha opinião, se você já pegou o Defragmented, Serendipitous e Clock Stopper, a platina estará a poucos passos Imagem Postada

Entre os restantes, estão masterizar todas as roles, 100 preemptive consecutivos, capturar um monstro raro, derrotar o monstro mais dificil, dar 10000 passos em um chocobo, tirar 99999 em um ataque, gastar 100000 gil e realizar 1000 Paradigms Shift.

Imagem Postada Strategist
Imagem Postada Clock Stopper
Imagem Postada Choco-boco-holic
Imagem Postada Saddle Sore
Imagem Postada Supreme Being
Imagem Postada Beast Tamer
Imagem Postada Fair Fighter
Imagem Postada Giant’s Fist

Lembrando que, você pode fazer todos os 8 acima antes do Defragmented, como alguns que você pode conseguir completando os fragmentos de deteminados locais.

Consiga todos os troféus, e: Imagem Postada Master of Time

GUIA DE TROFEUS

Master of Time Imagem Postada [topo]
Mastered the timeline and obtained every trophy available.

Consiga o troféu de platina. Tome cuidado com os troféus Defragmented, Anomalous, Serendipitous principalmente. Os outros não dão tão trabalho assim…
Você ganha o tema XMB da Lightning (outro) após ganhar o troféu.

Epic Finisher Imagem Postada [topo]
Followed the story to its conclusion.

Complete a história. O troféu aparecerá depois dos créditos.

Defragmented Imagem Postada [topo]
Completed every fragment category.

Prepare-se para o troféu mais chato do jogo. Fragments são a base de quase tudo no jogo. Situações da história principal e toda a quantidade de quests que tem vale fragmentos. Jogando SOMENTE a história principal já ganha cerca de 40 fragmentos, então os 120 restantes são de quests…

Você pode zerar o game pela primeira vez com até uns 145 fragmentos. Tem uns que só se consegue após zerar (Paradox Endings, 100% Bestiary), mas pode-se zerar com quantos quiser, dependendo se você gosta de fazer os extras antes ou depois. São 13 seções com um variado número de fragmentos em cada um, tentar explicar os fragmentos mais importantes sem que fique muito cansativo de ler.

As seções são as seguintes:

  • Fragment Items
  • Monster Bits
  • Academic Reward
  • Great Mog Wisdom
  • Bounty Hunter’s Prize
  • Crimson Memories
  • The honor of Blitz Squad
  • Fate’s Recollection
  • Quiz Mastery
  • Graviton Core
  • An Affectionate Message
  • Oracle of Etro
  • Paradox Endings

OBS: As seções em negrito são um pouco mais complexas que as outras, e farei mais detalhadamente.

Extras:

– Fragment Skills
– Wild Artefacts

Eu recomendo ver esse guia, apenas para se localizar melhor:

Wild Artefacts
Wild Artefacts são os unicos artefatos em que você pode pegar mais de um, sendo boa parte deles opcionais, e que requer um pouco de trabalho para poder achá-los. São 10 no total, e alguns deles podem ser achados via Mog, recompensa de quests ou você pode comprar um.

Legendas:
Laranja – Moogle Hunt
Vermelho – Moogle Throw
Azul – Recompensa de quests
Verde – Comprados.

  • Bresha Ruins 005AF – Perto da Chocolina
  • Sunleth Waterscape 300AF – Durante a viagem em cima da grande besta
  • Oerba 200AF – No nordeste, em cima de uma casa
  • Archlyte Steppe (Year Unknown) – Em Clearwater Marshes, onde será visivel através de uma colina
  • Augusta Tower 200AF – No 50º andar
  • Academia 4XXAF – No sudoeste do local, na área Alley
  • Serendipity – Comprado por 10000 coins (ou 7500 com Fragment Skills)
  • Bresha Ruins 300AF – Você ganha após completar todas as quests disponiveis no local
  • Yaschas Massif 100AF – Recompensa após completar a Temporal Rift nas ruínas.
  • A Dying World 700AF – Volte ao altar após completar todos os eventos da história no local.

Video para ajudar:

Fragment Items
Realmente não tem muito o que explicar aqui. São 8 fragmentos no total. Metade delas são relacionadas a história, e a outra metade está interligada com as outras seções. Só é possivel completar essa seção após zerar pela primeira vez.

Monster Bits
Os chefes, tanto da história principal (exceto o ultimo), tanto das variadas quests fazem parte dessa seção. São 21 fragmentos ao total, sendo 9 relacionados a história principal. Os outros, conforme você vai completando os fragmentos de determinados locais, vai ter uma quest onde você vai ter que derrotar determinado monstro. Os monstros necessários para se ganhar o troféuBig Game Hunter estão nessa seção.

Academic Reward

Uma das seções mais chatas. As quests dessa seção podem ser encontradas em Academia 400, Academia 4XX e Augusta Tower 200. As que se devem ter muitíssimo cuidado são as referentes a 100% do bestiário e 100% dos mapas.

Bestiary List: O segundo fragmento mais chato do jogo, atrás somente do Lucky Coin. Aqui você tem que ter todos os monstros em seu bestiário. Isso contando todos os bosses, monstros raros e paradox enemies. Esse é um dos unicos fragmentos que só podem ser conseguidos após terminar o jogo. Recomendo que evite fugir muito das batalhas, ai você terá pelo menos uns 80 ou 90% do bestiário completo.
Você não precisa ter toda a data do monstro, basta apenas encontrá-lo, derrotá-lo que ja conta. A fragment skill “Battlemania” é crucial aqui, muitos monstros raros, ou que você não encontra de jeito nenhum, fica muito mais fácil encontrá-los com a skill ativada.

Além dos monstros raros, tem alguns monstros que requerem um pouco de estratégia para achá-los:

Proto Fal’cie Adam tem uma terceira versão. É só errar propositalmente a Live Trigger após derrotar a segunda versão. Escolha qualquer opção menos “Scream at Hope”.

Em Academia 500AF antes do final, tem uma parte a direita onde sempre irá aparecer um grupo de monstros unicos, os “Woodwraiths”. Sempre aparecerão em grupos de dois ou um só (que é dificil de aparecer). E caso vença a batalha, eles nunca mais aparecerão, fazendo com que você tenha que usar Time Reversal para poder enfrentar eles de novo. Eu recomendo que você faça 100% do mapa nessa hora. Para não ter que dar Time Reversal de novo.

Os cactuares aparecem todos em Archlyte, com exceção de um (Metallicactuar). O cactuar normal e o cactuar com uma flor na cabeça podem ser encontrados na parte norte com sol. Mas atenção. Quando você encontrar um, comece a se defender. Espere até ele se transformar em uma versão um pouquinho mais grande, o Giant Cactuar. Tem um cactuar albino que pode ser encontrado ao sul com chuva. Mas ele pode ser o mais dificil deles devido ao seu hp bem alto. Dentre os 7, o unico raro é o Metal Gigantuar. Ele aparece na área central, com sol. Mas ele é raro, e aparecerá em uma distorção. Ele tem pouco hp, mas usará um contador, que quando chegar a zero, usará um ataque que mata todo mundo. O restante é o gigantuar, que você obrigatóriamente tem que enfrentar para prosseguir nas quests do local.

Lembrando que tem que ser todos, sem exceção. Todos os paradox bosses, o chefe final, Long Gui, Yomi, Ochu, Immortal, Raspatil, Don Tonberry, Tonberry, etc.

Eu recomendo ver esse guia do bestiario, tem todos os monstros, a sua localização, o seu tipo de aparição (story, quest, normal, semi-rare, rare)

Map completion: Inicialmente, pode parecer fácil, mas tem alguns lugares que realmente irritam.

Academia 4XX – Perto do gate tem um computador que lhe dá o mapa do lugar. Acredite, AJUDA MUITO!

Augusta Tower 300AF – Tem um andar que é inacessivel, é que só se consegue ele fazendo todas as quests da Augusta Tower 200AF. São simples, as três quests você pode resolver sem sair do lugar. Após completar a terceira quest, você ganha um item que habilita a ida ao 13º andar em 300AF.

Academia 500AF – Esse é realmente irritante, até porque é um labirinto. Recomendo ir normalmente durante a história principal, e quando quiser fazer 100% é só voltar para o começo e recomeçar tudo de novo.

O resto é fácil, você consegue o mapa rápidamente, e praticamente nenhum deles tem algum lugar estratégico.

Great Mog Wisdom
100% desses fragments são através dos Temporal Rifts. Temporal Rift são os puzzles, tão irritantes quanto o labirinto de Academia.

São três os tipos de Temporal Rifts:

* Tile Trial. Uma espécie de tabuleiro, onde você tem que coletar todos os cristais para passar. Mas todo bloco onde você pisa desaparece depois. As primeiras são fáceis, mas tem muitas muitíssimo dificeis, principalmente onde os cristais ficam trocando de lugar sempre.

* Crystal Bonds. O mais fácil entre eles, onde você tem que ligar os cristais, da mesma cor. Mas todos os cristais mudam de cor conforme você vai andando. Mas na minha opinião é tranquilo, não são nada comparados aos outros dois.

*The Hands of Time. Um dos mais chatos. É uma espécie de relógio onde o numero em qualquer espaço significa o número de espaços que o ponteiro rodará, em sentidos horário e anti-horário. Alguns são fixos, é a mesma sequencia de numeros, sem tempo para acabar. E tem outros onde a sequencia é aleatória e tem um tempo limite para completar. Um estágio do puzzle pode ter até 12 numeros.

Dica: Para quem está preso no puzzle do relogio: http://clockpuzzle.pl/
Infelizmente não tem um modo desse para resolver as Tile Trials… D:

São 21 fragmentos ao total, sendo 4 referentes a história e o resto em quests (Sendo somente em Oerba 300 e 400AF)

Bounty Hunter’s Prize

Também não tem muito o que explicar aqui. São praticamente todas quests simples, localizadas em Bresha Ruins 100 e 300AF. Só atenção para a quest final (Adamantite Ring), que requer um pouco mais de atenção. São 8 quests no total e nenhuma relacionada com a história principal.

Crimson Memories

São simples também de fazer. Como na seção acima, também são todas localizadas em apenas dois lugares (Yaschas Massif 100/110 AF). Lembrando que aqui, as quests tem que ser em ordem, completando uma, outra fica disponivel e por ai vai. Completando todas as quests de 110AF, uma distorção temporal irá surgir, e que vale mais um fragmento. O mesmo em 100AF, mas são duas distorções, e a segunda te recompensa com um Wild Artefact. São 10 quests no total e nenhuma relacionada a história principal. Consegui o troféu Fragmented nessa seção.

The Honor of Blitz Squad

São as principais quests de Vile Peaks 010/200AF. O recomendado é já ter desbloqueado ambos os lugares antes de começar, pois estão interligados. Os mapas são pequenos e há poucos fragmentos a se pegar. Praticamente todas as quests são de usar o Moogle Hunt para descobrir soldados perdidos. Não tem segredo nenhum. Perto de completar, vai ter que enfrentar um chefe (Odin), onde você pode pegá-lo, e fazer dele um ótimo Commando. São 7 quests no total e nenhuma relacionada a história principal.

Fate’s Recollection

Essa seção realmente é muito variada. Em sua totalidade são quests simples que se resumem a pegar itens no próprio local ou em outro tempo, ou achar Cube Chests variados pelos locais. Realmente não tem mais nada para explicar mesmo, são em lugares muito variados, o que pode complicar um pouco. Essas quests geralmente estão localizadas em lugares relacionadas a história, com certeza alguem vai solicitar uma. São 18 quests no total e uma relacionada a história principal.

Quiz Mastery

Nessa seção, se não tiver um guia, nem o conhecimento sobre o jogo e sua mitologia, principalmente sobre o que aconteceu nos eventos do XIII, essa seção será impossivel de ser concluida. Essa seção tem duas partes: Brain Blast, um quiz localizado em quatro lugares distintos de Academia, onde você tem que acertar 10 questões consecutivas para ganhar seus fragmentos. E a outra é o Captain Cryptics, um cara (réplica do Lt. Amodar) que também te faz perguntas. O detalhe é que ele não é fixo em um local, ele sempre troca de lugar, cabendo a você tentar achá-lo por toda a cidade. São nove fragmentos no total e nenhum relacionado a história principal.

Brain Blast: São 4 estações, marcadas com o que parece um triangulo roxo em seu mapa. Uma está na Academy HQ, outra na Grand Avenue e duas em New Town (essas estão próximas). Um detalhe para esta parte é que sempre terá questões que requerem sorte, como por exemplo:

Red or Black?

Heads or Tails?

Odds or Evens?

Pick a hand!

Elas são totalmente aleatórias e podem variar a resposta. Pode vir a ser um obstáculo caso você seja muito azarado e erre todas as questões relacionadas a isso.

Captain Cryptics: Esse cara vai estar inicialmente na Academy HQ, bem perto da primeira estação do Brain Blast. Mog irá fazer “KUPOPO” quando estiver perto dele, ai só faça o Moogle Hunt e ele aparecerá. Ai então ele vai te fazer uma pergunta, acerte e ele irá sumir. São lugares totalmente aleatórios e caso tenha problemas em achá-lo. Só retorne a Historia Crux, e quando voltar a cidade, ele irá mudar de lugar novamente.

Conforme você vai encontrando ele, ele vai dando mais questões, e elas são cada vez mais dificeis. Sempre que você encontra ele, ele acrescenta mais uma questão, se ver que ele fez já 5 questões, significa que é a ultima vez que você vai encontrá-lo. Diferentemente do Brain Blast, aqui não terá questões baseadas em sorte, mas as perguntas feitas por ele podem confundir e fazer você errar por muito pouco.

Eu recomendo esse guia das perguntas, onde tem de ambos os tipos, caso esteja perdido, só apertar CTRL+F e digitar sua pergunta:

Graviton Core

Os Graviton Cores são um dos fragmentos mais fáceis que vocês conseguirão. Todos requerem Mog Hunt/Throw e 5 deles são obrigatórios pegar para seguir na história principal. No capitulo 4, em Academia 4XX, Hope pede para que sejam pegos 5 de 7 para prosseguir na história. Ele também te dá a informação necessária para pegar esses fragmentos. O local e o tempo necessários já são ditos e só resta ir no lugar e achá-los. Caso você ainda não tenha pego o troféu Fragmented , essa sim é a hora perfeita de pegar.

Eis a lista:

  • Graviton Core Alpha – New Bodhum 003AF. Pode ser pego após completar os eventos do capitulo 1 voltando ao local. Está na área Tidal Shallows e requer Moogle Hunt
  • Graviton Core Beta – Bresha Ruins 005AF. No capitulo 2 tem umas escadarias onde o Atlas te ataca, é esse o local onde está o item. Pegue o chocobo, volte ao local, e pule na grama que contem ao lado. Requer Moogle Hunt
  • Graviton Core Gamma – Oerba 200AF. Ele está perto da Chocolina. Ela estará do lado de uma casa, suba a rampa ao lado e olhe em cima da casa. Requer Moogle Throw. Ou se você tiver a fragment skill de poder flutuar por um tempo após pulas, não precisa do Mog.
  • Graviton Core Delta – Academia 400AF. Na área New Town, vá até a chocolina, do lado dela estará uma rampa que esrá subindo, apenas vá pulando para poder descer a rampa e usar o Moogle Hunt para pegar o item.
  • Graviton Core Epsilon – Yaschas Massif 100AF. No centro do local, onde tem aquela parte com as luzes. Requer Moogle hunt.
  • Graviton Core Zeta – Oerba 400AF. Ele está em Ashensand, bem a leste da escola. Requer Moogle Hunt.
  • Graviton Core Eta – Sunleth Waterscape 400AF. Na área onde você enfrentou o flan gigante em 300AF. Mas precisa primeiro fazer a questline dos minflans. Requer moogle hunt.

Se você ainda estiver confuso ou perdido, um video para ajudar:

An Affectionate Message

Também é bem variada essa seção. Porém, ela é mais complexa que a anterior, pois alguns fragmentos só são obtidos após completar as questlines de determinados locais, só depois de completar a história principal, ou comprando-os. Detalhe que um dos fragmentos mais chatos do jogo (Lucky Coin) está nessa seção, portanto, essa seção será uma das ultimas que serão completadas. Lembrando ainda que dois desses fragmentos estão em uma área que só pode ser acessada uma vez no jogo, requerindo Time Reversal para pegá-las caso você tenha perdido da primeira vez. São 15 fragmentos no total e nenhum relacionado a história principal.

Oracle of Etro

Também é simples. Os troféus se resumem em pegar itens com o Mog e as quests das cactuar statues. Lembrando que nas cactuar statues, a aparição delas depende muito do clima. Portanto mude o clima e explore todo o local para ver se não perdeu nenhuma. Essa questline é um pré-requisito para as quests do troféu Big Game Hunter . São 13 fragmentos no total e 5 relacionados a história principal.

Paradox Endings

Veja Imagem Postada Anomalous

Fragment Skills
Após conseguir certos fragmentos, uma moça-chocobo em Serendipity chamada Mystic irá lhe dar certas habilidades conforme você vai pegando alguns fragmentos. Eles não valem nenhum troféu, mas aumenta muito a chance de pegar alguns.

Eis a lista:

  • Anti-Gravity Jump.
  • Após salvar Noel em Dying World 700AF
  • Permite que você flutue por algum tempo
  • Battlemania
  • Após completar 100% dos mapas
  • Monstros raros são mais fáceis de aparecer
  • Bargain Hunter
  • Após salvar Noel em Dying World 700AF
  • Ganha desconto em lojas
  • Chocobo Music
  • Após pegar todos os fragmentos das seções “Monster Bits” e “Bounty Hunter’s Prize”
  • Permite mudar a musica enquanto anda em um chocobo
  • Clock Master
  • Após conseguir todos os 160 fragmentos
  • Pode aumentar ou diminuir a velocidade do jogo
  • Encounter Master
  • Após pegar todos os fragmentos em todas as timelines de Yaschas Massif
  • Pode mudar a taxa de encontro, tanto para mais quanto para menos
  • Eyes of the Goddess
  • Após pegar todos os fragmentos de New Bodhum 003 AF, Bresha Ruins 005 AF, Yaschas Massif 010 AF, Yaschas Massif 01X AF, Oerba 200 AF, e Sunleth Waterscape 300 AF.
  • Permite mudar a camera em cutscenes
  • Field Killer
  • Após pegar todos os fragmentos das seções “Academic Reward” e “Great Mog Wisdom”
  • Permite matar monstros normais sem entrar na batalha
  • Haggler
  • Após falar com a Mystic pela primeira vez
  • Pode vender com preços mais altos
  • Mobile Mog
  • Após pegar todos os fragmentos de todas as versões de Oerba (inclui o Paradox ending)
  • Mog retorna imediatamente após ser jogado
  • Mog’s Manifestation
  • Após falar com a Mystic pela primeira vez
  • Mog pode pegar itens “invisiveis” após ser jogado
  • Monster Collector
  • Após pegar todos os fragmentos de ambas as timelines de Vile Peaks
  • Pode capturar monstros mais fácilmente
  • Paradox Scope
  • Após terminar o jogo pela primeira vez
  • Permite mudar as possibilidades da história, levando as Paradox Endings
  • Rolling in CP
  • Após pegar todos os fragmentos de todas as timelines de Bresha Ruins e de Yaschas Massif
  • CP ganho após as batalhas é duplicado

Você ganha o tema XMB da Serah após ganhar o troféu.

Giant’s Fist Imagem Postada [topo]
Dealt 99,999 damage with a single attack.

Como a descrição do troféu diz, você tem que fazer o dano de 99999 com um unico ataque. Não é dificil, mas pode demorar…

O monstro mais recomendado para fazer 99999 de dano é o Long Gui. Atenção para alguns requisitos:

Um monstro SYN que tenha Bravery/Bravega;
Um Paradigm que tenha SAB para deixá-lo com Deprotect;
RAV/RAV/RAV ou SAB/RAV/RAV ou COM/RAV/RAV para deixá-lo com stagger rápidamente, e botá-lo com 999%;
Ter as habilidades “Scourge” ou “Meteor Javelin” (você já deve tê-las);

Quanto a arma utilizada, recomendo usar a OdinBlade. Você já deve ter vários fragmentos quando for tentar, e o recomendado é que o atk do Noel esteja 800+. Caso já tenha a In Paradisum, sem problemas, mas veja qual das duas armas é a mais forte.

Iniciando a batalha, siga a estratégia contida no Big Game Hunter até ele cair e ficar com 999% no stagger. Depois disso, mude para COM/COM/COM e continue atacando, quando a barra do stagger estiver quase no final, você pode escolher em usar, tanto o Meteor Javelin, quanto o Scourge. Eu recomendo esperar a barra acabar e lançar o Scourge, é mais garantido. Se der certo, o troféu pipocará na tela.

Video para ajudar:

Também tem meios de conseguir o troféu sem ser no Long Gui, como nos videos a seguir:

Beast Tamer Imagem Postada [topo]
Befriended a most unfriendly monster.

Para ganhar esse troféu, você precisa capturar Don Tonberry. Ele aparece em Bresha Ruins 100AF e é um monstro raro (que aparece em distorções). Ele geralmente aparece perto da chocolina, no norte das ruinas (perto do lugar onde você enfrentou Atlas em Bresha Ruins 005AF).

Recomendo usar as Fragment Skills Battlemania Monster Collector (explicadas no Defragmented )

Ele não é muito dificil de se derrotar. Tem um stagger fácil (222%), seu ataque “Knife” causa cerca de 1000hp de dano, portanto cuidado se estiver com o hp baixo. Depois de um tempo, ele usa um ataque mais forte e reseta a barra de stagger. Depois disso, ele vai usar o ataque “Bloody Knife”, que tira cerca de 300hp de dano e também dá Wound damage. Essa é a melhor hora de dar stagger nele e eventualmente derrotá-lo antes dele resetar a barra de stagger de novo.

Video para ajudar:

Fair Fighter Imagem Postada [topo]
Defeated a powerful enemy on equal terms.

Derrote Raspatil na dificuldade normal. Tenha pelo menos a Fragement Skill Battlemania, que consegue após completar os fragmentos de 100% de exploração dos mapas. Ou você pode ir perambulando pelo local (Oerba 400AF) sem o Battlemania (como eu), fiquei 10 minutos rodando pelo mapa até ele aparecer. Tenha um synergist que tenha Bravery/Faith (só monstros tem).

Meus paradigms:
COM/COM/COM – Cerberus-X
RAV/RAV/COM – Relentless Assault-W
SAB/SAB/SYN – Espionage
SAB/MED/MED – Perseverance
MED/SEN/SEN – Consolidation

Comece com o espionage até deixar o monstro com deprotect, deshell e imperil e você com Bravery e Faith. Ai mude para o Relentless Assault até chegar no Stagger. Nesse tempo ele pode invocar alguns aliados. Se já estiver no stagger, continue atacando ele até acabar o stagger, para depois derrotar os monstros, se não, apenas derrote eles (são outros cie’th que você já enfrentou). Se estiver com o HP baixo, mude para um dos dois ultimos, e se os debuffs dele acabar, retorne para o Espionage e repita todo o processo novamente. Quando chegar no stagger, só trocar para o Cerberus e atacar ele (Detalhe: Tem que ser Cerberus-X, senão eles não vão atacar o mesmo inimigo) Levei 11 minutos para derrotar. Ter todas as roles masterizadas é o recomendado.

Video para ajudar:

Você ganha o tema XMB do Mog após ganhar o troféu.

Chronosavior Imagem Postada [topo]
Obtained the highest possible result in the battle to determine the fate of the world.

Conseguir 5 estrelas na batalha final:

Os três bahamuts

Pode ser muito dificil conseguir esse troféu na primeira vez que enfentá-lo. Ele costuma alternar entre seus dois ajudantes e ele próprio, fazendo você perder muito tempo. Ele também pode usar seu ataque supremo, podendo matar todos do grupo. Mesmo com easy mode, fazer de primeira deve ser árduo! Mas você pode conseguir esse troféu depois também, especialmente se quiser ver o final secreto para ganhar o Anomalous . Vai ser muito mais fácil derrotar ele, podendo matá-lo antes que ele chame seus ajudantes de novo.

Video para ajudar:

Você ganha o tema XMB do Noel após ganhar o troféu.

Budding Hunter Imagem Postada [topo]
Defeated an army’s worth of enemies.

Fácil, só derrotar 100 inimigos. Vem durante a história principal, lá pelo capitulo 2 ou 3.

Trigger Finger Imagem Postada [topo]
Obtained five Cinematic Bonus rewards.

As QTEs, parecidos com GOW e outros jogos do gênero, são poucas as vezes que aparecerão, e resultarão em troféu caso você consiga fazer todos perfeitamente (Quando acabar o QTE, vai aparecer: “Cinematic Action Perfect”, o que significa que você fez perfeitamente.) São 6 (Um no prologo, mas 5 na história, só os relacionados a história, exceto a do prólogo conta.)

1: Capitulo 2: Paradox Alpha
2: Capitulo 2: Weakened Atlas
3: Capitulo 3: Royal Ripeness
4: Capitulo 4: Zenobia
5: Capitulo 4: Demi-fal’cie Adam

Caso faça todas as QTEs acima perfeitamente, voce ganhará o troféu Imagem Postada Trigger Finger

Anomalous Imagem Postada [topo]
Witnessed every possible Paradox Ending.

Faça todos os Paradox Endings. São 8 no total, mais o final secreto que aparecerá após aos creditos quando você conseguir os 160 fragmentos.

Eis a lista:

Paradox Ending #1: Fate and Freedom
Paradox Scope = N/A.
Episodio 5 – New Bodhum (Year Unknown).
No Dream World, você encontrará Lightning, após falar com ela, você entrará em um Live Trigger, escolha “I accept this world” e o Paradox Ending começará.Paradox Ending #2: A Giant Mistake
Paradox Scope = ON.
Bresha Ruins 005AF
Feche o portão, entre no local, e derrote Atlas sem enfraquecê-lo.

Paradox Ending #3: Mog’s Marvelous Flan Plan
Paradox Scope = ON.
Sunleth Waterscape 300AF
Feche o portão, entre no local, você irá enfrentar a Royal Ripeness novamente, após a batalha, simplesmente aproxime-se dela e a derrote.

Paradox Ending #4: Vanille’s Truth
Paradox Scope = ON.
Oerba 200AF
Feche o portão, entre no local, e derrote Caius. Essa é uma versão muito mais forte dele, cerca de 400k de hp e você tem que enfrentá-lo duas vezes.

Paradox Ending #5: Test Subjects
Paradox Scope = ON.
Augusta Tower 200AF
Feche o portão, entre no local, e derrote o Proto fal’cie Adam. Essa é uma versão mais forte dele, tenha cuidado.

Paradox Ending #6: The Future is Hope
Paradox Scope = ON.
Academia 4XXAF
Feche o portão, entre na cidade, quando for entregar os Graviton Cores para a Alyssa, você entrará em um Live Trigger, escolha “No” e o Paradox Ending começará.

Paradox Ending #7: Beneath a Timeless Sky
Paradox Scope = ON.
Academia 4XXAF
Feche o portão, entre na cidade, quando for entregar os Graviton Cores para a Alyssa, você entrará em um Live Trigger, escolha “Yes”. Vá até o portão e siga a história normalmente, até começar a enfrentar Caius, ele é um dos chefes mais dificeis do jogo, não existe uma estratégia que facilite. Uma estratégia minha:

Comece com SAB/SEN para deixar ele com poison e depois staggear ele. Se ele usar aquela habilidade do buff, volte pro SAB/SEN e use dispel, PARA TIRAR O STATUS BRAVERY, IMPORTANTISSIMO!

Um pouco do sorte também ajuda, derrote-o e a História Crux habilitara o local do Paradox Ending.

Paradox Ending #8: Heir to Chaos
Paradox Scope = ON.
Academia 4XXAF
Feche o portão, entre na cidade, quando for entregar os Graviton Cores para a Alyssa, você entrará em um Live Trigger, escolha “Yes”. Vá até o portão e siga a história normalmente, antes de enfrentar Caius, mude o Paradox Scope para OFF, assim você poderá enfrentar a versão normal dele e prosseguir na história. Em New Bodhum (Year Unknown), após falar com a Lightning, escolha: “I won’t accept it”. Prossiga novamente com a história até chegar em Dying World 700AF. Ai mude o Paradox Scope para ON e siga normalmente até a batalha de Caius contra Noel. Ele ainda continua bem dificil, mas é praticamente sem problemas comparado ao Paradox Ending anterior. Derrote-o e a História Crux habilitara o local do Paradox Ending.

Final Secreto (Requer todos os 160 fragmentos)
Paradox Scope = ON.
Academia 500AF
Derrote o final boss e assista os creditos, após os créditos, começara o final secreto.

Fragmented Imagem Postada [topo]
Completed an entire fragment category.

Veja Imagem Postada Defragmented

Supreme Being Imagem Postada [topo]
Fully developed all abilities.

Para ganhar este troféu, você tem que masterizar todas as roles (lv 99 em todas as 6 roles) de ambos os personagens. Diferentemente do XIII, aqui você ganha grandes quantidades de CP a completar certos fragmentos. Os monstros do Big Game Hunter e os paradox endings também dão grande quantidade de CP. É super recomendado ter a Fragment Skill “Rolling in CP” (visto emDefragmented ). Quando você completa um caminho do crystarium, ou quando o crystarium se expande, você pode escolher entre várias opções como um “Bônus”, e quando você completar tudo, se deixou algum bônus importante para trás, não vai poder mais pegá-lo.

Na busca pelo Defragmented , você já deve ter masterizado boa parte das roles, e se faltar muito ainda, tente fazer farm de CP no Raspatil (visto em Fair Fighter ) ou no Yomi (visto em Big Game Hunter ). Quando masterizar tudo, o troféu aparecerá.

Big Game Hunter Imagem Postada [topo]
Defeated every worthy opponent.

São as quatro quests finais de Archlyte. É ativada após você encontrar todas as cactuar statues em climas diferentes no local.

Ochu e Immortal: Ridiculos.

Contra o ochu, só deixe status negativos, use ravagers para deixar em 300% da barra e use commandos para acabar com ele.

Contra o immortal, espere ele invocar a espada, destrua ela, debuffe o immortal, de stagger nele e mate-o.

Long Gui e Yomi: Podem ser fáceis com os paradigms certos:

Long Gui: Comece com SAB/RAV/RAV, use deprotect na primeira perna; COM/RAV/RAV para dar stagger nele; COM/COM/COM (Cerberus-X) para atacar; Repita isso na segunda perna e o gui cairá; Volte pro SAB/RAV/RAV, use deprotect e poison(importante); COM/RAV/RAV para stagger e deixe com 999%; COM/COM/COM para atacar; Pode acontecer de ele se levantar antes do stagger acabar ou ele não morrer quando o stagger acabar. De qualquer forma, repita os processos anteriores.

PAradigms de cura:
SAB/MED/MED (caso fique com hp baixo no inicio da batalha)
SEN/SEN/MED (quando ele usar ultima e Roar )

Yomi: SAB/SAB/MED para botar poison e outros. SYN/SYN/MED quando ele estiver na aura. SEN/SEN/SEN quando ele fazer o ataque especial e MED/MED/SEN pra cura emergencial. Depois de botar o poison, RAV/RAV/COM para staggear ele. Poison é a essencia, assim como no Vercingetorix.

Videos para ajudar:

Ochu:

Immortal:

Long Gui:

Yomi:

Early Riser Imagem Postada [topo]
Accepted a new fate in a world where everything has changed.

Impossivel perder.
Troféu é ganho no inicio do cap 1, após voce derrotar os monstros atacando a cidade.

Time Traveler Imagem Postada [topo]
Left behind a normal life, and began a journey through time.

Impossivel perder.
Troféu é ganho após viajar no tempo e derrotar o Paradox Alpha.

Future Espier Imagem Postada [topo]
Visited the place where clues to the future lie waiting to be discovered.

Impossivel perder.
Troféu ganho quando entrar em Yaschas Massif 010 AF.

Staggering Imagem Postada [topo]
Staggered a significant number of enemies.

Simples, muito simples de conseguir! Dê stagger em 50 inimigos.

Quick Draw Imagem Postada [topo]
Performed a significant number of preemptive strikes.

Simples, muito simples de conseguir! Comece 50 batalhas (não consecutivas) com um Preemptive strike.

No Retreat Imagem Postada [topo]
Fought a significant number of battles without using the Retry option.

Vença 50 batalhas sem usar o retry.

Past Gazer Imagem Postada [topo]
Visited the place where the saviors of the past dream in crystal.

Impossivel perder.
Troféu ganho quando entrar em Sunleth Waterscape 300AF.

Threat Facer Imagem Postada [topo]
Acknowledged the threat facing the world, and decided to fight back.

Impossivel perder.
Troféu ganho quando entrar em Academia 400AF.

Sooth Seeker Imagem Postada [topo]
Prepared to face a test of your determination in the rift where hidden truths slumber.

Impossivel perder
Troféu ganho quando entrar no The Void Beyond após entrar no gate em Academia 4XX.

Promise Keeper Imagem Postada [topo]
Turned your back on empty dreams and joined the battle to save mankind.

Impossivel perder.
Troféu ganho quando entrar em Academia 500AF.

Saddle Sore Imagem Postada [topo]
Went the distance on chocobo-back.

Ande 10000 passos em um chocobo. Minha recomendação: Na busca pelo Defragmented , em lugares com monstros fracos de se enfrentar, é só subir em um chocobo e realizar as quests em cima dele. Além de que assim, as quests serão muito mais rápidas de serem feitas. Se mesmo assim não conseguir, parta para uma viagem tediosa andando em circulos com seu chocobo ):

Se você anda em chocobos desde o inicio do jogo, não vai demorar muito.

Serendipitous Imagem Postada [topo]
Amassed a fortune in casino coins.

Você tem que ganhar 10000 moedas no casino. Avisarei antes: COMPRANDO NÃO VALE!
Você tem que ganhar 10000 moedas em qualquer um dos minigames de Serendipity (A roleta e as Chocobo Racings).

Chocobo Racing é a mais fácil dos dois, mas, a roleta contém um fragmento importantíssimo para o Defragmented , então deve-se jogar nela primeiro. Chocobo Racing só é recomendado se você conseguir o fragmento (Lucky Coin) e não conseguir o troféu.

A tática para a roleta é o seguinte:

Compre uma alta quantia de Casino Coins, de 15000 a 20000 moedas. Tem uma garota que está ao lado da máquina, ela é que diz como está a condição das máquinas no momento (sorte). Quando ela fala “It´s like a hot summer day”, é porque a máquina estará mais sortuda e você terá mais chances de ganhar. Se ela falar qualquer outra coisa, espere um momento, saia do local ou volte para a Historia Crux para ver se ela fala. Entrando na máquina é simples, pegue um elástico e faça com que deixe o L1 pressionado. Ai é só deixar lá e fazer outras coisas, ver tv, ver um filme, sair para algum lugar, ou você pode fazer isso antes de dormir e deixar ligado durante a madrugada. Ai quando ver, ainda pode estar rodando, se você ver que a quantia atual da roleta tem 10000 moedas a mais que quantia inicial, saia imediatamente! Ai você poderá ganhar o troféu. Se não ganhou o troféu, mas ganhou o Lucky Coin, salve e deixe como está. Se não ganhou nenhum dos dois, o jeito é carregar seu ultimo save e tentar de novo…

OBS: Se quiser, você pode fazer a Chocobo Racing primeiro para pegar as moedas suficientes para o Lucky Coin, isso também pode fazer você ganhar o troféu, restando apenas pegar o Lucky Coin para acabar com isso de uma vez por todas.

Caso não consiga o troféu na tática anterior, só resta as Chocobo Racings. Elas são mais fáceis, duram em torno de uma hora ou duas uma carreira, e o melhor: É CUMULATIVO!

Quando uma carreira acaba, você vê quantas moedas seu chocobo ganhou nessa carreira. Se você ganha 8000 moedas em uma carreira, e 3000 moedas com outra, você ganhará o troféu. Para conseguir grandes quantidades de moedas em uma carreira, tem que fazer coisas muito complexas que envolve em infusão de determinadas habilidades em seu chocobo.

Tentarei explicar como deixar seu chocobo pronto para as corridas.

O melhor chocobo para as corridas é o Silver. Mas cuidado, você só pode pegá-lo uma vez. Você tem que ter a fragment skill “Mog´s Manifestation” (uma das primeiras que você pega, é só falar com aquela mulher em Serendipity na primeira vez que você chega lá), onde você pode lançar o Mog e poder pegar itens “invisiveis”, que não seja Treasure chests/cubes. Você poderá pegar em Academia 4xx, no lugar onde o Hope está, tem um globo verde no centro do local. É só lançar o Mog no globo verde e ver se você pega o Chocobo. Ai vai depender da sorte (eu peguei de primeira, mas pode demorar muito tempo). Pegando o chocobo, ele será um SEN e estará no Tier 3.

1º passo: Maximizar seu Crystarium.
O recomendado é que você só use materiais “Potent”, dos quais aumentam todos os atributos.
Os melhores monstros para pegar os Potent materials são os seguintes (Pego em um guia do GameFAQs):

  • 36 Potent Orbs (Buccaboo/Buccaboo Ace – Archlyte Steppe)
  • 42 Potent Essences (Hedge Forg/Mud Frog/Swampmonk/Caterchipillar – Archlyte Steppe, Rainy/Marshes)
  • 24 Potent Crystals (Microchu – Archlyte Stepper, Rainy/Marshes)

2º passo: Infusão de outros monstros para ganhar habilidades essenciais na corrida.
Para seu chocobo ganhar habilidades muito boas nas corridas, é necessário realizar a infusão de outros monstros com deteminadas habilidades. Os monstros necessários para a infusão são (Pego em um guia do GameFAQs):

Microchu:

  • Level 5 – Marathoner (Critical: Vigilance)
  • Level 18 – Dark Horse (Item Scavenger II)
  • Level 24 – Health Nut (Rapid Recovery)
  • Level 35 – Free Spirit (Auto-Vigilance)

Reaver:

  • Default – Preserveraence (Attack: ATB Charge)
  • Level 14 – Sprinter (Critical: Bravery)

Pulse Gladiator:

  • Default – Second Wind (Improved Counter)

Microchu é o mais importante deles, mas as duas ultimas habilidades são opcionais e tem seus partes boas e ruins. Reaver é necessário e o Pulse Gladiator é apenas para ajudar no “Blue Streak”, a habilidade principal do Silver Chocobo.

3º passo: Inscrever seu chocobo na corrida.
Antes, se quiser, você pode renomear seu chocobo (O meu foi Big Bo) Imagem Postada
Vá em Serendipity, numa sala onde tem vários chocobos andando pelo local. A moça-chocobo da esquerda é quem você tem que falar para poder inscrever o seu chocobo.

O essencial do Silver Chocobo é ficar atrás dos outros. Quando você escolher uma corrida, tem a tela de seleção dos chocobos, onde você pode ver a posição que eles largarão, pode apostar em qual chocobo quiser (não só no seu). Escolhendo o seu chocobo, terá quatro opções:

1-O O O – Largar sempre na frente
2- O O O – Largar um pouco atrás
3- O O O – Largar bem mais atrás
4- O O O – Largar em ultimo.

Cada chocobo tem uma habilidade principal dependendo de onde ele vai largar. E o Silver Chocobo só poderá ativar sua habilidade principal largando em ultimo.

Você começará na classe Cocoon. Conforme vai ganhando corridas, você vai subindo de classes, a classe final e a mais dificil é a Fal’cie class. A minha estratégia principal para poder ganhar moedas mais rapidamente é a seguinte:

Escolha uma corrida da Fal’cie class, de preferencia as curtas. Veja qual chocobo é o segundo mais rápido (O segundo que tem menos odds), aposte uma quantidade razoavel de moedas nele (de 50 a 100), corra a corrida e faça de tudo para ganhar em segundo. Em raras ocasiões, o chocobo em que você apostou pode perder para outro. Ai você perderá a quantidade de moedas que apostou, mas ganhará as moedas por ter ficado em segundo lugar. Nas secret races, geralmente tem um chocobo star class. Ai, você pode apostar as 100 moedas no seu chocobo e tentar vencer, ou você pode apostar as 100 o chocobo star class, e tentar vencer em segundo.

Lembrando que você tem um limite de corridas por carreira, medidas pelo seu RP. Consiga o maior numero que você conseguir usando a minha estratégia ou não até a sua carreira acabar. Em baixo do numero do RP, tem o numero de moedas que você ganhou até agora em uma carreira, quando a carreira acabar, lembre-se bem do número de moedas que você ganhou para saber a quantidade certa de moedas que você tem que ganhar na próxima carreira. Conseguiu 10000 moedas na soma, então PLIM!

OBS: Eu fiz duas carreiras, uma com o Gold Chocobo, onde eu terminei com 3100 moedas, e outra com o Silver Chocobo, onde eu terminei com 7400 moedas. E dá para usar o mesmo chocobo em duas carreiras.

Choco-boco-holic Imagem Postada [topo]
Spent a fortune at shops.

É só gastar 100000gils durante o jogo. Pode ser tanto na Chocolina’s Shop quanto comprando moedas no casino. Se você for daqueles que não compram nada nas lojas, é só comprar 10000 moedas no casino que o troféu aparece.

Clock Stopper Imagem Postada [topo]
Responded swiftly to the appearance of enemies.

Este troféu pode ser chato. Tem que fazer 100 Preemptive strikes CONSECUTIVOS. Nas outras dicas do site já recomendaram lugares muito bons para se fazer isso. Uma boa idéia é anotar quantas batalhas fez e salvar a cada 5 ou 10 delas, e quando você não conseguir, só sair do jogo e dar load.

Lugares que eu recomendo:

New Bodhum 003AF – Tidal Shallows (Pelo fato que as batalhas são bem rápidas)
Archlyte Steppe Year Unknown – Clearwater Marshes (Pelo fato de que alguns monstros dropam itens recomendadíssimos para o Crystarium dos monstros)

Scarlet Medal Imagem Postada [topo]
Defeated a powerful enemy with graceful poise.

Consiga 5 estrelas contra o Atlas (enfraquecido).
Video para ajudar:

OBS: Não precisa ser necessariamente no easy, você pode conseguir fácilmente no Normal também.

Cerulean Medal Imagem Postada [topo]
Defeated a powerful enemy with valiant skill.

Consiga 5 estrelas contra o Proto fal’cie Adam (2ª batalha).
Video para ajudar:

OBS: Como no troféu anterior, também não precisa ser necessáriamente no easy, só abaixe a dificuldade se vocÊ não estiver muito confiante de que irá conseguir.

Obsidian Medal Imagem Postada [topo]
Defeated a powerful enemy with perfect execution.

Consiga 5 estrelas contra Pacos Amethyst e Pacos Luvilie em Academia 500AF (Chapter 6).

Faça como no video, e fácilmente você conseguirá as 5 estrelas.

Wild Thing Imagem Postada [topo]
Successfully used Feral Link abilities a significant number of times.

Simples de conseguir também. Use 100 feral links, lembrando que tem que ser bem sucedidos para contar o troféu. Vem naturalmente, lá pelo capitulo 4 já se ganha.

Strategist Imagem Postada [topo]
Performed a multitude of paradigm shifts.

Realize 1.000 Paradigms Shift. Esse pode vir a demorar. Se você é daqueles que usa um Paradigm na batalha (como eu), vai demorar ainda mais. Geralmente você conseguirá na busca peloDefragmented . Caso não consiga, é só fazer muitos Paradigm Shifts de propósito.