MACHINARIUM

full-icon.png

Introdução

– Dificuldade Estimada da Platina: 26,7/100 *
– Pontos de dificuldade : 317 *
– Tempo Aproximado para a platina: 3h – 4h
– Offline: 7 :bronze: 4 :silver: 1 :gold:
– Troféus que você pode perder: Não há, todos os troféus são relacionado a história, o guia é mais para resolver os puzzles, pois aqui está o passo a passo em texto como em vídeo, espero que gostem.
– Minimo de Jogadas: 1
– A dificuldade afeta os trofeus: Não
– Troféus Bugados: Não
– Cheats impedem troféus?: Não

Machinarium é um jogo sensacional que ganhou vários prêmios como de melhor jogo e melhor Arte Visual em vários sites especializados.

O jogo tem estilo quebra-cabeça mesclado com ação em que você deverá guiar Josef, um robozinho cheio habilidades, para reencontrar sua namorada, mas para atingir seu objetivo deverá enfrentar vários desafios. O jogo me lembrou um a clássico chamado Abe’s Oddysee, lançado para PC e Playstation em 1997.

Já o joguei no PC no seu lançamento e o Machinarium me impressionou pelo visual muito bonito e charadas inteligentes. Então para quem não o conhece ainda, eu digo que vale a pena conferir.

Confira o video de apresentação, vale muito a pena.

* Estes valores podem variar conforme o tempo e crescimento da base de dados.

Road Map

Todos os troféus estão relacionados ao modo história, você só precisa finalizar o jogo e conseguirá os 100%. Provavelmente irá receber os troféus na ordem que segue abaixo.

Aconselho que tentem finalizar o jogo sozinho, ou seja, sem ajuda deste guia, pois o que vale é a diversão e nada melhor que colocar a cuca para funcionar de vez enquando. Caso não consiga resolver algum quebra-cabeça, ai sim, você pode recorrer a esse guia. Divirtam-se!!!

 

  • Survivor
  • Back in town
  • Jail breaker
  • Pet catcher
  • Board game master
  • Music lover
  • Plumber
  •  Video gamer
  • Deactivator
  • Debugger
  • Rescuer
  • Escaper

 

GUIA DE TROFEUS

 

 

Survivor :bronze: [topo]
Escape the scrapyard

 

  • Clique na banheira umas 2x
  • Clique no corpo do robô umas 3x.
  • Clique na cabeça do robô para juntar ao corpo.
  • Esticar o corpo do robô para cima (alavanca analógica direita ou selecione e pressione X quando o cursor virar uma seta para cima).
  • Pegue o boneco em formato parecido com um elefante.
  • Dê o boneco para o rato robô que ele lhe dará uma de suas pernas.
  • Ande até o ímã preso no ventilador e pegue-o.
  • Pegue a linha (no carretel ao seu lado).
  • Ande até o poste e clique sobre ele para dobrá-lo.
  • No seu inventário combine a linha com o ímã em seu inventário.
  • Pegue a linha com ímã e clique no topo do poste.
  • Você irá pegar o outro braço dele que está no fundo do lago e atravessar para o outro lado. Logo em seguida ganhará o troféu Survivor :bronze:

Troféu Desbloqueado!!!

Vídeo desses passos:

 

 

Back in town :bronze: [topo]
Enter Machinarium

Vamos ao passo a passo e sempre partindo do ponto do último troféu.

Para passar pela ponte, você deve ficar parecido com um guarda, então vamos a transformação.

 

  • Pegue um dos cones próximo a ponte. Clique mais 3x sobre os cones restantes até aparecer o balde de tinta azul e pegue-o.
  • Vá até o tambor de tinta branca, pegue no seu inventário o balde de tinta e jogue-o dentro deste tambor, em seguida, pegue o cone do o jogue-o dentro para pintá-lo de azul.
  • Vá até o poste que está logo atrás, suba-o, pegue o 1º tubo (de baixo para cima) e coloque-o no poste, logo acima de sua cabeça (onde falta o 1º tubo para), suba mais um pouco, pegue o outro tudo de baixo e coloque em cima, suba até o último tubo. Estique o Josef para pegar a lâmbada do poste.
  • Em seu inventário, combine a lâmpada com o cone, depois coloque-o na cabeça do Josef.
  • Vá até o cabo para chamar o guarda da cabine, para isso estique o Josef e puxe o cabo.
  • Ande para a direita (perto de uma espece de tambor), diminua o Josef e use o painel que está abaixo deste tambor.
  • Coloque a chave da esquerda na posição “2” e o da direita na posição “A”, em seguida, pressione o botão vermelho.
  • Suba as escadas até o topo, pegue o metal curvado na parede e coloque-o no topo do corrimão da escada.
  • Estique o Josef e clique no tubo acima, em seguida, mova-se para a direita e pegue o objeto parecido com um calço (acho que é isso).
  • Pegue no inventário esse calço e coloque sobre o trilho de baixo, em seguida, use o corrimão para acionar a alavanca no topo da escada.
  • Tire as rodas do carrinho que descarrilou e pule em cima deles, em seguida, use o corrimão para acionar novamente a alavanca no topo da escada.

Voilá!!! Mais um troféu na bagagem.

Troféu Desbloqueado!!!

Vídeo desses passos:

 

 

Jail breaker :bronze: [topo]
Free self and jail mates

Partindo do último passo do troféu acima.

Parte 1: Você está agora na sala do forno. Assista a cutscene, onde o Josef lembra de algo do seu passado. Vamos ao passo a passo.

 

  • Pegue a chave perto da porta do lado direito.
  • Volte para o centro da fornalha e pressione o pequeno botão vermelho. Irá abrir a caixa de controle do lado direito do forno.
  • Vá para essa caixa de controle e coloque as alavancas nas seguintes posições:

 

 

Quote

1. Para baixo;
2. Para cima e;
3. Para baixo.
Em seguida, pressione o botão do lado direita do painel (ATENÇÃO: Leia as próximas duas etapas para estar
pronto, pois você deve entrar no carrinho a esquerda da tela rapidamente).

  • Imediatamente volte ao tamanho normal e rápidamente entre no carrinho a esquerda da fornalha.
  • Assim que a garra pegar o Josef, clique na plataforma acima à esquerda para ele pular para ela, se não é morte na certa… hehehehe.
  • Pegue a chave, que está no seu inventário, e use-a no painel à esquerda para abrí-la, clique apenas nos fios para do primeiro fusível (ATENÇÃO: Não inverta o do segundo fusíve).
  • Deixe cair para baixo e repita os passos 3 e 4, mas desta pule para o tubo superior direito, quando a garra te pega.

Vídeo desses passos 1/2:

Parte 2: Você está agora na prisão. Vamos ao passo a passo desta parte.

 

  • Pegue o musgo verde à direita da tela e clique duas vezes no topo do tubo era para retirar uma válvula de ferro.
  • Use o musgo verde sobre a lâmpada na parte superior esquerda da cela.
  • Pegue uma folha de papel higiênico e combiná-lo com o musgo seco para fazer um baseado. hehehehe!
  • Dê o baseado para o seu companheiro de cela.
  • Vá para a esquerda onde tem um buraco de rato, abaixe-se e use o braço do seu companheiro para chegar até a 1ª cela.
  • Balance o armário até a vassoura caí e pegue-a.
  • Combine a válvula com a vassoura e use-a na tampa do bueiro e ande para a direita até a próxima tela.
  • Use novamente a vassoura para abrir o bueiro que está acima à direita desta tela.
  • Você irá ver um cara em uma cadeira, quando ele incliná-la um pouco para trás, clique nas pernas da cadeira para derrubá-lo, em seguida pegue as balas que estão no prato e jogue-as no chão por trás dessa cadeira. Quando esse pilantra for pegar mais balas no alvo, pegue a chave que está pendurada na cintura dele.
  • Derrube o safado novamente, pegue as balas do prato, quando ele for para a esqueda, saia do esgoto, use a chave no primeiro buraco do painel perto da escada, onde estão as balas no chão que você jogou, volte para o buraco. Isso irá soltar alguns detentos e o pilantra corra atrás.

Troféu Desbloqueado!!!

Vídeo desses passos 2/2:

 

 

Pet catcher :bronze: [topo]
Bring the dog to the lady

Partindo do último passo do troféu acima.

 

  • Volte para a sala onde existem 3 portas que dão acesso as celas da prisão, entre na cela do meio. Estique-se e pegue o desentupidor de pia preso no teto.
  • Saia e vá para a última (a que está trancada), use o painel e coloque 4:45 e aperte o botão vermelho para destravá-la, então entre.
  • Você tem que resolver o enigma do armário que consiste em colocar todas os pontos verdes dentro da área verde girando 3 círculos. Veja o vídeo abaixo de como resolver rapidamente.

 

 

  • Em seu inventário, combine a arma com o desentupidor de pia, em seguida, saia da prisão, suba as escadas.
  • Use o telescópio e depois saia pela porta.
  • Empurre as caixas vermelhas da direita para a esquerda até a próxima tela, coloque-as debaixo de um íman.
  • Fale com a garota e depois use o painel do lado dela. A solução para este enigma segue abaixo:

 

puzzle1r.jpg

 

  • Empurre a caixa vermelha para a posição inicial dele, em seguida, suba pela lateral até chegar em cima da caixa, estique-se e pule para a escada para entrar na sala de controle.
  • Aperte o botão da direita do painel 4 vezes, depois aperte o botão de cima (play), em seguida, pressione o botão de baixo (óleo).
  • Desça imediatamente e use a arma que está em seu inventário sobre o cão. Vá até a garota e devolva o cão para ela. Use o guarda-chuva na água para atravessar sem se molhar.

Troféu Desbloqueado!!!

Vídeo desses passos:

 

 

Board game master :bronze: [topo]
Win the Tic-tac-toe game

Vamos ao passo a passo e sempre partindo do ponto do último troféu.

 

  • Vá para o bar (porta do lado direito da tela).
  • Pegue o “pega mosca” que está na prateleira do lado direito, perto da porta.
  • Sente-se em frente do cara na mesa para jogar o jogo de tic-tac-toe com ele. Ganhar pode ser difícil, pois o game é aleatório. Apenas lembre-se de bloquear com suas peças quando ele colocar três das deles em sequência, se não ele ganhará na certa. Por outro lado, você deve tentar fazer o mesmo em áreas abertas. Outra estratégia é se espelhar nos movimentos do computador. Quando conseguir colocar 5 peças em sequencias você ganhará o jogo e o troféu logo em seguida pipoca na tela. Lembre-se de recolher as 5 peças espalhadas.

Troféu Desbloqueado!!!

Vídeo desses passos:

 

 

Music lover :bronze: [topo]
Help the musicians

Você deve ajudar os músicos a consertarem os instrumentos e depois ouvi-los tocarem.
Vamos ao passo a passo e sempre partindo do ponto do último troféu.

 

  • Dê o saxofonista as cinco peças que você pegou no jogo tic-tac-toe.
  • Ande para a esquerda, onde tem um tambor com moscas voando em cima, em seu inventário pegue o pega moscas e clique em cima deste tambor. Volte para dentro do bar e utilize as moscas no barman, logo em seguida pegue o tambor de óleo e leve-o até o músico que está com as baquetas nas mãos.
  • A mulher vai jogar um vaso com uma planta, pegue essa plantinha no chão.
  • Suba as escadas, na próxima tela continue a subir até chegar em uma pracinha.
  • Pegue um tipo de manivela próximo as lâmpadas quebradas. Vá até a torre(igreja), onde há um relógio e use essa manivela no buraco na parede perto da porta.
  • Coloque os ponteiros do relógio nas seguintes posições:

 

plazapuzzle.jpg
Primeiro coloque os ponteiros conforme o primeiro relógio, depois coloque conforme o segundo relógio. Isso irá fazer a mulher e depois o padre entrarem na igreja.

 

  • Suba para onde o padre estava e pegue o megafone.
  • Fale com o homem na cadeira de rodas para obter uma lata de óleo.
  • Suba as escadas do lado da igreja.
  • Ande até o poste de luz e utilize a caixa de fusíveis. Mova as peças até uma cair e o pássaro pegá-la.
  • Suba a escada onde está o técnico e desplugue o fio. Quando o Josef cair, puxe o fio vermelho, o técnico vai mover-se para a direita.
  • Ande até o centro da ponte, o pássaro irá te seguir de cima em um fio, então com movimentos :r3: para cima e para baixo rapidamente e várias vezes, o pássaro irá tentar fazer o mesmo e irá quebrar o fio. Pegue a peça e clique sobre o fio quebrado para amarrá-lo no corrimão da ponte. Volte para a caixa de fusível e monte o puzzle da seguinte forma:

 

machinariumpuzzle.jpg

 

  • Suba a escada onde está o funcionário e clique no gato. Desça, desligue a eletricidade no caixa de fusível e pegue o gato desmaiado.
  • Volte para os músicos. Use o gato no último músico, logo em seguida, pegue o rádio que a mulher irá jogar.

Troféu Desbloqueado!!!

Vídeo desses passos:

 

 

Plumber :silver: [topo]
Flood the Blackhats

Vamos ao passo a passo e sempre partindo do ponto do último troféu.

 

  • Volte até a porta à esquerda dos músicos. Use a lata de óleo sobre o vazamento de óleo.
  • Volte para o homem de cadeira de rodas e dê-lhe a lata de óleo. Ele lhe dará de volta quando ele terminar.
  • Entre no bueiro logo a frete de Josef.
  • Vá para o criado mudo (mesinha) e abra a gaveta. Vire as páginas do livro até chegar na ferramenta vermelha e pegue-a.
  • Vá para o conjunto de tubos a esquerda, pegue um gancho de ferro que está pendurado e desça as escadas, em seguida, vá para a esquerda e use o gancho no ralo para pegar a outra ferramenta vermelha, então volte para o conjunto do tubo.
  • Coloque as ferramentas vermelhas conforme a figura para fechar o chuveiro:

 

pcga.jpg

 

  • Combine o rádio com o megafone, depois coloque-o sobre o criado mudo, logo em seguida clique na Chave de Grifo(bot) sentado no tubo.

Troféu Desbloqueado!!!

Vídeo desses passos:

 

Video gamer :bronze: [topo]
Win all console games

Para chegar na lojinha de games(arcade), vai ser uma grande jornada, pois para entrar nessa lojinha, deverá receber um ticket do homem na cadeira de rodas e para isso você deverá levar óleo de girassol até ele, então vamos aos passos para chegar até ele com esse óleo de girassol.

Partindo do último passo do último troféu.

 

  • Suba as escadas e pule na fonte, que deve está vazia, pois você fechou nos últimos passos. Entre pelo cano na lateral, quando você sair e cair na plataforma, aperte o botão vermelho.
  • Quando a plataforma descer, olhe pela janela. Agora você irá assumir o controle da namorada de Josef.
  • Clique na panela que está no fogão, logo em seguida clique no armário na parte superior a esquerda, pegue a espiga de milho e depois coloque-a em cima do fogão.
  • Agora você está volta a controlar o Josef, pegue a vara que irá cair quando os grãos de milhos pipocarem. Em seu inventário pegue a vara e clique novamente na janela.
  • De volta a namorada no Josef, suba em cima da panela que deve está no chão, use a vara no aparelho de ar condicionado para abri-lo, use novamente a vara para poder soltar um tudo congelado do ar.
  • Coloque a panela de volta no fogão, logo em seguida, coloque o tubo que você pegou do ar condicionado dentro dela. Isso irá amolecer esse tubo. Agora utilize esse tubo no distribuído de óleo à esquerda perto da porta
  • Depois do Josef encher o tanque da plataforma, puxe a corda (alavanca vermelha no chão do elevador). Isso irá ligar o motor da plataforma.
  • Use o painel para controlar a plataforma, você deve solucionar o puzzle para liberar a alavanca. O puzzle consiste em colocar as duas bolas vermelhas no lugar das pretas e vise-vessa. Segue a solução caso tenha dificuldades:

 

89l.png

 

  • Empurre a alavanca para cima até chegar a um ventilador gigante, clique sobre ele. Erre todas as soluções, pois só assim ele ficará com raiva e se quebrará, logo em seguida, entre pelo o buraco que se abriu nesse ventilado.
  • Pegue as duas gavetas deslizantes da mesa (escrivaninha), logo em seguida utilize o painel que está localizado na parte inferior esquerda, próximo a essa mesa. Você deve resolver os Puzzles de cada botão vermelho para poder ativá-los. Os puzzles consistem em preencher todos os quadradinhos, sem deixar nenhum vazio, caso não consiga, segue a solução para cada um deles:

 

puzzle4.jpg
puzzle5i.jpg

 

  • Logo que ativar todas as luzes vermelhas para verdes, você conseguirá ativar os botões vermelhos que ficam piscando logo abaixo delas.
  • Ande até o jarro vazio, abra seu inventário e coloque sua planta nele.
  • Mova o laser para a direita, então você irá ver uma varinha segurando a planta, pegue-a e vá novamente ao painel de controle do lado da escrivaninha e ative o botão vermelho que está piscando.
  • Agora mova o laser para o jarro onde você colocou sua plantinha, volte novamente ao painel e ative o botão vermelho que está piscando, vai crescer um girassol.
  • Suba as escadas e coloque a varinha na boca da planta carnívora para que você possa pegar uma lupa que está dentro dela, logo em seguida, desça e utilize essa lupa no projeto em frente à escrivaninha.
  • Coloque uma das gavetas no projeto e utilize o controle para passar os slides até achar uma borboleta (ela é nosso gabarito para abrir a porta).
  • Vá até o girassol e clique nela para pegar as sementes.
  • Vá para o painel que está localizado do lado da porta na esquerda, acenda os pontos vermelhos das asas conforme o gabarito da borboleta projetado na parede, logo em segida puxe o rabo dela. Caso ainda tenha dificuldades, segue uma imagem de como deve ficar:

 

Image9.jpg

 

  • Quando chegar ao próximo cenário, use as sementes na máquina ao lado. Vá para baixo e coloque a lata de óleo. Volte para a parte superior e bombeie a máquina várias vezes até obter o óleo de girassol. Desça e pegue novamente a lata de óleo.
  • Fale com o guarda para saber do que ele precisa, depois clique no cano ao lado para poder descer.
  • Volte à praça onde está o homem na cadeira de rodas, dê a ele a lata de óleo de girassol. Ele tira a bandagem da perna e lhe dá um bilhete, pegue essa bandagem e suba as escadas do lado da igreja, onde tem um tipo de relógio.
  • Use o bilhete no painel da porta esquerda. Bem-vindo ao Arcade.
  • Vá até a máquina mais à esquerda (o que tem um pedal de bicicleta) e pedale até a sua marcação chega à zona vermelha, a luz da máquina 1 irá acender. Vá até ela e jogue o game “Invasores do Espaço. X”, você precisa atingir 1.000 pontos para ganhar uma moeda.
  • Volte para a máquina de pedala, mova a alavanca para o número 2 e mais uma vez o pedale até o mostrador atingir a zona vermelha. Dessa vez a máquina 2 será ativada.
  • Vá para a máquina 2 e jogue o game, esse é mais complicado, pois consiste em mover a bolinha branca para fora, mas primeiro deve-se abrir a porta e para isso deve-se colocar o “U” menor dentro do “U” maior (somente os vermelhos abrem a porta). Quando finalizar o game, você receberá outra moeda. Caso tenha dificuldade, abaixo segue a solução:

 

puzzle6x.jpg

Ufa! Mais um troféu na faixa… Essa foi até agora a mais longa!!!

Troféu Desbloqueado!!!

Vídeo desses passos:

 

 

Deactivator :silver: [topo]
Disable the bomb

Agora temos que desarmar a bomba que os pilantras colocaram na torre, com isso irá consegui o troféu Video gamer. Partindo do último passo devemos:

 

  • Voltar à praça da igreja (onde tem um homem na cadeira de rodas), e vá para uma máquina que tem uma pilha desenhada, use as moedas para obter 2 pilhas, logo em seguida, em seu inventário combine as pilhas com a bandagem (pedaço de tira) para formar um tipo de bateria única.
  • Volte pelo atalho (cano que você desceu pela última vez) e dê ao guarda com um tipo de ursinho de brinquedo a bateria que você criou Ele vai permitir você passar, então pressione o botão entrar na porta de um elevador.
  • Clique no tipo de jarro onde tem uma árvore, o Josef vai jogar terra no chão, logo em seguida aparece um robozinho para limpar, clique imediatamente nele para obter um LED.
  • Ande até o painel do lado esquerdo e utilize esse LED no espaço de cima da direita, agora você deve desenhar uma estrela de cinco pontas para poder o elevador subir, caso não consiga, utilize o gabarito abaixo:

 

a4q83s.png

 

  • Saia do elevador e ligue a energia, para isso vá até uma pequena caixa ao lado da entrada à direita, repare o símbolo de raio.
  • Agora vá para a esquerda e mova a alavanca para baixo até que o robô, tipo aspirador de pó, passe pela porta da direita (banheiro).
  • Agora ande até lá e suba nele para poder alcançar e pegar uma tesoura que está em uma prateleira logo acima da pia.
  • Volte para a alavanca, só que agora mova ela para cima para trazer o robô de volta até fica em baixo de um lustre.
  • Desligue a energia e suba novamente no robô, use a tesoura para cortar o fio do lustre.
  • Agora use esse lustre nesse robô, Josef irá amarrar o lustre nele. Ligue novamente a energia e mova-o para dentro do banheiro mais uma vez. Ande até lá e utilize esse lustre no vaso sanitário. Volte para o saguão e traga de volta o robô aspirador, com isso ele irá arrancar o vaso.
  • Volte ao banheiro e utilize o papel higiênico para poder descer no buraco. Clique na parte superior da bomba para que o Josef pule nela. Agora há um limite de tempo para poder desativá-la.
  • Para isso você deve colocar os fusíveis ligados a cada letra na que está escrito na porta da bomba, muitos fios embaralhados aqui… mas caso sinta dificuldades, segue a ordem que os fusíveis devem ficar: D, B, E, A e C.

Troféu Desbloqueado!!!

Vídeo desses passos:

 

 

Debugger :silver: [topo]
Repair the brain

Continuando do último ponto, agora iremos salvar o Cérebro dos vírus.

 

  • Volte para o saguão principal, suba as escadas.
  • Ande até o armário que está a esquerda e pressione o botão para abri-lo.
  • Você deve colocar as bolinhas verdes dentro da área marcada em verde, caso tenha dificuldades, use a seguinte solução para ambos puzzles:

 

puzzle7.jpg

 

  • Conecte o cabo no Cérebro(bot). Você vai ter que jogar um mini-jogo para livrar o Cérebro dos vírus. Em primeiro lugar você precisa encontrar a chave. Depois você deve pegar a arma e matar todos os VÌRUS NO LABIRINTO. Existem algumas pistas visuais como onde os inimigos estão (note as setinhas vermelhas na borda da tela do mini-jogo). Para ajudá-lo aqui está uma imagem do labirinto com os locais da chave e arma.

 

puzzle8y.jpg

Troféu Desbloqueado!!!

Vídeo desses passos:

 

 

Rescuer :silver: [topo]
Rescue the girl

Continuando do último ponto, agora iremos salvar a namorada do Josef.

 

  • O cérebro(bot) lhe dará outro LED. Desça as escardas para voltar para o elevador e use-o no último espaço. Agora você deve fazer com que o elevador desça ao subsolo, para isso deve-se desenhar uma estrela de 8 pontas, caso tenha alguma dificuldade, segue a solução do puzzle:

 

puzzle9k.jpg

 

  • Saia do elevador pegue a marreta. Use-o para quebrar o vidro e pegar a chave. Volte para o elevador.
  • Use a chave no painel do lado direito para abri-lo e pegar spray de arrefecimento.
  • Saia do elevado novamente ande até a marreta e use o spray para congelar o cadeado, logo em seguida use a marreta para quebrá-lo. Com isso você se livra de todos os bandidos para poder ir buscar sua garota e com isso ganhar mais um troféu.

Troféu Desbloqueado!!!

Vídeo desses passos:

 

 

Escaper :gold: [topo]
Escape Machinarium

Continuando do último ponto, agora iremos fugir e completar o jogo 100%.

 

  • Você está de volta a sala do Cérebro(bot). Use o rádio amarelo e coloque as coordenadas: 108 na horizontal e 7 vertical.
  • Saia da sala pela porta da direita e vá para o lado esquerdo da torre onde se encontra um dispositivo ao lado da cúpula.
  • Da esquerda para a direita considere as chaves na sequencia (1, 2, 3, 4 e 5). Pressione na seguinte ordem 1, 4, 2, 3, 5, 2 e 3. Imediatamente clique sobre a namora do Josef isso irá travar a escada.
  • Suba a escada até a nave para fugirem.
  • FIM DO JOGO.

Todos os troféus desbloqueados!!! Agora só curtir o final do jogo!!!

Troféu Desbloqueado!!!

Vídeo desses passos:

 

 

Anúncios

Uma resposta para MACHINARIUM

  1. Pingback: Wwe Smackdown Tickets Alvo | WWE Tickets

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.