METAL GEAR SOLID 2 : SONS OF LIBERTY HD

Imagem Postada

Introdução

– Dificuldade Estimada da Platina: 70,7/100 *
– Pontos de dificuldade : 2184 *
– Tempo Aproximado para a platina: 50 – 60 horas. (depende muito de suas habilidades)
– Offline: 46 ( 36 :bronze: 5 :silver: 4 :gold: 1 :platinum: )
– Online: Nenhum
– Troféus que você pode perder: 12 – :gold: Great Dane , :gold: Complete Stealth , :silver: Who Ya Gonna Call? , :silver: Moving Day , :bronze: Shiba Inu , :bronze: St. Bernard , :bronze: Beagle , :bronze: Poodle , :bronze: Yorkie , :bronze: Johnny on the Spot ,:bronze: Sexting , :bronze: Vamp Eyer .
– Minimo de Jogadas: 3 Tanker Chapter, 5 Plant Chapter, 1 VR Missions (calculo que haja +/- 500 missões)
– A dificuldade afeta os trofeus: SIM (é preciso jogar o jogo em cada nível de dificuldade)
– Troféus Bugados: Nenhum
– Cheats impedem troféus?: Não

Este jogo segue a história de Metal Gear Solid (PS1 ou Twin Snakes Nintendo GameCube). Se você não jogou nenhum dos dois títulos recomendo jogar antes. Metal Gear Solid está disponível na PSN na sessão PSOne Classics.
A trama é bem pesada e no final do jogo você terá mais perguntas do que respostas. A trama se passa 2 anos após o incidente de Shadow Moses (2007 Tanker Chapter e 2009 Plant Chapter). Se o final te deixar muito confuso, vá correndo jogar O MELHOR JOGO DE TODOS OS TEMPOS, Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots.

Road Map

Antes de começar o passo-a-passo é extremamente importante tomar nota de algo importante:

Você deve coletar DogTags de TODOS os inimigos em TODAS as dificuldades. Por isso de ter que jogar o jogo 5 vezes.
Para maiores detalhes veja :gold: Great Dane

PASSO 1.1: Termine o jogo no modo Very Easy
Comece nesta dificuldade para sentir como o jogo funciona pois é bem diferente de Snake Eater e Peace Walker.
Mesmo que você tenha jogado este jogo na época do PS2 você terá que jogar nesta dificuldade para conseguir :platinum: . Durante esta jogada você deverá conseguir a maioria dos troféus. Atente especialmente para os que você pode perder. Não se esqueça das DogTags. Se perder alguma terá que jogar nesta dificuldade novamente.

PASSO 1.2: Termine o jogo na dificuldade Easy
Espero que tenha conseguido o troféu :gold: Complete Stealth quando jogou no Very Easy. Se não conseguiu, a hora é agora. Sempre atentando para as DogTags. No final desta jogada já deverá começar a destrancar itens especiais úteis.

PASSO 1.3: Termine o jogo na dificuldade Normal
Mesma coisa. Sempre atento para DogTags.

PASSO 1.4: Termine o jogo na dificuldade Hard
ATENÇÃO: Se você pegou TODAS as DogTags até agora não precisará jogar o Tanker Chapter. Pode começar na Plant. Para maiores informações veja :gold: Great Dane .

PASSO 1.5: Termine na dificuldade Extreme
Se você seguiu meus passos até agora deverá ter Stealth Cammo. Isso vai facilitar MUITO a sua vida. Mas os bosses nesse modo vão te fazer querer jogar o controle contra a parede. Use e abuse de métodos baratos para derrotar os chefes. Veja as descrições de cada chefe para estratégias contra os mesmos nesta dificuldade. Também atente que os inimigos não deixam Rations. Provavelmente você só terá 1 ou 2 para o jogo todo. Aconselho que guarde para a luta com Solidus ou o exercito de Metal Gears Ray.

PASSO 2: Boss Rush
Você pode jogar com Snake ou Raiden para enfrentar todos os bosses. Simplesmente derrote todos os chefes que você já deve estar bem familiarizado com todos.

PASSO 3: VR Missions
A parte mais difícil do jogo não é terminar o jogo 5 vezes e sim as VR Missions. São MUITAS, MUITAS MESMO. Não se esqueça de tentar pegar primeiro lugar em 50 missões diferentes. Faça isso logo nas primeiras. O restante não se preocupe. Para passar uma VR Mission você só tem que COMPLETAR a missão. Não precisa bater o score mínimo.

PASSO 4: Alternate Missions
Ainda existem mais algumas missões extras. Estas são histórias alternativas. Simplesmente complete as missões. Para maiores informações veja :silver: Tell Me a Tale .

PASSO 5: Clean Up
Se deixou algo pra trás, é hora de correr atrás. Se você seguiu estes passos corretamente já terá :platinum: agora.

GUIA DE TROFEUS

Extremely Solid :platinum: [topo]
Collect all trophies

Se você chegou até aqui, realmente merece parabéns.

Complete Stealth :gold: [topo]
Clear the game without entering alert mode (not including events where alert mode is mandatory)

Termine o jogo sem entrar em modo de alerta. Pode entrar em modo “Caution” mas não “Alert”. O que significa que você pode ser visto desde que acabe com o soldado que te viu rapidamente. Se for pego, você precisa sair e carregar seu save. Durante algumas partes da história você irá entrar em “Alert” automaticamente. São elas:
Tanker
Durante a luta com Olga.
Durante a luta contra soldados no corredor na sala das máquinas (Engine Room)
Plant
Luta contra Fortune
Luta contra Fatman
Quando estiver saindo de Core 1
Luta contra o jato Harrier
Luta contra Vamp
Na emboscada quando Snake estiver te ajudando em Arsenal Gear.
Luta contra Metal Gear Ray
Luta contra Solidus.

Great Dane :gold: [topo]
Collect all dog tags

A discrição deste troféu está errada. Sim, isso mesmo. Está ERRADA. Na verdade você só precisa adquirir os itens especiais. São 6 itens. 2 no Tanker Chapter e 4 no Plant Chapter. Para conseguir os 2 items do Tanker você precisará jogar 3 vezes (recomendo Very Easy, Easy e Normal). O ultimo item é a Stealth que será destrancada após conseguir 76 Dog Tags. Já no Plant Chapter você precisa jogar 5 vezes, uma em cada dificuldade, pegando TODAS, TO-DAS Dog Tags.
Para conseguir uma Dog Tag é simples. Basta chegar por trás de um guarda, apontar a arma para as costas do cidadão e seu personagem dirá “FREEZE“. O guarda estará rendido e de mãos para cima. Feito isso, vá para a frente dele e aponte a arma para a cabeça ou para as partes baixas (em primeira pessoa, use :r1: ). Ele irá se sacudir e soltar a dog tag. Feito isso pode acabar com ele. Cada Dog Tag é personalizada e você pode ver quais você já coletou no menu principal.
Achei aqui na Gamefaqs dois guias ótimos para que você tenha controle de suas dog tags.

Guia de Dog Tags – Tanker
Guia de Dog Tags – Plant

A Cut Above :gold: [topo]
Beat the Tanker and Plant chapters on any difficulty

Troféu relacionado à história e é imperdível. Este troféu irá destrancar após terminar o jogo pela primeira vez.

Virtually Impossible :gold: [topo]
Complete all VR and Alternative missions

Este troféu foi o mais difícil pra mim. Completar todas as VR e Alternative Missions vai levar muitas horas. O segredo aqui é treino. Muito treino. Você não precisa fazer pontuação boa pra ficar no top 3 score. Só precisa concluir as missões (o que é um alívio). As missões como Snake são as mais difíceis. Segue abaixo um super video de TODAS as VR Missions. Ele me ajudou quando tive dificuldades. Espero que ajude voces também.

Who Ya Gonna Call? :silver: [topo]
Take a clear photograph of the ghost image in Hold No. 2

No final do capítulo Tanker você estará num lugar cheio de soldados assistindo à uma palestra do comandante. Prossiga para a próxima área e desta vez haverão duas telas onde a palestra vai estar sendo exibida. Use a câmera que Otacon te deu para fotografar uma das telas. O video abaixo mostra como pegar este troféu e também o troféu :bronze: Sexting .

No Boss of Mine :silver: [topo]
Complete Boss Survival

Boss Survival tem 3 dificuldades diferentes. Este troféu pode ser adquirido no Easy. Você irá enfrentar todos os chefes do jogo com apenas uma vida. Em todas as lutas tem um Ration, menos com o Vamp. Você pode escolher entre Snake e Raiden. Se jogar com Snake vai ter que enfrentar Solidus usando apenas socos. Raiden vai poder usar a HF Blade.

Moving Day :silver: [topo]
Collect all boxes

Colete as 7 CardBoard Boxes pelo jogo. São 2 com Snake e 5 com Raiden.

Snake
Wet Box: Depois com a batalha contra Olga siga para o lado direito do deck. Um soldado irá aparecer. Cuide dele primeiro. A caixa vai estar no meio da chuva.
Orange Box: Localizada em Deck-D Crew’s Quarter. Da escada vá para a direita e entre na dispensa. Vai estar perto de alguns melões.

Raiden
Box 1: Localizada na Pump Room, Strut A. Atrás da porta Lv1.
Box 2: Strut F, Storage Room. Lado esquerdo da sala, andar de baixo.
Box 3: Heliporto, Strut E. À esquerda das escadas.
Box 4: Shell 1 Core, B2, perto do computador e do papagaio.
Box 5: Strut E, Parcel Room, em uma plataforma perto das esteiras.

Tell Me a Tale :silver: [topo]
Complete all Snake Tales

Snake Tales são 5 missões alternativas. Cada missão tem uma dificuldade pré-determinada. Complete as 5 missões para ganhar este troféu. Se tiver dificuldades use os vídeos abaixo:

Parte 1

Parte 2.1

Parte 2.2

Parte 3.1

Parte 3.2

Parte 4

Parte 5.1

Parte 5.2

In It to Win It :silver: [topo]
Place first in 50 different VR/Alternative missions

Consiga primeiro lugar em 50 VR Missions diferentes. Para conseguir primeiro lugar no Score Board siga estas dicas:
* Não mate ninguém a menos que a missão mande.
* Economize munição já que a munição economizada soma pontos no final.
* Velocidade. Tempo é o principal fator.

Animal Control :bronze: [topo]
Collect a dog tag

Veja :gold: Great Dane .

Bye Bye Big Brother :bronze: [topo]
Destroy 15 cameras

Para destruir uma câmera você precisa atirar nela em com uma arma letal. Use :r1: para ver em primeira pessoa e atire na luz verde da câmera. Destrua todas que ver. 5 jogadas são mais do que suficientes para isso.

Down in Smoke :bronze: [topo]
Disorient an enemy with a cloud of smoke from a fire extinguisher

Em Deck E Crew’s Quarter vá para perto da armadilha e espere que o guarda se aproxime do outro lado. Atire no extintor quando ele se aproximar e o troféu é seu.

Vamp Eyer :bronze: [topo]
Catch a glimpse of Vamp standing in the streets of New York during the end cinematic

Depois da luta com Solidus, na cena final, Snake e Raiden estarão conversando. Quando Raiden pegar sua Dog Tag e a câmera focar nela, segure :r1: para ver em primeira pessoa e use :l3: para mover a câmera e ver Vamp no fundo. Segue o vídeo:

To Catch a Predator :bronze: [topo]
Lure a guard with a girlie magazine

Não tem segredo. Preste atenção na rota de qualquer soldado. Quando ele se virar, corra e coloque uma revista no caminho. Quando ele voltar vai parar para ver a revista.

Sexting :bronze: [topo]
Send Otacon a picture of the marine with no pants

No final do capítulo Tanker, quando chegar ao salão cheio de soldados assistindo à palestra do comandante, um dos soldados vai estar sem calças. Fotografe-o e mande a foto para Otacon junto com as fotos de Metal Gear Ray. Segue um vídeo mostrando como conseguir o troféu juntamente com :silver: Who Ya Gonna Call? .

Hurt Locker :bronze: [topo]
Put an enemy in a locker

Atire com a M9 em qualquer soldado para que ele durma. Em seguida, abra qualquer armário com :triangle:, vá até o soldado, segure :square: para segurá-lo, aproxime-se do armário e você colocará o soldado dentro.

Thanks, Ames :bronze: [topo]
Learn the location of the president

Troféu relacionado à história e é imperdivel.

I Think You Need a Hug, E :bronze: [topo]
Find Emma Emmerich

Troféu relacionado à história e é imperdivel.

Don’t Taze Me, Bro :bronze: [topo]
Tranquilize 100 enemies

Use e abuse da M9. Provavelmente vai ser sua escolha principal de arma. Atire na cabeça para que os inimigos desmaiem instantaneamente.

Nothing Personal :bronze: [topo]
Break the neck of 30 enemies

Para quebrar o pescoço de um inimigo, aproxime por trás e pressione :square: rapidamente. Cuidado para não tocar no :l3: enquanto faz isso ou ao invez de quebrar o pescoço você irá apenas derrubar o inimigo.

Rent Money :bronze: [topo]
Beat 30 enemies unconscious

Use :circle: para desferir uma sequência de golpes contra algum inimigo. Tente isso no modo Very Easy já que os inimigos vão desmaiar mais facilmente.

Sharing Is Caring :bronze: [topo]
Befriend Olga Gurlukovich

Troféu relacionado à história e é imperdivel.

Piece of Cake :bronze: [topo]
Complete a VR or Alternative mission

Veja :gold: Virtually Impossible

Johnny on the Spot :bronze: [topo]
Hear Johnny’s bowel noises in two locations

Você pode ouvir Johnny em duas areas do jogo. Em Core 1, quando encontrar Ames e em Oil Fence quando Emma estiver andando para o outro lado da Plant. Use o microfone para ouví-lo. Veja o vídeo para a localização exata.

Kissing Booth :bronze: [topo]
Kiss a poster in a locker

Ache um armário com um poster de meninas de biquini na porta. Entre no armário, pressione :X: para abaixar-se e :r1: para beijar o poster.

Silence is Golden :bronze: [topo]
Shoot 10 enemy radios

Todo soldado tem um rádio na parte de trás da cintura. É por ele que ele chamará reforços caso te veja. Atire no rádio para destruí-lo. Pode ser com a M9. Você saberá que o rádio foi destruído quando ele começar a soltar faíscas.

Steamed :bronze: [topo]
Kill 5 enemies with pipe steam

No corredor cheio de inimigos no final do capítulo Tanker é a hora certa para este troféu. Espere que os inimigos se aproximem e atire nos canos. Veja o video abaixo se tiver dificuldades.

Yorkie :bronze: [topo]
Get the bandana

Veja :gold: Great Dane

Poodle :bronze: [topo]
Get the Tanker stealth suit

Veja :gold: Great Dane

Beagle :bronze: [topo]
Get the brown wig

Veja :gold: Great Dane

Shiba Inu :bronze: [topo]
Get the Plant stealth suit

Veja :gold: Great Dane

St. Bernard :bronze: [topo]
Get the orange wig

Veja :gold: Great Dane

Snake Beater :bronze: [topo]
Get caught by Otacon stimulating yourself

Quando estiver jogando com Snake você irá encontrar alguns armários com posters de meninas de biquini. Aproxime-se do poster, pressione :r1: para entrar em visão em primeira pessoa e olhe para o poster. A visão de Snake vai ficar um pouco embassada, o controle vai dar uma vibradinha. Ainda segurando :r1: pressione :select: e chame Otacon.

Love Hurts :bronze: [topo]
Watch Rose kill Raiden on a rooftop

Após terminar o jogo vá em Special -> Casting Theather -> Demo 8 (Luta de Raiden contra Solidus). Agora mude os personagens de Raiden para Rose e de Solidus para Raiden. Assista à cena.

Bohemian Candidate :bronze: [topo]
Meet President James Johnson

Troféu relacionado à história e é imperdivel.

Bomb Squad :bronze: [topo]
Learn how to defuse C4 bombs from Peter Stillman

Troféu relacionado à história e é imperdivel.

Spaghetti Cinema :bronze: [topo]
Meet Revolver

Troféu relacionado à história e é imperdivel.

Photo Finish :bronze: [topo]
Acquire the digital camera

Termine os capítulos Tanker e Plant para adquirir a câmera.

Steel Grip :bronze: [topo]
Attain grip level 3

Para conseguir Grip Lv3 é preciso fazer 200 push-ups. Para isso, aproxime-se de alguma cerca, encoste e aperte :triangle: para se pendurar. Depois pressione :l2: + :r2: para fazer um push-up. Pressione :triangle: para subir denovo antes que sua energia acabe. Outra alternativa é ir até a Engine Room, pendurar-se e pressionar :cross: para soltar-se e pressione :triangle: imediatamente para agarrar-se ao andar de baixo. Isso irá contar como 10 push-ups.

Lights Out :bronze: [topo]
Defeat Olga Gurlukovich

Troféu relacionado à história e é imperdivel.
Se tiver dificuldades para enfrentar Olga na dificuldade Extreme use o vídeo abaixo:

Party’s Over :bronze: [topo]
Defeat Fatman

Troféu relacionado à história e é imperdivel.
Se tiver dificuldades para enfrentar Fatman na dificuldade Extreme use o vídeo abaixo:

No-Fly Zone :bronze: [topo]
Destroy the AV-88 Harrier II

Troféu relacionado à história e é imperdivel.
Se tiver dificuldades para enfrentar o Harrier na dificuldade Extreme use o vídeo abaixo:

No Ray, José :bronze: [topo]
Defeat Metal Gear RAY

Troféu relacionado à história e é imperdivel.
Se tiver dificuldades para enfrentar Metal Gear Ray na dificuldade Extreme use o vídeo abaixo:

Another Snake Bites the Dust :bronze: [topo]
Defeat Solidus Snake

Troféu relacionado à história e é imperdivel.
Se tiver dificuldades para enfrentar Solidus na dificuldade Extreme use o vídeo abaixo:

Vampire Slayer :bronze: [topo]
Defeat Vamp

Troféu relacionado à história e é imperdivel.
Se tiver dificuldades para enfrentar Vamp na dificuldade Extreme use o vídeo abaixo: