RATCHET & CLANK 2

Introdução

– Dificuldade Estimada da Platina: 16,6/100 *
– Pontos de dificuldade: 643 *
– Tempo Aproximado para a platina: 1 a 2 dias
– Offline: 20 :bronze: 9 :silver: 5 :gold:
– Troféus que você pode perder: Nenhum, pois há seleção de fases
– Minimo de Jogadas: 1 jogada e meia (para coletar os troféus restantes)
– A dificuldade afeta os troféus: Não há seleção de dificuldade
– Troféus Bugados: Nenhum
– Cheats impedem troféus?: Sem cheats

Sobre o Jogo

Como em Ratchet & Clank 1, o jogo é em terceira pessoa, vários tipos de armas para derrotar inimigos e explorar áreas vão sendo liberadas. Agora em Going Commando, há mini-games que pode jogar em troca de parafusos, onde os mini-games são corridas de motos, combate em naves espaciais, e arenas de luta onde o jogador deve destruir inimigos e mini-chefões para sobreviver, que podem adquirir uma variedade de armas e armaduras.

O sistema de armas em Going Commando é muito diferente de seu antecessor, as armas agora são atualizáveis, ou seja, podem evoluir, a medida que são usadas. Cada arma tem agora um nível de experiência, e quando ela é usada, o nível de experiência aumenta gradualmente. Quando o nível de experiência está completo, a arma desenvolvida torna-se mais poderosa que a primeira.

Além do desenvolvimento de armas, o próprio Ratchet ganha de saúde com cada inimigo destruído. Cada vez que Ratchet ganha experiência, ganha também um novo nível de “nanotech”, atribuir-lhe mais energia. Além disso, quando completa um nanotch, causa uma explosão de energia altamente destrutiva, que destroi qualquer inimigo em volta.
Neste jogo Ratchet também pode usar armadura com diferentes níveis de proteção, permitindo maior durabilidade a golpes, perdendo menos energia. Além disso, a nave espacial de Ratchet pode ser atualizada, comprando novos visuais pagando com “raritanium”. Essas atualizações melhoraram as capacidades de batalhas, e pode também adquirir novos esquemas de pintura.

Depois de completar o jogo, você pode também continuar em modo desafio no qual o jogo é muito mais difícil. Também no modo desafio você pode voltar a comprar todas as suas armas antigas no modo forma “Mega”, aumentando seu poder e permitindo serem atualizadas pela segunda vez. Outra característica do modo desafio é o parafuso multiplicador, que multiplica os parafusos que você ganha, o multiplicador pode no máximo até 20 vezes por matar inimigos, mas será reiniciado se for atingido por um inimigo.

RoadMap

Primeiramente, já gostaria de avisar que, se você gosta de ganhar troféus apenas jogando o modo história, certamente esse não seria um jogo recomendado para você, pois pouquíssimos troféus são liberados com o decorrer da história, pois sua grande maioria são troféus relacionados a objetivos espalhados pelos Planetas.

Existem dois modos de se conseguir a platina aqui, os dois eu tive que passar e terminei pelos 2 modos, mas independente do modo que escolher, você terá que jogar 2 vezes, pois o numero de parafusos adquiridos em um gameplay apenas não é suficiente para comprar todas as armas. Depois que você termina o jogo, deve-se apertar :circle: para voltar em um modo onde cada inimigo morto abre contagem em um multiplicador, chegando até 20 proporcionando muito mais parafusos, recomendo também cada arma que você pegar já ir usando até a mesma evoluir, pois é um requisito para o troféu :gold: Destruction Time , agora cabe a você escolher o modo que mais lhe agrada.

1º Modo: Primeiramente, jogue o modo história normalmente até o fim, certamente você pegará bem poucos troféus. Na verdade o único relacionado a história é :gold: Mutation Complete, que é ganho após matar o último chefe. Depois de matá-lo, você deve apertar :circle: para iniciar o modo com multiplicador e ai sim correr atrás de todos o Platinum Bolts e todas as Skill Points, e certamente já vai ter parafusos suficientes para comprar todas as armas e armaduras.

2º Modo: Neste modo recomendo ir fazendo a limpa no jogo, foi o modo mais fácil que eu encontrei para chegar a platina, mais de qualquer forma também vai precisar de 2 jogadas. Vou descrever os planetas e o que deve ser coletado nele:

  • Planeta Oozla:
    2 Platinum Bolts e 2 Skill Points ( :bronze: Prehistoric Rampage , :bronze: More Vandalism? )
  • Maktar Resort:
    2 Platinum Bolts e 1 Skill Points ( :silver: Wrench Ninja: Blade to Blade )
  • Maktar Nebula:
    3 Skill Points ( :bronze: 2B Hit or Not 2B Hit , :bronze: Clank Needs a New Pair of Shoes )
  • Planeta Encado:
    2 Platinum Bolts e 2 Skill Points ( :bronze: Operate Heavy Machinery )
  • Planeta Barlow:
    2 Platinum Bolts e 1 Skill Points ( :bronze: Speed Demon )
  • Feltzin Space Sustem:
    1 Platinum Bolts
  • Planeta Notak:
    3 Platinum Bolts e 1 Skill Points
  • Planeta Siberius: 
    2 Platinum Bolts e 1 Skill Points ( :bronze: You can Break a Snow Dan )
  • Planeta Tabora:
    3 Platinum Bolts e 1 Skill Points ( :bronze: Heal Your Chi )
  • Planeta Dobbo:
    2 Platinum Bolts e 3 Skill Points ( :bronze: Robo Rampage )
  • Hrugis Cloud:
    1 Platinum Bolts
  • Planeta Joba:
    2 Platinum Bolts e 4 Skill Points ( :silver: That’s Impossible! , :bronze: Bye Bye Birdies , :silver: Wrench Ninja II: Massacre )
  • Planeta Todano:
    3 Platinum Bolts e 3 Skill Points ( :bronze: Try to Sleep , :bronze: You’re My Hero )
  • Planeta Boldan:
    3 Platinum Bolts e 1 Skill Points ( :bronze: No Shocking Developments )
  • Planeta Aranos:
    1 Platinum Bolts
  • Planeta Snivelak:
    1 Platinum Bolts e 1 Skill Points ( :bronze: Moving Violation )
  • Planeta Smolg:
    2 Platinum Bolts
  • Planeta Damosel:
    2 Platinum Bolts e 2 Skill Points ( :silver: Midtown Insanity , :bronze: Safety Deposit )
  • Planeta Greldin:
    3 Platinum Bolts e 1 Skill Points :bronze: Be a Moon Child ) – 101 Cristais em Grelbin

Durante as duas jogadas existem 4 troféus relacionados a acumular parafusos, são eles:

:bronze: More Bolts? – 50 mil parafusos;
:bronze: Bolt Scavenger II – 100 mil parafusos;
:silver: Bolted Down – 1 milhão de parafusos;
:gold: I got bolts to trade – 2 Milhões de parafusos.

Relacionado a compras de itens/upgrades:

:bronze: Yay Carbon – Obter Carbonox Armor;
:silver: BFG – Comprar Zodiac;
:silver: Now its time… – Comprar R.Y.N.O.;
:gold: Destruction Time – Todas as armas e seus upgrades.

Diversos:

:bronze: Museum Tour – Entrar no Museu;
:silver: Nice Ride – Comprar todas as armas, escudos e upgrades;
:silver: Nano To The Max – Energia no máximo.

E por fim, a gloriosa platina: :platinum: He Went Commando

GUIA DE TROFEUS

He Went Commando :platinum: [topo]
Obtain all Ratchet & Clank 2: Going Commando trophies

Basta apenas seguir esse guia que com certeza esse troféu será seu.

Platinum Power :gold: [topo]
Obtain All 40 Platinum Bolts

Você deve pegar todos os 40 Platinum Bolts espalhados pelo jogo, dividido em todos os planetas.
Lista com localização:

  • Planet Oozla – 2 Platinum Bolts
  • Maktar Nebula – 2 Platinum Bolts
  • Planet Barlow – 2 Platinum Bolts
  • Planet Endako – 2 Platinum Bolts
  • Feltzin Space System – 1 Platinum Bolt
  • Planet Notak – 3 Platinum Bolts
  • Planet Siberius – 2 Platinum Bolts
  • Planet Tabora – 3 Platinum Bolts
  • Planet Dobbo – 2 Platinum Bolts
  • Hrugis Cloud – 1 Platinum Bolt
  • Planet Joba – 2 Platinum Bolts
  • Planet Todano – 3 Platinum Bolts
  • Planet Boldan – 3 Platinum Bolts
  • Planet Aranos – 1 Platinum Bolt
  • Planet Gorn – 1 Platinum Bolt
  • Planet Snivelak – 1 Platinum Bolt
  • Planet Smolg – 2 Platinum Bolts
  • Planet Damosel – 2 Platinum Bolts
  • Planet Grelbin – 3 Platinum Bolts
  • Planet Yeedil – 2 Platinum Bolts

Vídeo

Super Skilled :gold: [topo]
Attain All 30 Skill Points

Você deve obter todos os 30 Skill Points do jogo.

Destruction Time :gold: [topo]
All Weapons, all fully upgraded

Para este troféu você deve comprar todas as armas e fazer seus upgrades, para fazer os upgrades você deve apenas usa-las até o icone ficar laranja, algumas não vão precisar deste processo, segue uma lista com valores e upgrades das armas.

  • Lancer (start with it) -> Heavy Lancer
  • Gravity Bomb (start with it) -> Mini-Nuke
  • Chopper (5,000) -> Multi-Star
  • Blitz Gun (15,000) -> Bltiz Cannon
  • Pulse Rifle (20,000) -> Vaporizer
  • Mini-Turret Glove (25,000) -> Mega-turret Glove
  • Seeker Gun (5,000) -> HK22 Gun
  • Synthenoid (65,000) -> Kilonoid
  • Lava Gun (25,000) -> Meteor Gun
  • Bouncer (100,000) -> Heavy Bouncer
  • Minirocket Tube (50,000) -> Megarocket Cannon
  • Spiderbot Glove (15,000) -> Tankbot
  • Plasma Coil (150,000) -> Plasma Storm
  • Hoverbomb Gun (120,000) -> Tetrabomb Gun
  • Sheepinator (found) -> Black Sheepinator
  • Shield Charger (100,000) -> Tesla Barrier
  • R.Y.N.O. II (1,000,000)
  • The Zodiac (1,500,000)
Mutation Complete :gold: [topo]
Defeat Mutated Protopet

Relacionado a história, não tem como perder, este troféu você ganha após matar o último chefe, ele está localizado no Planeta Yeedil, segue um vídeo para ajudar:

I got bolts to trade :gold: [topo]
Collect 2 Million Bolts

Com certeza você irá coletar muito mais de 2.000,000 parafusos, só lembrando que este troféu é acumulativo, não precisa ter os 2 milhões todos reunidos, certamente você verá dicas que deve ter toda a quantia, mais não precisa, digo isso com propriedade.

Wrench Ninja II: Massacre :silver: [topo]
Kill all enemies with a wrench and without dying on Planet Joba

No Planeta Joba, você deve matar todos os inimigos sem morrer utilizando apenas a chave como arma, recomendo voltar para fazer este troféu após estar bem equipado, segue abaixo um vídeo para facilitar as coisas:

Nano To The Max :silver: [topo]
Max out Nanotech Upgrades

Basta aumentar toda a sua energia até o máximo, para isto basta ir matando os monstros e coletar os Nanotech escondidos, para facilitar segue um vídeo:

That’s Impossible! :silver: [topo]
Beat the “Impossible Challenge” in the Megacorp games

No Planeta Joba, basta apenas você terminar o “Impossible Challenge”, para isso você terá que terminar os challenges que vem antes para ai sim abrir o último, ele tem 60 rounds de inimigos, recomendo guardar todas as armas boas para começar a usar após o level 40, para ajudar a ter uma noção segue um vídeo:

Nice Ride :silver: [topo]
Buy all weapons, shields, and upgrades for your ship

Basta apenas comprar todos os upgrades para sua nave, você compra com Raritanium, que são liberados das naves que você mata, você irá precisar de mais ou menos 300 Raritaniuns para comprar todos os upgrades.

Bolted Down :silver: [topo]
Collect 1 Million Bolts

Com certeza você irá coletar muito mais de 1.000,000 parafusos, só lembrando que este troféu é acumulativo, não precisa ter os 1 milhão todos reunidos, certamente você verá dicas que deve ter toda a quantia, mais não precisa, digo isso com propriedade, pois quando peguei eu tinha 439,000.

Midtown Insanity :silver: [topo]
Grind the train rails without taking any damage on Planet Damosel

No Planeta Damosel, basta apenas terminar a parte do trilhos sem sofrer danos que o troféu é seu, segue vídeo para ajudar:

Wrench Ninja: Blade to Blade :silver: [topo]
Defeat Chainblade in the Arena using only the wrench

Em Maktar Arena, você deve derrotar Chainblade apenas com a chave, para o troféu ser seu, segue um vídeo para ajudar.

Now its time… :silver: [topo]
Obtain R.Y.N.O. II

Uma das melhores arma do jogo, merecia realmente um troféu pela sua compra, pode ser comprada em qualquer ponto de venda de armas, custa 1.000,000.

BFG :silver: [topo]
Obtain the Zodiac Gadget

Uma das melhores arma do jogo, merecia realmente um troféu pela sua compra, pode ser comprada em qualquer ponto de venda de armas, custa 1.500,000.

Heal Your Chi :bronze: [topo]
Collect 100 Crystals in the desert of Tabora

No Planeta Tabora, você deve encontrar os 100 Cristais espalhados pelo mapa, não é tão difícil, mais é um pouco demorado, pois junto com os cristais inimigos vão aparecer, após encontrar os 100, 10 vão ser usados para arrumar sua nave e os outros 90 rendem 1.000 parafusos cada, segue um mapa para ajudar:

Imagem Postada
Safety Deposit :bronze: [topo]
Protect the 4 civilians in the bank from robots on Planet Damosel

No Planeta Damose, você deve proteger os 4 robôs de uma onda de inimigos, se deixar um morrer, se jogue do penhasco, e tente novamente, se protege-los o troféu é seu, segue um vídeo para ajudar:

More Vandalism? :bronze: [topo]
Break all breakables inside Megacorp Store on Planet Oozla

No Planeta Oozla, basta apenas quebrar tudo que está na Magacorp Store, quebrar todos os frascos das paredes, todos os cilindros com robôs dentro, afinal quebrar tudo que for possível.

Clank Needs a New Pair of Shoes :bronze: [topo]
Play slot machines until you win 300 bolts and the skill point

Em Maktar Arena, logo no começo da fase siga a esquerda, você verá alguns caça-niqueis, basta ficar girando até sair um triplo bar, com isso o troféu é seu.

Robo Rampage :bronze: [topo]
On Planet Dobbo, destroy every building in the city during the boss battle.

No Planeta Dobbo, na luta contra Thug Leader, basta apenas destruir todos os prédios do cenário, certifique-se de destruir todos e o troféu é seu: segue um vídeo para ajudar.

Bolt Scavenger II :bronze: [topo]
Collect 100,000 Bolts

Com certeza você irá coletar muito mais de 100,000 parafusos, só lembrando que este troféu é acumulativo, não precisa ter os 100 mil todos reunidos, certamente você verá dicas que deve ter toda a quantia, mais não precisa, digo isso com propriedade, pois quando peguei eu tinha 30,000.

Speed Demon :bronze: [topo]
On Planet Barlow, get a time of 2:10 or less in the hoverbike race

No Planeta Barlow, primeiramente escolha o circuito Vukovar que é a terceira corrida, aqui os atalhos estarão liberados, mantenha apertado :cross::r1:, pois você vai ficar acelerado e quando pegar um nitro automaticamente já solta após acabar a barra,seu objetivo é fazer um tempo menor que 2:10 min., do mais segue um vídeo para ajudar.

Prehistoric Rampage :bronze: [topo]
Shoot down the pterodactyls on Planet Oozla

No Planeta Oozla, logo no começo da fase após matar 2 caranguejo -aranha, você verá a esquerda 4 Pterodactyl voando, muito simples basta apenas  matar os 4 que o troféu é seu, segue um vídeo para ajudar na localização.

Museum Tour :bronze: [topo]
Gain access to the Insomniac Museum

Para esse troféu você deve chegar ao Insomniac Museu, que contem informações de como o jogo foi desenvolvivo, encontrei 2 maneiras de se fazer este troféu, uma delas seria apos conseguir todas as 30 skill points e ir em Specials no menu, e depois em Short Cuts, e estará lá a opção para ir para o museu, outra maneira e que pode ser feita logo que chegar no Planeta Boldan, conta com um TILT do jogo, muito bem explicado nesse vídeo fácil  de ser seguido e compreendido, segue o vídeo:

Be a Moon Child :bronze: [topo]
Mine all 101 crystals in the ice fields on Grelbin

No Planeta Grelbin, você deve reunir os 101 Cristais espalhados pelo mapa, alguns estão visíveis, outros estão em monstros que saem de pequenos lagos após serem derrotados, segue um mapa para facilitar:

Imagem Postada
2B Hit or Not 2B Hit :bronze: [topo]
Defeat B2 Brawler without a scratch

Em Maktar Arena, você deve derrotar B2 Brawler sem sofrer danos, segue um vídeo para ajudar.

Operate Heavy Machinery :bronze: [topo]
Destroy 10 robots on Endako using the cranes

No Planeta Endako, você deve destruir 10 robots usando o guindaste, muito simples, basta pegar o bloco com o guindaste e soltar sobre o robô ou pegar o robô que lança laser e matar os outros, fazendo isto o troféu é seu.

No Shocking Developments :bronze: [topo]
Grind the power cable and lumber yard without taking damage on Planet Boldan

No Planeta Boldan, basta apenas completar toda a parte pelos trilhos sem sofrer danos, após decorar o caminho vai se tornar muito fácil, segue um vídeo para ajudar:

More Bolts? :bronze: [topo]
Collect 50,000 Bolts

Com certeza você irá coletar muito mais de 50,000 parafusos, só lembrando que este troféu é acumulativo, não precisa ter os 50 mil todos reunidos.

You can Break a Snow Dan :bronze: [topo]
Blow up the snowman on Siberius

No Planeta Siberius, bem no começo da fase, siga até aparecer 4 robôs-aranha que vão sair de uma garagem quebrando a porta, de a volta na garagem, atrás dela você verá um boneco de neve, basta apenas destruir ele que o troféu é seu.

Bye Bye Birdies :bronze: [topo]
Kill 12 birds on Planet Joba

No Planeta Joba, basta apenas você matar 12 pássaros roxos espalhados pelo planeta, só não chegue muito perto para não assusta-los e ter que matá-los no ar, segue um vídeo para ajudar na localização:

You’re My Hero :bronze: [topo]
Protect all tourists on Planet Todano from the squirrels

No Planeta Todano, basta apenas você levar todos os turistas em segurança até o final de sua expedição, para isso derrote todos os esquilos, não se preocupe se algum turista morrer na primeira passagem, mate todos os esquilos do caminho, pois os turistas vão voltar a passar e depois de o caminho limpo o troféu é seu, segue um vídeo para ajudar:

Try to Sleep :bronze: [topo]
Turn 16 Squirrels into Sheep on Planet Todano

No Planeta Todano, após adquirir a arma “Sheepinetor”, você deve transformar 16 esquilos em ovelhas, segue um vídeo para ajudar:

Moving Violation :bronze: [topo]
Shoot down 14 ships on Snivelak

No Planeta Snivelak você deve derrubar 14 navios que estão no céu, o melhor lugar para isso é atrás do primeiro Vendedor Megacorp, pois os navios estão voando muito perto, segue um vídeo para ajudar:

Yay Carbon :bronze: [topo]
Obtain Carbonox Armor

Para este troféu você deve obter a Carbonox Armor, pode ser comprada na loja de armaduras, ela custa 1.000,000 de parafusos e te deixa quase invulnerável, recomendo compra-lá assim que possível.