RATCHET & CLANK

Introdução

– Dificuldade Estimada da Platina: 26,2/100 *
– Pontos de dificuldade: 939 *
– Tempo Aproximado para a platina: 3 a 4 dias
– Offline: 19 :bronze: 10 :silver: 5 :gold:
– Troféus que você pode perder: Nenhum existe seleção de fases
– Minimo de Jogadas: 1 modo história mais limpeza
– A dificuldade afeta os troféus: sem seleção de dificuldades
– Troféus Bugados: nenhum
– Cheats impedem troféus?: desconheço cheats

Ratchet & Clank é um jogo de aventura para PlayStation 2, agora totalmente transformado para HD ( High Definition). Desenvolvido por Insomniac Games e publicado por Sony, é o primeiro jogo na série da Ratchet & Clank. O jogo baseia-se na história de Ratchet e seu companheiro e robô Clank que atravessam um universo fictício para derrotar o grande vilão Drek. O jogo oferece uma vasta variedade de armas e gadgets que o jogador deve usar para derrotar os inimigos e resolver muitos enigmas em diferentes planetas. Além de correr e pular, Ratchet e Clank possui características de jogabilidade com uma forte ênfase nas armas. A variedade de armas excêntrica tornam – se disponíveis ao longo do jogo , incluindo o Blaster (uma metralhadora), o Devastator (um lançador de mísseis), o Visibomb arma (lançador de mísseis por controle remoto), a Tesla Claw (garra geradora de eletricidade), bem como o R.Y.N.O. (Um multi lançador de mísseis), 16 diferentes armas estão disponíveis, das quais 10 podem ser atualizáveis como “armas de ouro”. Vários outros aparelhos também podem ser usados o Trespasser, por exemplo, é usado para iniciar “trava apanhadora” enigmas necessários para completar a fim de acessar determinadas áreas. Do mesmo modo, Grindboots permite que Ratchet possa deslizar sobre os ferros em áreas novas, enquanto o Swingshot age como um único braço-gancho. Fornecendo também interessante desvios regulares que permite desempenhar atividades tais como corridas de hoverboard e lutar com uma versão gigante do seu robô Clank. Para quem tem saudades tenho certeza que é um jogo que não vai deixar nada a desejar para os jogos similares da nova geração.

Road Map

Como todo jogo de aventura,  Ratchet & Clank não poderia ser diferente, você vai desenvolver e adquirir habilidades durante o jogo, então recomendo você a fazer o game em duas etapas, pois você começa muito fraco e desequipado, seguindo meu passo-a-passo tenho certeza que o jogo se tornará muito fácil.
1ª Jogada: Não será possível você pegar todos os Golden Bolts, nem todas as Skills nessa primeira jogada, pois muitas armas são liberadas nas ultimas fase e habilidades aprendidas durante o jogo. Então recomendo primeiramente você aproveitar o jogo e se habituar com os comando e câmera, recomendo se possível ir destruindo tudo que você encontrar pelo caminho para acumular parafusos, nesta primeira jogada irão pipocar cerca de 22 troféus.

Lista de troféus dividido por Planetas que podem ser pegos na primeira jogada:
Planeta Novalis
:bronze: Take AimPlaneta Aridia
:bronze: TransportedPlaneta Kerwan
:bronze: Qwarktastic
:bronze: Strike a Pose!

Planeta Eudora
:bronze: Very Sucky
:bronze: Vehicle Bombardier

Planeta Rilgar
:silver: Twisted Hoverboard
:gold: Speedy

Planeta Gaspar
:bronze: Destroyed

Planeta Orxon
:bronze: Hit Me More!
:bronze: Lombax Magnetic
:bronze: Sniper
:silver: Nano This!

Planeta Pokitaru
:bronze: Buried Treasure

Planeta Hoven
:bronze: Pest Control

Orbit Oltanis
:silver: All Qwark’d Up

Planeta Oltanis
:bronze: Sitting Ducks
:silver: Vandal

Kalebo III
:bronze: Magician

Planeta Veldin
:bronze: Careful Cruise
:bronze: Going Commando
:gold: Drek This!

Após terminar o jogo você certamente estará com as principais armas do jogo e necessárias para fazer os troféus restantes.

2ª Jogada: Agora sim devemos ir atrás de todos os troféus restantes no jogo, pois certamente todos os Planetas estão liberados e você com certeza tem praticamente todas as armas e equipamentos disponíveis no jogo ( exceto R.Y.N.O.), você vai ver que essa segunda jogada vai se tornar muito mais fácil devido ao seu conhecimento dos planetas.

Então vamos lá, primeiramente dedique-se a pegar o troféu :silver: Bolt Collector , recomendo você a travar o botão com alguma coisa e deixar o game parado e ir fazer outras coisas (eu comecei este guia), pois esse troféu leva cerca de 7 horas isso mesmo 7 horas para acumular a quantidade de parafuso. Após ter pego os 1.000,000 de parafusos você poderá comprar tudo no jogo, então pegue os troféus :silver: Ultimate Animal , e de brinde vem o :silver: Gadgeteer . Após isso pegue o troféu :gold: Ratchet, King Midas , ´na sequencia pegue o :bronze: These are not the droids you’re looking for… , que vai te mostrar lugares com Golden Bolts (fica em verde no mapa), agora buscar os que ficarão em alguns planetas:
Planeta Rilgar
:bronze: Cluck, CluckPlaneta Batalia
:silver: Eat LeadPlaneta Orxon
:bronze: Hey, Over Here!

quase lá, pegue o troféu :silver: Girl Trouble

agora está muito perto, falta apenas os troféus: :silver: Unlock Sketchbook , :gold: Skillful e :gold: Bolt Commando

Se você seguiu esse guia certamente agora você vai ganhar este troféu :platinum: Gadget Master .

GUIA DE TROFEUS

Gadget Master :platinum: [topo]
Obtain All Ratchet & Clank Trophies

Basta apenas liberar os outros 34 troféus.

Bolt Commando :gold: [topo]
Gather All 40 Golden Bolts throughout the game

Consiste em pegar todos os 40 (Golden Bolts) ou parafusos de ouro.
Lista com localização

  • Planet Novalis (3 Gold Bolts)
  • Planeta Aridia (4 Gold Bolts)
  • Planeta Kerwan (3 Gold Bolts)
  • Planeta Eudora (1 Gold Bolt)
  • Blarg Station (2 Gold Bolts)
  • Planeta Rilgar (2 Gold Bolts)
  • Planeta Umbris (2 Gold Bolts)
  • Planeta Battalia (2 Gold Bolts)
  • Planeta Gaspar (2 Gold Bolts)
  • Planeta Orxon (2 Gold Bolts)
  • Planeta Pokitaru (1 Gold Bolt)
  • Planeta Hoven (2 Gold Bolts)
  • Oltanis Orbit (1 Gold Bolt)
  • Planeta Oltanis (4 Gold Bolts)
  • Planeta Quartu (2 Gold Bolts)
  • Kalebo III (2 Gold Bolts)
  • Veldin Orbit (2 Gold Bolts)
  • Planeta Veldin (3 Gold Bolts)

vídeo

Skillful :gold: [topo]
Master all 30 skill points

Você deve obter todos os 30 skill points.

Ratchet, King Midas :gold: [topo]
Obtain all ten gold weapons

Para obter esse troféu é necessário comprar todas as armas de ouro, para isso você precisa terminar o jogo, e após isso escolher começar um novo jogo apertando :cross: só assim vai liberar o acesso a todas as armas de ouro, 5 estão localizadas no Planeta Orxon e as demais no Planeta Novalis,  segue um vídeo pra ajudar na localização:
Lista com localização

  • Gold Blaster – 20,000 parafusos e 4 Gold Bolts
  • Gold Bomb Glove – 10,000 parafusos e 4 Gold Bolts
  • Gold Decoy Glove – 10,000 parafusos e 4 Gold Bolts
  • Gold Devastator – 60,000 parafusos e 4 Gold Bolts
  • Gold Glove of Doom – 20,000 parafusos e 4 Gold Bolts
  • Gold Mine Glove – 10,000 parafusos e 4 Gold Bolts
  • Gold Morph-O-Ray – 20,000 parafusos e 4 Gold Bolts
  • Gold Pyrocitor – 30,000 parafusos e 4 Gold Bolts
  • Gold Suck Cannon – 10,000 parafusos e 4 Gold Bolts
  • Gold Tesla Glove – 60,000 parafusos e 4 Gold Bolts

vídeo

Drek This! :gold: [topo]
Defeat Chairman Drek

Relacionado a historiaChairman Drek encontra-se no Planeta Veldin, para derrota-lo é muito fácil, principalmente se você tiver em mãos a R.Y.N.O., a fica fácil, segue um vídeo para facilitar:

Speedy :gold: [topo]
Beat the hoverboard challenge in less than 1:35 on Rilgar

É um dos 30 skill points
Este troféu pode ser feito apenas no Planeta Rilgar, consiste em você fazer um tempo abaixo de 1:35 em Hoveboard Challenge, vai um vídeo para ajudar:

Ultimate Animal :silver: [topo]
Obtain the R.Y.N.O.

Esta arma se encontra no Planeta Rilgar, se trata da arma mais poderosa do jogo, só que para compra-la você deve ter um total de 150,000 parafusos.

Twisted Hoverboard :silver: [topo]
Do a “Twisty” McMarx” in the hoverboard race

É um dos 30 skill points
No Planeta Rilgar você deve efetuar um Twisty McMarx, para isso pule na maior rampa e segure :up: e aperte na sequencia :r1: :r2: :l1: :l2: se você não cair, receberá o troféu. Segue um vídeo pra ajudar:

Unlock Sketchbook :silver: [topo]
Attain 15 Skill Points to Unlock Sketchbook in Menu

Vem durante a caça as 30 Skill Points, ver troféu :gold: Skillful

Vandal :silver: [topo]
Destroy all streetlights in Oltanis

É um dos 30 skill points
No Planeta Oltanis você deve destruir todos os postes azuis existentes na fase, segue um vídeo com a localização:

Girl Trouble :silver: [topo]
Defeat Blarg Station Alien Queen using only the wrench!

É um dos 30 skill points
Para este troféu você deve matar a Rainha usando apenas a cheve como arma, a forma mais fácil que eu encontrei para fazer isso é fica bem próximo dela, e atacar após a sua sequencia de golpes, segue um vídeo para ajudar:

Gadgeteer :silver: [topo]
Obtain all regular weapon gadgets

São um total de 14 armas normais, que vão sendo desbloqueadas durante o desenrolar do jogo, cada qual com seu valor.

  • Blaster – 2,500 parafusos (Bolts)
  • Pyrocitor – 2,500 parafusos (Bolts)
  • Taunter – 2,500 parafusos (Bolts)
  • Mine Glove – 7,500 parafusos (Bolts)
  • Glove of Doom – 7,500 parafusos (Bolts)
  • Drone Device – 7,500 parafusos (Bolts)
  • Decoy Glove – 7,500 parafusos (Bolts)
  • Walloper – 7,500 parafusos (Bolts)
  • Devastador – 10,000 parafusos (Bolts)
  • Visibomb Gun – 15,000 parafusos (Bolts)
  • Tesla Glove – 40,000 parafusos (Bolts)
  • Morph-O-Ray – Pega durante a história
  • Suck Cannon – Pega durante a história
  • R.Y.N.O. – 150,000 parafusos (Bolts)
Nano This! :silver: [topo]
Upgrade to Ultra Nanotech

O Ultra Nanotech pode ser comprado pelo valor de 30.000 parafusos, com ele você chega ao nível máximo de vida do jogo, encontra-se no Planeta Orxon.

Bolt Collector :silver: [topo]
Collect 1,000,000 Bolts

Bom, este sem dúvidas é o troféu mais demorado do jogo, você deve coletar 1,000.000 de parafusos, pra se ter uma noção durante o jogo todo você não chega a coletar 200.000, então para ajudar o game te oferece um ” TILT”, para isso basta apenas você seguir o vídeo que vou postar, mais lembre, o troféu é bem demorado, então pode pegar algo pra travar o botão do seu controle e esperar, segue o vídeo:

All Qwark’d Up :silver: [topo]
Defeat Captain Qwark’s Ship

Relacionado a historia, basta apenas derrotar o Capitão Qwark’s Ship, recomendo guardar os misseis para o final da luta, mire nas turbinas indicadas, uma a uma você deve arrancar da nave, são 6 turbinas no total, muito cuidado com os meteóros também, isso acontece no final de Oltanis Orbit.

Eat Lead :silver: [topo]
Use a Sand Mouse to destroy all the tanks on Batalia

É um dos 30 skill points
Basta apenas destruir todos os Tanques, no Planeta Batalia, usando o Sand Mouse, que é aquele equipamento onde uma navezinha o ajuda a matar os inimigos, deixe apenas ela matar os Tanques, segue vídeo:

Hey, Over Here! :bronze: [topo]
Lure an enemy into a forcefield on Orxon

É um dos 30 skill points
No Planeta Orxon, basta apenas atrair as 2 aranhas-caranguejo que estão próximo a uma cerca elétrica na metade da fase.

Strike a Pose! :bronze: [topo]
Stand between Al’s Roboshack Statue’s legs on Kerwan

É um dos 30 skill points
No Planeta Kerwan, basta apenas pular na estátua de Roboshack, segue vídeo para ajudar:

Vehicle Bombardier :bronze: [topo]
Blow Up 10 Vehicles on Eudora

É um dos 30 skill points
No Planeta Eudora basta apenas destruir 10 veículos voadores, muito simples pois logo no começo da fase você encontra vários, segue video para ajudar na localização:

Cluck, Cluck :bronze: [topo]
Turn a tank into a chicken on Rilgar

É um dos 30 skill points
Basta apenas transformar um tanque em galinha no Planeta Rilgar, próximo ao vendedor da R.Y.N.O., tem um tanque que fica jogando produto tóxico, equipe a arma MORPH-O-RAY junto com a 02 MASK, basta atirar nele até transforma-lo em galinha.

Qwarktastic :bronze: [topo]
Destroy Captain Qwark training robot on Kerwan

É um dos 30 skill points
No Planeta Kerwan, basta apenas você destruir o Capitão Qwark ( um boneco tipo João-bobo ) que esta logo no começo do Planeta a esquerda, basta apenas com o “DEVASTADOR” dar um tiro no peito dele e o troféu é seu. Segue vídeo:

Take Aim :bronze: [topo]
Destroy a fighter or bomber on Novalis

É um dos 30 skill points
Destrua uma nave, no Planeta Novalis elas estão voando logo no começo da fase, recomendo usar a arma “DEVASTADOR”, segue um vídeo usando uma outra arma, veja qual você melhor se adapta e boa sorte.

Transported :bronze: [topo]
Destroyed three flying transports on Aridia

É um dos 30 skill points
No Planeta Aridia, basta apenas destruir 3 naves de transporta, segue vídeo:

Destroyed :bronze: [topo]
On Gaspar, blow up all Blarg destroyers

É um dos 30 skill points
No Planeta Gaspar você deve destruir todas as bombas que estão abastecendo as naves, são todas bem visíveis em um total de 5 bombas.

Sniper :bronze: [topo]
Shoot a Scream through the sniper hole on Orxon

É um dos 30 skill points
No Planeta Orxon, acerte um Scream (bicho azul que alerta as aranhas caranguejos), através de um cano, segue um vídeo para ajudar:

Lombax Magnetic :bronze: [topo]
Obtain the Magneboots

Relacionado a historia, basta apenas conseguir as botas magnéticas que estão no Planeta Orxon.

Buried Treasure :bronze: [topo]
Find and destroy all the crates in the ocean on Pokitaru

É um dos 30 skill points
Aqui você deve localizar e destruir todas as caixa explosivas submersas no Oceano de Pokitaru, para facilitar segue um vídeo de apoio:

Hit Me More! :bronze: [topo]
Obtain the Premium Nanotech upgrade

Para obter o Premiun Nanotech, você deverá acumular um todas de 4.000 parafusos, que é o custo do seu primeiro upgrade de Nanotech (life), você compra esse upgrade no final do Planeta Orxon, com o vendedor.

These are not the droids you’re looking for… :bronze: [topo]
Obtain the Persuader

Para obter o Persuader, você deve realizar uma troca com o Cientista que está no Planeta Pokitaru, para tal troca ocorrer 1º você deve conseguir o Raritanium ( uma pedra ), que você obtêm no Planeta Hoven, entregando ela ao Cientista você receberá o Persuader, que lhe mostrará em verde no mapa a localização dos Parafusos de Ouro ( Gold Bolts ), facilitando e muito a sua vida.

Magician :bronze: [topo]
Score 4500+ on a hoverboard race on Kalebo III

É um dos 30 skill points
No Planeta Kalebo III, você deve alcançar mais de  4.500 pontos, para isso aproveite as rampas fazendo muitas manobras, variando entre :l3: e as desfesas :l1: :l2: :r1: :r2: , não repita muito para não diminuir o valor das manobras, segue um vídeo para dar uma ajudinha:

Very Sucky :bronze: [topo]
Obtain the Suck Cannon

Relacionado a historia, basta apenas conseguir o Suck Cannom que se encontra no Planeta Eudora.

Pest Control :bronze: [topo]
Kill all Anklebiters on Planet Hoven

É um dos 30 skill points
No Planeta Hoven basta apenas matar todos os Anklebiters que saem do chão, demora um pouco mais fazendo isso o troféu é seu.

Sitting Ducks :bronze: [topo]
Destroy all cargo ships in the base on Orbital Oltanis

É um dos 30 skill points
Em Orbital Oltanis você deve destruir todas as naves cargo, são 8 no total, 7 estão logo no começo da fase e 1 no final, fácil de ser localizados.

Going Commando :bronze: [topo]
Kill 10 elite guards with only the wrench on Veldin

É um dos 30 skill points
Basta apenas matar 10 Guardas de Elite, que são mais facilmente encontrados na penúltima fase, Planeta Veldin, são uns que ficão voando e bem armados, o troféu é acumulativo e os inimigos sempre dão respawn,  como eles estão sempre flutuando o jeito mais fácil de mata-los é apertando :cross: para pular e :square: para acerta-los com seu machado.

Careful Cruise :bronze: [topo]
Traverse the water region without losing any health on Veldin’s Orbital Station

É um dos 30 skill points
No Planeta Veldin, você deve atravessar a água eletrocutada sem tomar qualquer dano até o outro lado, após acionar o botão para desligar a eletricidade você terá exatos 1:20 minutos para atravessar.