SLY COOPER – THIEVES IN TIME

full-icon.png

Introdução

– Dificuldade Estimada da Platina: 40.5/100 *
– Pontos de dificuldade: 2107 *
– Tempo Aproximado para a platina: 10-15 horas
– Offline: 50 (41 :bronze: 5 :silver: 3 :gold: 1 :platinum: )
– Troféus que você pode perder: Nenhum, pode repetir as missões a partir do Esconderijo
– Cheats impedem troféus?: Não

Sobre o Jogo

Sly, o maior ladrão dos video jogos, está de volta em Sly Cooper Thieves in Time. A história passa-se depois dos eventos de Sly 3, quando as palavras do Thievius Raccoonus começam a desaparecer, tal como Penelope. Bentley descobre que alguém que está a viajar pelo tempo é quem está a causar o desaparecimento das palavras do livro, e o gangue vai viajar pelo tempo para salvar os antepassados de Sly e assim evitar que a família Cooper desapareça da História.

O jogo apresenta muitos aspetos similares aos seus antecessores. Uma das maiores novidades são os fatos, que dão a Sly habilidades diferentes tais como resistência ao fogo. Entretanto, também têm as suas desvantagens, o fato que dá resistência ao fogo vai tornar Sly muito lento e tira-lhe a capacidade de saltar. Pode tirar e pôr os fatos a qualquer momento, mas primeiro tem que os desbloquear.

Bentley, Murray e Carmelita retornam como personagens jogáveis. Também vai poder jogar com os antepassados de Sly, dependendo do Episódio que você estiver a jogar.

RoadMap

1º Passo – Apenas desfrute do jogo. Divirta-se e faça todas as missões da história. Apanhe qualquer item coletável que você veja. Não se preocupe em apanhá-los todos ou fazer requisitos especiais em certas missões (exemplo: Hubba Hubba em que não pode falhar nenhum botão na dança da Carmelita). Você pode repetir as missões, então não se preocupe com esses troféus. Depois desse passo, vai ter os seguintes troféus (em Spoiler):

Nota importante se está atrás do Velocista: Abra mapa em todos os episódios. Tem que fazer isso para o troféu Navigate Like Drake , clique no nome do troféu para mais informações e detalhes.

:bronze: Family Matters
:bronze: Low Calorie Sushi
:bronze: Wardrobe Malfunction
:bronze: Gunslinger
:bronze: Dust Bunnies
:bronze: Bigfoot For Real
:bronze: Bearcicle
:bronze: Boom Stick
:bronze: I Believe the Time Is Now
:bronze: I Need A Mouse Trap
:bronze: Keep Your Turban On
:bronze: Home Sick
:silver: Costume Party
:gold: Final Chapter?

2º Passo – Voltar aos outros períodos de tempo para apanhar todos os items coletáveis. Para o fazer, vá a qualquer esconderijo e aperte :r1: duas vezes para chegar à carrinha. Depois selecione-a e escolha o período de tempo desejado. Abaixo vai encontrar vídeos com a localização de todas as Garrafas/Tesouros/Máscaras Sly em cada período de tempo. Depois disso, vai ter os seguintes troféus:

:bronze: Cooper Calling Card
:bronze: Play It Safe
:bronze: Put It In Your 401K
:bronze: Savings Account
:bronze: Zenny, Gil, or Just Loot
:bronze: Check Please
:bronze: Clockwerk Collector
:gold: Mark Your Territory

3º Passo – Fazer os troféus relacionados com o Esconderijo. Isto inclui reparar as máquinas dos jogos arcada, assim como bater os recordes das mesmas, comprar todos os produtos da ThiefNet e o troféu The Cooper Openque está relacionado com o jogo de ténis de mesa. Para completar este passo tem de primeiro fazer os passos 1 e 2. Vai ganhar os seguintes troféus:

:bronze: Online Shopping
:bronze: Child Of the 80’s
:bronze: Arcade Operator
:bronze: The Cooper Open
:silver: PayDay
:silver: Quarter Cruncher
:gold: 8-Bit Bentley Style

4º Passo – Fazer os troféus relacionados com combate, requisitos especiais em certas missões da história, etc. Este passo é o mais chato e também aquele onde vai ganhar o maior número de troféus. Comece por repetir as missões necessárias para ganhar os troféus que requerem que você complete uma espécie de desafio (exemplo: Hubba Hubba em que não pode falhar nenhum botão na dança da Carmelita), depois os troféus relacionados com combate (exemplo: Unexpected Package ) e depois os mais chatos ( Navigate Like Drake e Sparrow Approves ). Depois desse passo vai ganhar esses troféus:

:bronze: What’s Behind Door Number One?
:bronze: Radical Ninja
:bronze: Sparrow Approves
:bronze: Oh Look It’s Shiny
:bronze: Apollo Wins
:bronze: Get To the Chopper
:bronze: Cheers
:bronze: Navigate Like Drake
:bronze: Hubba Hubba
:bronze: Lunch Money
:bronze: Unexpected Package
:bronze: Waddle Waddle
:bronze: Airborne
:bronze: Ancient Warfare 3
:bronze: Crazed Climber
:bronze: Golden Arrow
:bronze: Downgrade
:bronze: Hero Tech
:silver: Cloud City
:silver: Hassan Would Be Proud
:platinum: Mask and Stripes Forever

GUIA DE TROFEUS

Mask and Stripes Forever :platinum: [topo]
Collect every bronze, silver, and gold trophy.

Troféu platina, desbloqueia assim que conseguir todos os outros troféus.

Troféus relacionados com a história

No Detonado tem vídeos de todos os episódios.

Family Matters :bronze: [topo]
Rescue Sly’s long lost Cooper relative in Episode 1.

Após viajar no tempo para o Japão Feudal, vai ter que salvar Rioichi Cooper da prisão. Vai ganhar o troféu depois de acabar a missão.

Low Calorie Sushi :bronze: [topo]
Complete all the jobs and beat the boss in Episode 1.

Basicamente, tem de acabar o episódio 1. Vai receber o troféu depois de derrotar o boss do Episódio 1, “El Jefe”.

Wardrobe Malfunction :bronze: [topo]
Unlock your first change of clothing.

Vai conseguir esse troféu durante o episódio 1. Vai ter que roubar de certos inimigos o capacete, armadura, leggings e escudo Samurai. Depois de acabar a missão relacionada com adquirir o conjunto de amardura Samurai, o troféu será seu.

Gunslinger :bronze: [topo]
Reunite with Sly’s long lost Cooper relative in Episode 2.

No Episódio 2, vai ter que ser preso propositadamente. Quando o levarem para a prisão vai encontrar Tennessee Kid Cooper e também outro troféu na sua coleção.

Dust Bunnies :bronze: [topo]
Complete all the jobs and beat the boss in Episode 2.

Quando acabar o Episódio 2 e derrotar o boss “Toothpick” esse troféu será seu.

Bigfoot For Real :bronze: [topo]
Track down Sly’s long lost Cooper relative in Episode 3.

No Episódio 3, vai encontrar “Bob Cooper”, um guaxinim da pré-história, que é também o primeiro Cooper de todos. Salve-o dos Tigres Dente de Sabre e ganhará o troféu.

Bearcicle :bronze: [topo]
Complete all the jobs and beat the boss in Episode 3.

Quando acabar o Episódio 3 e derrotar o Grizz, o troféu será seu.

Boom Stick :bronze: [topo]
Introduce Sly to his long lost Cooper relative in Episode 4.

No Episódio 4 vai viajar para a Inglaterra Medieval. Sly vai ter que salvar o seu antepassado Sir Gareth que está preso num circo. O troféu irá aparecer na sua tela quando ele for salvo.

I Believe the Time Is Now :bronze: [topo]
Complete all the jobs and beat the boss in Episode 4.

Para ganhar esse troféu tem que acabar o Episódio 4 e derrotar o Cavaleiro Negro.

I Need A Mouse Trap :bronze: [topo]
Meet up with an old adversary.

Esse troféu irá desbloquear quando se encontrar com Penelope, na Inglaterra Medieval.

Keep Your Turban On :bronze: [topo]
Make friends with Sly’s long lost Cooper relative in Episode 5.

No Episódio 5, o antepassado de Sly que vai encontrar é Salim Al Kupar. Ele vai estar dentro de um barco, quando chegar lá, ganhará esse troféu.

Home Sick :bronze: [topo]
Complete all the jobs and beat the boss in Episode 5.

Ganha esse troféu quando acabar o Episódio 5 e derrotar o boss Sra. Decibel.

Costume Party :silver: [topo]
Obtain every costume in the game.

Durante a história, vai conseguir ao todo 5 fatos diferentes, 1 em cada episódio. Eles são:

Armadura Samurai, vai ganhá-la durante o Episódio 1, no Japão Feudal.

Samurai_armor.jpg

Fato de Prisioneiro, vai ganhá-lo durante o Episódio 2, no Velho Oeste.

Sly%27s_Jailbird_Costume.jpg

Fato de Tigre Dente de Sabre, vai ganhá-lo durante o Episódio 3, na Idade do Gelo.

Sabertooth_Costume.PNG

Fato de Arqueiro, vai ganhá-lo durante o Episódio 4, na Inglaterra Medieval.

ArcherSlyJammin.JPG

Fato de Ladrão, vai ganhá-lo durante o Episódio 5, na Antiga Arábia.

Sly_in_thief_costume.jpg

Final Chapter? :gold: [topo]
Complete every job and beat every boss in all the episodes.

Quando zerar o jogo vai obter esse troféu.

Troféus relacionados aos items Coletáveis 

Vídeos dos Item Coletáveis aqui

Cooper Calling Card :bronze: [topo]
Collect your first hidden Sly mask.

Veja o troféu :gold: Mark Your Territory

Mark Your Territory :gold: [topo]
Collect all the hidden Sly masks.

Cada episódio tem um certo número de máscaras. Não se preocupe em apanhá-las todas logo no inicio, pois como já foi referido, pode repetir todas as missões.

Nos Items Coletáveis tem vídeos com todas as localizações das máscaras.

Play It Safe :bronze: [topo]
Unlock the Cooper Safe in Episode 1.

Para abrir o Cofre Cooper têm de encontrar todas as Garrafas nesse episódio, que tal como em todos os outros episódios, são 30. Veja nos Items Coletáveis na secção do Episódio 1 vídeos com a localização das Garrafas e do Cofre.

Put It In Your 401K :bronze: [topo]
Unlock the Cooper Safe in Episode 2.

Para abrir o Cofre Cooper têm de encontrar todas as Garrafas nesse episódio, que tal como em todos os outros episódios, são 30. Veja nos Items Coletáveis na secção do Episódio 2 vídeos com a localização das Garrafas e do Cofre.

Savings Account :bronze: [topo]
Unlock the Cooper Safe in Episode 3.

Para abrir o Cofre Cooper têm de encontrar todas as Garrafas nesse episódio, que tal como em todos os outros episódios, são 30. Veja nos Items Coletáveis na secção do Episódio 3 vídeos com a localização das Garrafas e do Cofre.

Zenny, Gil, or Just Loot :bronze: [topo]
Unlock the Cooper Safe in Episode 4.

Para abrir o Cofre Cooper têm de encontrar todas as Garrafas nesse episódio, que tal como em todos os outros episódios, são 30. Veja nos Items Coletáveis na secção do Episódio 4 vídeos com a localização das Garrafas e do Cofre.

Check Please :bronze: [topo]
Unlock the Cooper Safe in Episode 5.

Para abrir o Cofre Cooper têm de encontrar todas as Garrafas nesse episódio, que tal como em todos os outros episódios, são 30. Veja nos Items Coletáveis na secção do Episódio 5 vídeos com a localização das Garrafas e do Cofre.

Clockwerk Collector :bronze: [topo]
Collect over 20 treasures.

Cada episódio tem um certo número de tesouros e tem que pegá-los e levá-los de volta para o Esconderijo em tempo limitado sem deixar que eles tomem dano. Nos Items Coletáveis tem vídeos da localização dos tesouros em cada episódio.

Troféus relacionados com o Esconderijo

Mais detalhes de como ganhar esses troféus no RoadMap

8-Bit Bentley Style :gold: [topo]
Beat every hideout arcade’s top high score.

Primeiro, tem que fazer o troféu Quarter Cruncher

Depois disso, em cada Esconderijo, vai ter uma maquina de jogos diferentes. Eles são iguais áqueles mini jogos de quando o Bentley pirateava os sistemas informáticos. Antes de começar a jogar, vai apresentar todos os high scores. bentley vai estar sempre no topo. Tem de fazer mais pontos que ele em todas as máquinas, e o troféu será seu.

O troféu pode ser um pouco chato, mas depois de algumas tentativas vai conseguir. Apanhe sempre aquelas coisas amarelas, azuis e vermelhas, que além de subir o seu nivel e disparar tiros mais fortes vai aumentar o seu score. Mate tudo o que vir pela frente. Aí vai uns videos com todas as maquinas para perceber melhor:

Máquina do Episódio 1:

Máquina do Episódio 2:

Máquina do Episódio 3:

Máquina do Episódio 4:

Máquina do Episódio 5:

Máquina de Paris:

PayDay :silver: [topo]
Purchase every item in ThiefNet.

Para esse troféu, vai ter que comprar todos os itens na Gatunet. Existem muitas maneiras de conseguir moedas:

Destruir objetos quebráveis.
Matar inimigos (entretanto, recomendo roubar aqueles que têm os bolsos a brilhar, pois eles têm um item especial que vale muitas moedas, e se os matar não vai conseguir esse item. Também é importante fazer isso para o troféu Hassan Would Be Proud ).
Levar os tesouros para o Esconderijo.
Acertar bem no centro dos alvos com uma flecha.

Conseguir moedas não é nada dificil. É recomendadissimo coletar todas as garrafas e abrir o cofre do Episódio 2, ele vai-lhe dar um item que dobra o número de moedas que cada objeto e inimigo contêm.

Quarter Cruncher :silver: [topo]
Unlock all 6 arcade machines.

Para desbloquear as máquinas de arcada, tem de encontrar todos os tesouros de um certo episódio. Por exemplo, para desbloquear a máquina do Esconderijo no Japão Feudal, tem que encontrar todos os tesouros do Episódio 1, e por aí adiante.

Existe uma exceção, para desbloquear a máquina no Esconderijo de Paris tem de encontrar TODOS os tesouros de TODOS os episódios.

Videos com as localizações dos tesouros podem ser encontrados aqui.

Online Shopping :bronze: [topo]
Make your first purchase on ThiefNet.

Veja o troféu PayDay

Child Of the 80’s :bronze: [topo]
Beat the top high score of one hideout arcade.

Veja o troféu 8-Bit Bentley Style

The Cooper Open :bronze: [topo]
Have a 20 hit rally with Bentley in each hideout.

Trofeu facil, em cada Esconderijo (Paris, Japão, Velho Oeste, Idade do Gelo, Inglaterra e Arábia) jogue ténis-de-mesa. Voce e o bentley têm que dar ambos 10 toques na bola (para fazer 20 como diz o trofeu) antes de algum de vocês marcar ponto. Não aperte :triangle: ou então o Bentley pode nao apanhar a bola que mandou. Conte o numero de toques, se nao conseguir chegar aos 20, tente outra vez.

Arcade Operator :bronze: [topo]
Repair any arcade machine.

Veja o troféu Quarter Cruncher

Outros Troféus (combate, desafios que tem de fazer em certas missões, etc)

Mais detalhes de como ganhar esses troféus no RoadMap

Cloud City :silver: [topo]
Defeat El Jefe on each tower without losing any health.

Para ganhar esse troféu, tem de derrotar El Jefe, o boss do Episódio 1, sem tomar nenhum dano. O troféu não é muito fácil, mas assim que aprender que ataques ele usa e quando os vai usar, então não deve ser muito dificil. Também tem de ser rápido a trocar de fatos, e saber quando os deve trocar. Quando ele usar os seus ataques de fogo, tem de trocar para a Armadura de Samurai, e quando usar os ataques de raios, não vai usar nenhum fato, pois precisa da sua rapidez máxima para os evitar. Se por acaso tomar algum dano, aperte :start: e reinicie o checkpoint.

Segue o vídeo:

Hassan Would Be Proud :silver: [topo]
Pickpocket a full collection of every item in the game.

Nesse troféu, vai ter que roubar items que se encontram nos bolsos dos inimigos. Aqueles que tiverem os bolsos a brilhar, é sinal que têm um item especial (que são os que contam para esse troféu). Cada período de tempo tem items diferentes, e cada item também tem um certo valor, uns valem 100 moedas, outros 200 moedas, e os mais raros, mas também os mais valiosos, 500 moedas.

Segue a lista, copie para o Notepad ou Word, aponte num papel ou imprime-a, faça como quiser, e marque os items que já tem:

Prólogo de Paris:
Queijo suíço – 100 moedas
Granada de Gás – 200 moedas
Sumo de Tomate – 500 moedas

Japão Feudal:
Máscara Kabuki – 100 moedas
Peça de Mahjong – 200 moedas
Pauzinhos de Marfim – 500 moedas

Velho Oeste:
Pepita de ouro – 100 moedas
Crachá de Agente – 200 moedas
Cinto com fivela de prata – 500 moedas

Idade do Gelo:
Ponta de lança de rocha de lava – 100 moedas
Fóssil de âmbar – 200 moedas
Máscara Tribal de Pinguim – 500 moedas

Inglaterra Medieval:
Relógio de Bolso – 100 moedas
Engrenagem de platina – 200 moedas
Olho de Dragão de Esmeralda – 500 moedas

Arábia:
Brinco de pérolas – 100 moedas
Cauda de Escorpião – 200 moedas
Anel vermelho de Ruby – 500 moedas

Segue o vídeo:

What’s Behind Door Number One? :bronze: [topo]
Unlock a costume gate in any episode.

Para esse troféu, tem que abrir um portão em que esteja numa área que se pode ser acedida usando um fato. Detrás desses portões, está sempre um tesouro, por isso você vai conseguir esse troféu enquanto está à procura dos tesouros. O vídeo:

Radical Ninja :bronze: [topo]
Stealth kill 15 enemies without alerting anyone.

Esse troféu virá normalmente enquanto joga. Como Sly (ou qualquer outro dos seus antepassados), fique atrás do inimigo e aperte rapidamente :triangle: + :square: . Faça isso 15x e o troféu é seu.

Oh Look It’s Shiny :bronze: [topo]
Pickpocket 10 unique items.

Veja o troféu Hassan Would Be Proud

Apollo Wins :bronze: [topo]
Have the perfect workout during the Training Montage.

Esse troféu tem que ser feito no Episódio 3, na Idade do Gelo, na missão “Ficando mais Forte”. É um conjunto de mini jogos, e tem de completá-los sem cometer nenhum erro. Se por acaso cometer algum, aperte :start: e restaure checkpoint. Fica o vídeo se estiver com dificuldades em ganhar esse troféu:

Get To the Chopper :bronze: [topo]
Don’t take any damage during Up In Smoke.

Troféu fácil. Durante o Episódio 5, vai haver uma missão em que vai que ter atirar bombas de fumo de um helicoptero controlado por Bentley. Vão haver umas torres atirando bombas para o ar e que o vão perseguir, mas não se preocupe, elas são bem lentas e basta apetar :l1: para fugir delas, caso alguma esteja muito perto de si. Se receber algum dano, reinicie o último checkpoint. O vídeo:

Cheers :bronze: [topo]
Don’t miss a single glass of sarsaparilla in Saloon Bug.

Outro troféu fácil, apenas tem de ser rápido. No Episódio 2, durante a missão “Grampo no Bar”, Bentley vai ser o barman, e vai ter que distribuir salsaparrilha aos clientes, sem falhar nenhum copo. Alguns deles querem mais do que 1 copo (máximo de 3), por isso tem de atirar mais do que 1 copo para esse cliente. Se falhar algum, reinicie o último checkpoint. Segue o vídeo:

Navigate Like Drake :bronze: [topo]
Take a look at every map in every episode.

Para esse troféu, tem que olhar para o mapa em todos os episódios, e em alguns casos, tem de ser dentro de missões. O melhor mesmo é ver o vídeo, porque é um bocado dificil de explicar por palavras:

Hubba Hubba :bronze: [topo]
Don’t miss a beat in the Carmelita dance game.

Durante o Episódio 5, a Carmelita vai ter que fazer uma dança para distrair uns guardas. Não pode falhar nenhum botão! As 2 últimas sequências de botões são as mais dificeis, e tente não falhar, porque se reiniciar o útlimo checkpoint, então tem que fazer a dança do INICIO! Esse troféu pode ser um pouco chato, mas com prática vai consegui-lo sem problemas.

Vídeo:

Lunch Money :bronze: [topo]
Slam 100 enemies with Murray.

Sem estar dentro de uma missão, a partir do Esconderijo selecione o Murray e destrua todos os inimigos que vir apertando :square: . Ganhará o troféu quando matar 100 inimigos dessa maneira. Recomendo fazer no Episódio 1, no Japão Feudal, onde os inimigos são mais fracos.

Unexpected Package :bronze: [topo]
Place 60 bombs in enemy pockets with Bentley.

Sem estar numa missão, selecione Bentley a partir do Esconderijo. Dirija-se a um inimigo pelas costas, e roube tudo do seu bolsos com :circle: . Depois disso, segure :triangle: para inserir a bomba no bolso do inimigo. Detone-a. Depois de fazer isso 60 vezes para ganhar o troféu.

Waddle Waddle :bronze: [topo]
Shoot 40 penguins with Carmelita.

Esse troféu só pode ser feito durante o Episódio 3, na Idade do Gelo. Sem estar numa missão, selecione a Carmelita a partir do Esconderijo e mate todos os pinguins que vir. Eles têm localizações fixas, mas não terá problemas em encontrá-los, pois eles são muitos. Se vir que já matou todos ou está com problemas em encontrá-los, então volte ao Esconderijo ( :start: > Voltar para o Esconderijo). Atenção, tem de atirar neles com a arma da Carmelita, ou seja, tem que mirar com :l1: e disparar com :r1: , se matar os pinguins com :square: não vai contar para o troféu. Quando matar 40, o troféu é seu.

Airborne :bronze: [topo]
Paraglide for at least 10 seconds without using any geysers!

Troféu fácil, tem que usar o para-quedas para planar durante 10 segundos, sem usar os geysers que se encontram no Episódio 3. Um bom síto para fazer isso é no Japão, segue o vídeo com a localização:

Ancient Warfare 3 :bronze: [topo]
Crackshot 10 enemies within 65 seconds.

Esse troféu só pode ser feito no Episódio 2, com Tennessee “Kid” Cooper. Usando a habilidade dele de Atirador Exímio, tem de atirar em 10 inimigos em 65 segundos. Não precisam ser 10 de seguida, aliás, a habilidade apenas permite 6 inimigos de seguida. Pode fazer 1 a 1, o único requisito é matar 10 com essa habilidade em 1 minuto e 5 segundos. Segue o vídeo:

Crazed Climber :bronze: [topo]
Scale the dragon lair in under 90 seconds.

Durante a missão Ameaça Mecânica, no Episódio 4, vai ter uma parte em que vai ter que escalar até ao topo onde se encontra o Dragão mecanizado de 3 cabeças. Tem de fazer isso em menos de 90 segundos (1 minuto e 30 segundos). Segue o video:

Golden Arrow :bronze: [topo]
Complete the archery minigame without hitting any friendly targets.

No Episódio 4, na Inglaterra Medieval, durante a missão “Alvo Dificil”, vai haver um mini jogo de tiro ao alvo. Tem que fazer 120 pontos, e para esse troféu, não pode acertar nos alvos que parecem os amigos do Sly. Foque-se apenas nos cavaleiros que aparecem, e se tiver boa pontaria, acerte no dragão que passa a voar muito rápido, ele dá um grande número de pontos.

Downgrade :bronze: [topo]
Complete any Alter Ego without leveling up once.

Troféu fácil, durante os hacks do Bentley, um dos mini jogos chama-se Alter Ego. São aqueles em que Bentley é muito musculado e está equipado com umas armas, e no fim tem de derrotar o CPU, que tem a aparência de um olho e dispara lasers. Durante o nível, evite aquelas coisinhas amarelas, azuis e vermelhas para não subir de nivel. No fim, derrote o CPU e o troféu será seu.

Hero Tech :bronze: [topo]
Battle with a secret weapon.

Para fazer esse troféu, primeiro tem que ganhar o troféu Mark Your Territory , em que consiste coletar todas as Máscaras. Quando tiver coletado todas as Máscaras, aperte :start: , vá a extras e selecione a “Arma de Cole”. Mate um inimigo com ela, e o troféu é seu.

Sparrow Approves :bronze: [topo]
Use the compass many times to navigate.

Troféu chato. Tem que usar a bossula, apertando :r3: , 500 vezes. Não há dica para esse troféu, tudo o que pode fazer é apertar :r3: sempre que puder, e eventualmente ganhará o troféu.