SORCERY

full-icon.png

Introdução

– Dificuldade Estimada da Platina: 45.6/100 *
– Pontos de dificuldade: 1396 *
– Tempo Aproximado para a platina: De 8 a 15 horas (ou até mais, dependendo da sua habilidade com o Move, bem como dificuldade para executar ações específicas no jogo)
– Offline: 18 :bronze: 11 :silver: 4 :gold: 1 :platinum: – 34 Troféus
– Troféus que você pode perder: Quase todos do game, conteúdo em spoiler:

:gold: It’s Mine, All Mine!
:gold: The Collector
:gold: Dehydrated
:silver: Shattered
:silver: Zapped
:silver: The Old One-Two
:silver: Burninated
:silver: 1.21 Gigawatts
:silver: Booty Hunter
:silver: The Potions Master
:silver: Full Spice Rack
:silver: The Miser
:silver: Master of Ice
:silver: Master of Fire
:bronze: Bank Shot
:bronze: Shooting Blind
:bronze: Quit Hitting Yourself
:bronze: Let’s Get Physical
:bronze: Ice to Meet You
:bronze: Spider-nado
:bronze: Fire & Ice
:bronze: Take that! And that!
:bronze: She’s Just Not That Into You
:bronze: Makin’ Bacon
:bronze: Finish Him Already
:bronze: Like a Rat in a Trap

– Minimo de Jogadas: Duas no mínimo, visto que os troféus :silver: Master of Ice e :silver: Master of Fire são acumulativos e não dá pra fazer no mesmo gameplay. A maioria dos troféus pode ser pega no 1º gameplay, mas requer bastante atenção e paciência.
– A dificuldade afeta os troféus: Não, mas se você colocar em nível muito fácil, alguns troféus onde são necessários matar inimigos com certa magia pode ser quase impossível de se ganhar, visto que os inimigos não aguentarão o golpe até o final e morrerão antes, nos casos de magias combinadas.
– Troféus Bugados: Não há.
– Cheats impedem troféus?: Não há cheats.

Sobre o Jogo

Sorcery é um game que surgiu da parceria entre a Sony e a Unreal. Sorcery é um game de ação em terceira pessoa, no qual o jogador assume o papel de um feiticeiro que mistura magias para derrotar seus inimigos. O principal atrativo do título é a utilização do PlayStation Move para a realização dos gestos que compõem cada um dos feitiços, explorando a nova funcionalidade de captação de movimento exibida pelo acessório.
O jogo se inspira na mitologia gaélica e possui um sistema dinâmico de combinação de mágicas: ao criar uma parede de fogo e em seguida lançar um tornado através dela, por exemplo, o resultado é um redemoinho flamejante que destrói tudo em seu caminho.

RoadMap

Sem muito segredos, você deve jogar duas vezes no mínimo para liberar todos os troféus. Se você almeja a conquista do “Velocista”, sugiro que leia todo o guia antes de sequer instalar os troféus do game, visto que alguns podem ser mais complicados de adquirir. O ponto principal para uma platina rápida (e não muito estressante) no Sorcery é atenção. Para este jogo, acredite, atenção conta mais do que habilidade com o Move.

1º Passo e primeiro gameplay (e mais importante) – Conseguir o máximo de troféus possível enquanto pega todos os coletáveis

Nesta jogatina, estamos buscando…

Troféus Relacionados à História:gold: Dark Victory
:bronze: Banshee Slayer
:bronze: Troll Hunter
:bronze: Elf Abuser
:bronze: Tree Killer
:bronze: Celestial Engineer
:bronze: Am I Epic Yet?

Troféus Coletáveis, Relacionados a inimigos, Troféus Específicos

Nota: É recomendadíssimo que os troféus abaixo sejam pegos no primeiro gameplay, embora possam ser pegos no segundo. Acredite, conseguindo estes no primeiro gameplay ficará bem mais fácil para que o segundo gameplay seja mais tranquilo e rápido. Mas não se preocupe tanto, eles são razoavelmente fáceis de se conseguir e pode ser que alguns virão automaticamente.

:gold: It’s Mine, All Mine!
:gold: The Collector
:gold: Dehydrated
:silver: Shattered
:silver: The Old One-Two
:silver: Burninated
:silver: 1.21 Gigawatts
:silver: Booty Hunter
:silver: The Potions Master
:silver: Full Spice Rack
:silver: The Miser
:bronze: Bank Shot
:bronze: Shooting Blind
:bronze: Quit Hitting Yourself
:bronze: Let’s Get Physical
:bronze: Ice to Meet You
:bronze: Spider-nado
:bronze: Take that! And that!
:bronze: She’s Just Not That Into You
:bronze: Makin’ Bacon
:bronze: Finish Him Already
:bronze: Like a Rat in a Trap

Nota 2: Os troféus abaixo são específicos, mas eles são uns “específicos nível 2”, por serem mais chatos e ruins de fazer do que os outros já mencionados. Caso esteja tendo dificuldades, tente no segundo gameplay, ou use saves manuais.

:silver: 1.21 Gigawatts
:silver: Zapped
:bronze: Fire & Ice

Nota 3: Os troféus abaixo estão relacionados a inimigos. Embora você não conseguirá fechá-los no primeiro gameplay eles estão listados aqui pois devem ser focados também durante a primeira jogatina. Eles somente serão seus na segunda vez que você jogar ou talvez você até mesmo precisará começar um terceiro gameplay para consegui-los.

:silver: Master of Ice
:silver: Master of Fire

Há dois pontos importantes que devem ser focados durante o primeiro gameplay: Os coletáveis e os inimigos. Além dos troféus relacionados à história, todos os troféus de coletáveis e de ouro podem ser obtidos já no primeiro gameplay.

Vá progredindo normalmente no game prestando atenção em detalhes e “cantos” escondidos, em especial onde há caminhos duplos. O objetivo aqui é conquistar os três troféus de ouro que não estão relacionados à história. O game como um todo é relativamente facil, você deve consegui-los sem muitos problemas.

Novamente ressalvo que atenção é fundamental visto que o game tem o tempo todo “bloqueios” que impedem o jogador de voltar caso seja necessário. Uma vez que passou por um lugar e esqueceu algo para trás, acredite, na maioria das vezes não será possível voltar. Minha sugestão é fazer saves manuais constantemente (sugiro um save a cada 20 – 30 minutos), e faça vários deles (nunca dando “overwrite”), assim caso um destes bloqueios te surpreendam, dê load em um save manual que você fez.

Neste primeiro gameplay, você deve se concentrar especialmente em matar inimigos usando as magias de fogo e gelo. Uma vez conseguida a magia, sugiro que você comece matando todo e qualquer inimigo (exceto os de gelo) com ice até que você que consiga a magia fire. Uma vez que você consiga a magia fire, mate todos os inimigos (exceto os de fogo) com a magia. A questão aqui é que a magia fire é a penúltima do game que você conquista e se você não focar logo no troféu que requer que você mate 150 inimigos com fogo, pode ser que você precise de um terceiro ou quarto gameplay só por causa deste troféu.

2º Passo e segundo gameplay – Focar nos troféus específicos e acumulativos

No segundo gameplay, o objetivo é…

Troféus Relacionados a InimigosNeste gameplay fecham os troféus abaixo. Fique atento para usar as magias de gelo e fogo assim que você as conseguir. Se algum não aparecer, comece um terceiro gameplay, os troféus virão e você nem precisará terminar.

:platinum: Ultimate Sorcerer
:silver: Master of Ice
:silver: Master of Fire

Minha sugestão é que seja jogado na dificuldade normal ou hard.

A idéia agora é terminar os que exigem matar 150 inimigos com fogo e gelo, enquanto tenta fechar qualquer troféu específico deixado para trás.

Troféu específico é aquele que requer exatamente uma certa coisa, como por exemplo, matar um inimigo com tal magia ou cumprindo tal condição. Se você não conquistou um troféu específico, na primeira jogatina ou qualquer um daqueles que você achou que conquistaria no primeiro gameplay, você deve focar neles agora definitivamente, afinal você já estará mais familiarizado com o jogo e com a execução das magias.

Dê atenção especial “mid game” e “late game” (da floresta em diante) onde a maioria dos troféus específicos podem ser conquistados. Nesta hora onde o foco são os troféus específicos, os saves manuais se mostrarão imensamente úteis.

Com estes pontos em mente, vamos aos troféus.

GUIA DE TROFEUS

Ultimate Sorcerer :platinum: [topo]
Collect all the other trophies in the game

Como toda platina, consiga todos os troféus e ela será liberada.

Dark Victory :gold: [topo]
Kill the Nightmare Queen

Troféu relacionado à história, mate o último boss, Nightmare Queen, e ele vai aparecer.

It’s Mine, All Mine! :gold: [topo]
Open every chest in the game

Você deve abrir todos os baús do game. Ao todo são 100 baús (chests), contendo Gold, itens e tesouros.

Esse “walkthrough” serve tanto para esse troféu quanto para o :gold: The Collector
The Collector :gold: [topo]
Collect every treasure in the game

Você deve colecionar todos os tesouros do game. Tesouros são itens encontrados exclusivamente nos baús. Os tesouros servem unicamente para venda. Consequentemente, ao pegar todas as chests você também consegue liberar este troféu. Veja :gold: It’s Mine, All Mine!

No meu caso, eu juntei todos os tesouros no inventário e vendi todos eles no último encontro com o mercador, dentro do castelo após a treasure room. Conseguindo juntar todos os tesouros até o final e também economizando grana por todo o jogo, você ainda libera o troféu :silver: The Miser
Dehydrated :gold: [topo]
Beat the game without drinking a single health potion

Basta zerar o jogo sem utilizar nenhuma poção de vida, para não cair na tentação venda todas as que você obtiver. As poções de melhoramento – feitas combinação dos ingredientes encontrados – não atrapalham esse troféu.

Shattered :silver: [topo]
Shatter 3 enemies with one hit

Assim que você conseguir a magia de gelo, você terá que congelar um lago em que na outra margem existirão 4 trolls com escudos. Congele os três que estiverem no nível do solo, até preencher a barra de especial, congele o lago e com o especial – segure e o botão T e abaixe o controle MOVE, executando o Justice Strike – você matará os três ao mesmo tempo. Não se esqueça de congelá-los TOTALMENTE (3 magias de gelo seguidas dão conta do recado). O troféu é bem fácil, mas caso encontre dificuldades, veja o conteúdo em spoiler.

Dica: Faça um save antes de tentar.
Dica2: Caso não consiga na primeira tentativa, aumente a dificuldade do jogo assim os monstros terão mais HP e não morreram no processo de congelamento.
Zapped :silver: [topo]
Kill 4 sylphs with one lightning bolt

Sylphs são umas fadas que aparecem pela primeira vez na floresta. Elas ficam correndo no meio das árvores e chegam perto, te dão uma porrada e depois saem correndo. Para conseguir o troféu, sugiro que faça apenas um (dos dois) upgrades disponíveis da magia lightning (raios). Quando chegar na floresta onde você terá 04 ou mais delas reunidas, faça um tornado (selecione magia do vento e mova o controle para esquerda ou direita) e depois mova para frente. O tornado voará em direção às sylphs, juntando todas elas enquanto elas ficam voando. Basta trocar rapidamente para a magia do raio e atacar normalmente, é quase 100% de certeza que elas morrerão de uma vez.
Dificuldades? Spoiler salva vidas

]Hit an enemy simultaneously with a curved bolt and a straight bolt :silver:

Ao mover o move para os lados em movimentos semi-circulares você consegue fazer o raio curvado. Selecione a magia arcane (pressionando o botão Move) e você deve ao mesmo tempo atingir um inimigo com o raio curvado e um outro em linha reta. É mais simples do que parece.Set 7 enemies on fire at the same time :silver:

No caminho da Faerie Forest quando aparecerem as primeiras aranhas pequenas, dirija-se para o final da sala e faça um tornado que capture 7 aranhas e torre elas com uma magia simples de fogo. Lembre-se de ficar rodeando pelo mapa até juntar as aranhas, ou o tornado pode não pegar todas elas de uma só vez. Caso esteja tendo dificuldades.]Cast lightning trap, lightning storm, and lightning bolt simultaneously :silver:

Você deve fazer, “ao mesmo tempo” uma armadilha de raios, uma tempestade de raios e um ataque comum usando o raio. “Ao mesmo tempo” significa que deve ser feita antes do tempo do tornado acabar. Passo a passo: Comece conjurando um tornado (magia do vento + mover para esquerda ou direita) em seguida e perto do tornado, faça a armadilha de raios (magia do raio + mover para esquerda ou direita). Você já terá cumprido 2 requisitos: armadilha e tempestade de raios, pois a armadilha irá acertar o tornado, criando uma “lightning storm”. Para finalizar, enquanto o tornado eletrificado estiver ativo ataque normalmente (lightning bolt). Você pode tentar fazer isso em um inimigo, mas poucos são os que sobrevivem a isso na dificuldade normal ou abaixo. Caso tenha dificuldades ou ache a descrição confusa.
]Open 50% of the chests in the game :silver:
Abra metade de todos os baús do jogo. Se você está seguindo o :gold:It’s Mine, All Mine!, conseguirá esse sem problemas.

Research every potion in the game :silver:
Seguindo o :gold:  It’s Mine, All Mine! , você encontrará alguns baús no game que te darão alguns ingredientes com os quais você faz poções de melhoramento (tipo aquelas que você teve de fazer para conseguir o heroic strike). São ao todo 8 ingredientes, e ao apertar triângulo você entra no inventário e pode misturar estes ingredientes para descobrir novas poções. Descobrindo todas elas, troféu liberado. Realmente não acredito que haja dificuldade alguma, mas para prevenir…
]

Find every ingredient in the game :silver:
Você deve encontrar todos os outros ingredientes. Este troféu virá à medida que você for progredindo no :gold: It’s Mine, All Mine!

Accumulate 20,000 gold :silver:
Auto-explicativo, junte 20.000 em ouro. Basta ir seguindo o :gold: It’s Mine, All Mine! ,você terá todos os tesouros e no fim do game venda todos eles (e tenha no mínimo 7000 gold com você) que o troféu virá.

150 kills with ice :silver:

Acumulativo – Você deve matar 150 inimigos usando a magia de gelo. Congele os inimigos totalmente (acertando com gelo 3 vezes) e depois acerte um shield bash (L2 + X) ou com o arcane normalmente, fazendo o inimigo estilhaçar em pedaços.150 kills with fire :silver:

Acumulativo – Mate 150 inimigos usando a magia de fogo.Kill the Banshee :bronze:

Troféu relacionado à história, basta matar o primeiro chefe.

Kill the Troll in Ordale :bronze:

Troféu relacionado à história, basta matar o Troll de Gelo na “segunda fase”. Ele é imune a ataques comuns, então use as fogueiras do cenário para fazer seus ataques comuns virarem “fireballs” e causar dano.Kill the Elf Assassin :bronze:

Troféu relacionado à história, basta matar o elfo.Kill the Forest Guardian :bronze:

Troféu relacionado à história, basta matar o guardião da fairie forest.Repair the sky :bronze:

Troféu relacionado à história, depois de juntar as sete estrelas na floresta você deve organizá-las no céu, de modo que formem um heptágono. Troque de estrelas usando o botão “T” e faça-as girar usando o botão “move”.Kill an enemy with a double ricochet :bronze:

Ao encontrar inimigos de gelo atinja eles normalmente com a magia arcane. Eles são imunes a arcane, então a magia irá rebater nele e voar pra qualquer lugar (inclusive podendo acertar você mesmo). Caso a magia acerte duas vezes (ou mais) o mesmo inimigo e ele morra, troféu liberado. Muito mais fácil do que aparenta.Kill an enemy that you can’t see with curved bolt :bronze:

Quanto tiver um inimigo em algum lugar onde você não possa ver o infeliz EM NENHUM LUGAR DA TELA, lance o raio curvado, soltando o feitiço com movimento circular, acertando-o até matar.Take damage from a reflected arcane bolt :bronze:

Pode ser pego ao acertar inimigos de gelo com arcane, jogue vários um atrás do outro, rapidinho um deles volta e te acerta, liberando o troféu.
Kill an enemy with shield bash :bronze:
Bata um pouco em algum inimigo para que ele fique com cerca de 20% de life. Basta depois chegar perto e acertar o shield bash (L2+X) algumas vezes e ele morrerá. Fácil, não?Freeze yourself with a reflected ice bolt :bronze:

Jogue o raio de gelo em um inimigo que devolva o raio para você, basta ser acertado pelo raio. Os inimigos de gelo devolvem os raios de gelo.Pick up 5 spiders with a whirlwind :bronze:

Assim que encontrar as aranhas em fairie florest, use um tornado (movendo o move para os lados) Ao acertar 5 delas e fazendo elas voar ao mesmo tempo no tornado, você libera o troféu.Execute the fire/wind/arcane combo :bronze:

Troféu relacionado à história, você deve combinar Fogo, vento e arcane. Ele é relacionado à história porque tem uma hora que você é obrigado a fazer essa magia combinada para destrancar uma porta. Como proceder: Use o tornado (magia do vento + esquerda ou direita), depois use a magia fogo, causando uma fire storm (o tornado sai voando e queimando) para finalizar, use o arcane mirando no tornado de fogo. As magias arcane vão incendiar e ricochetear para várias direções, acertando os lugares necessários para destrancar a porta e liberando o troféu do combo.Kill a fire sylph and an ice sylph with a lightning storm :bronze:

Esse é meio enjoado. Progredindo pela floresta, você verá diferentes sylphs, inclusive umas que atacam com fogo e outras com gelo. Você deve circular pelo mapa fazendo elas ficarem próximas e então usar um tornado para elas voarem juntas no tornado, depois chegue perto do tornado e use a armadilha (magia do raio + esquerda ou direita), causando uma lighting storm e matando as duas sylphs ao mesmo tempo. Tome cuidado pois se a armadilha acertar diretamente as sylphs e matá-las, o troféu não aparece.
]Hit an enemy with arcane, ice, wind, fire, and lightning :bronze:

Troféu tranquilo, pode ser feito em qualquer dificuldade. Você deve acertar um mesmo inimigo com todas as magias exceto com a magia earth, porém raros são os inimigos que suportam todas as magias, a maioria morre na segunda ou terceira magia. Assim, qual a solução? Usar o último boss. Por mais que algumas pessoas digam que não funcionem em bosses, use o vídeo abaixo para ganhar o troféu.
She’s Just Not That Into You :bronze: [topo]
Killed by Erline

Ao final do jogo, antes de você enfrentar o último chefe…

Makin’ Bacon :bronze: [topo]
Change every sheep at the tower into a pig

Na primeira fase, bem no início do jogo, The Tower, você deve transformar todas as ovelhas em porcos. Para isso, atinja-as com a magia arcane.

Finish Him Already :bronze: [topo]
Keep an enemy chilled for 20 seconds

Um inimigo deve ficar congelado por 20 segundos. Lance 3 feitiços seguidos de gelo em um inimigo e espere .Se ele começar a descongelar lance outro e fique enrolando até que dê os 20 segundos. Use alguns inimigos mais resistentes como sylphs caso esteja com dificuldades

Like a Rat in a Trap :bronze: [topo]
Die while you’re a rat

Você deve morrer transformado em rato. Após encontrar a poção polimorph…

Você passará por alguns lugares transformado em um rato. Há apenas duas ocasiões no game onde é possível morrer deste jeito: Uma enquanto está caindo um líquido suspeito no meio do caminho, fique lá “tomando banho” até o líquido te matar. A segunda é na floresta, quando você ver umas aranhas no meio do caminho deixe elas te “almoçarem” na pele de rato até que você morra.