TALES OF GRACES F

full-icon.png

 Introdução 

– Dificuldade Estimada da Platina: 59.9/100 *
– Pontos de dificuldade: 2322 *
– Tempo Aproximado para a platina: 90h+
– Offline: 37 :bronze: 10 :silver: 2 :gold:
– Troféus que você pode perder:  A Gentlemanly Triumph ,  Bryce in 60 Seconds ,  Queen Slime in 60 Seconds ,  Richard in 60 Seconds ,  Dispaters in 60 Seconds ,  Kurt in 60 Seconds , Polycarpus in 60 Seconds ,  Lambda in 60 Seconds ,  Fodra Queen in 60 Seconds ,  Lambda Angelus in 60 Seconds
– Minimo de Jogadas: 1 (2 ou 3 recomendadas)
– A dificuldade afeta os troféus: Sim. Você precisa apenas mudar a dificuldade antes de enfrentar o último chefe (que pode ser desafiado a qualquer momento com um end-game save) para os troféus  Game Clear: Moderate ,  Game Clear: Hard ,  Game Clear: Evil e  Game Clear: Chaos . No restante do jogo você fica livre para escolher a dificuldade que quiser.
– Troféus Bugados: Possivelmente 1 (  Mixer Maxed )
– Cheats impedem troféus?: Não.
* Estes valores podem variar conforme o tempo e crescimento da base de dados.

 Sobre o Jogo 

Tales of Graces f é o 12º jogo da franquia Tales, velha conhecida dos fãs de RPGs desde a época do SNES. Desta vez, ao invés de um jogo novo, temos uma espécie de remake HD de um jogo originalmente lançado para o Wii. Nesta nova versão os gráficos foram devidamente aprimorados para o PS3, uma tonelada de conteúdo extra foi inserido e, principalmente, temos um exclusivo do Playstation 3 para o ocidente, algo que a Konami ficou devendo após lançar o espetacular Tales of Vesperia em inglês apenas para o Xbox 360.

A história do jogo foca na amizade entre Asbel, Cheria, Sophie e Richard, aliados pela elétrica e cômica Pascal, o veterano Malik e o irmão mais novo de Asbel, Hubert. Tudo começa quando Asbel, filho de um importante lorde, recebe como visita o então jovem principe Richard. Os dois acabam por encontrar a misteriosa Sophie e a partir dali desencadeia-se uma série de eventos que muda para sempre o destino dos três e daquelas ao seu redor. Os mistérios do mundo de Ephinea vão se revelando ao grupo na longa jornada contra um inimigo que está mais próximo do que se espera.

Gameplay

Tales of Graces f mantêm a tradição da série em combates em tempo real extremamente complexos e viciantes. Tales of Graces f tem, talvez, o melhor dos sistemas de combate da franquia, com uma mudança drástica com relação ao velho TP que era consumido ao executar golpes especiais, substituindo-o pelo elemento CC, que é uma barra de ação menor que se regenera quando não se está atacando os inimigos. Com esse novo sistema é possível dizer adeus a típica economia de TP para chefes e, por consequência, os golpes mais poderosos do jogo são executados muito mais vezes, o que torna o campo de batalha uma verdadeira festa de efeitos especiais e danos pulando para todo lado.

Fora o sistema de combate Tales of Graces f fica a dever para os últimos jogos da franquia. Tales of Vesperia e, principalmente, Tales of Abyss possuem um conteúdo bônus consideravelmente maior e mais bem trabalhado, mas ao lembrarmos que Tales of Graces f era originalmente de Wii não podemos reclamar muito.

Veteranos da série vão se sentir em casa enquanto novatos são muito bem recebidos pela história simples e carismática desse que é um dos principais RPGs do oriente para essa nova geração.

Uma dica geral para tornar as lutas mais fáceis, em especial os chefes: sempre aperte :r1: e veja os atributos que os inimigos são frágeis. Mude as suas artes e utilize uma que tenha pelo menos um desses atributos. Não só o dano será maior, como você ganhará titles por isso! Fora essa dica domine o uso da esquiva com :square: e com prática os combates ficarão bem mais fáceis.

RoadMap 

Tales of Graces f é um RPG longo como de costume. Existe uma forma de teoricamente conseguir platinar o jogo com apenas uma jogada, mas realmente não recomendo, já que isso demanda um esforço imenso para os troféus “in 60 seconds“, além de muito grind. Por tradição os jogos da série Tales tem um New Game+ onde você pode comprar “bônus” a partir de Grade Points, e entre esses bônus temos os interessantes Damage x2 e Damage x5, perfeitos para liquidar os combates em segundos.

Uma boa idéia para quem quer fazer tudo rápido ou para quem estiver na segunda ou terceira jogada é o Walkthrough da GameFAQs http://www.gamefaqs….es-f/faqs/64130 (autor: Krystal09). É o detonado mais completo que conheço do jogo, além de estar muito bem organizado em HTML ao invés do tradicional TXT.

Bom, tendo em mente que você terá que jogar pelo menos duas vezes, vamos primeiro analisar os troféus que podem ser perdidos e depois ver outras considerações.

Conhecendo os troféus que você pode perder e agilizando o Mixer Maxed
O primeiro e mais importante deles é :silver: A Gentlemanly Triumph . Esse troféu será perdido até sua próxima jogada se você entrar em Grandia Shaft antes de conversar com Fredric para obter a Inn Request do Beloved Handkerchief. Para isso basta ir na casa de Cheria para falar com Fredric, evento disponível a partir do momento que Hubert se junta a sua party em Yu Liberte.

Os demais troféus que você pode perder são os referentes a matar os chefes em menos e 1 minuto. Não se preocupe em conseguir eles na sua primeira jogada, uma vez que alguns deles são quase impossíveis de se conseguir dessa forma. Fique atento na sua segunda jogada, sempre utilizando os save points colocados antes dos chefes principais.

Outro ponto a se antentar é sobre o troféu :silver: Mixer Maxed , que consumirá uma quantidade de tempo absurda se você não começar a trabalhar nele desde cedo. Assim que conseguir dualizar Miso Stew e Chicken Curry, coloque-os no Mixer e começe seu árduo trabalho. Quanto mais tempo você economizar aqui melhor.

Considerações
Tales of Graces f é dividido em duas partes. A primeira é o jogo normal, onde temos um capítulo de introdução e uma sequência com o enredo principal envolvendo Sophie, sua origem, o trágico evento de infância das personagens e o tradicional “o mundo está morrendo” da série Tales.

Logo que você enfrentar o chefe final (Lambda Angelus), o jogo mostrará os créditos e você poderá fazer seu save como se tivesse terminado o jogo. Não se assuste, aqui é apenas onde o conteúdo da versão de Wii termina. No Playstation 3 existe, na parte de Extras, o capítulo adicional chamado Lineage & Legacies. Nesta continuação você verá um novo enredo que continua de onde o original parou, explicando melhor diversos eventos e dando mais detalhes ao mundo de Ephinea e Fodra.

O que isso significa?
Basicamente, esta divisão do jogo significa que você terá todo o conteúdo pós-jogo disponível assim que você derrotar Lambda Angelus e fizer seu end-save. Se você carregá-lo, você voltará no save point final e poderá continuar todas as Inn Requests, enfrentar os dragões nos Valkines, explorar as dungeons extras Sandshroud Ruins e Zhonecage, etc.

No entanto, caso você comece o Lineage & Legacies, todas estas opções ficam indisponíveis temporariamente. Enquanto estiver neste capítulo extra, as Inn Requests especiais (aquelas que exigem que você converse com NPCs) e dungeons bônus não poderão ser acessadas/concluídas. Você ainda poderá entregar Inn Requests normais, ainda poderá revisitar todas as cidades, e até mesmo terminar algumas sidequests, mas é impossível completar tudo para conseguir o :silver: A Gentlemanly Triumph .

Mas não se preocupe. Assim que você terminar o Lineage & Legacies, o que deve demorar cerca de 10 horas, você fará outro save após os créditos. Este save, quando você carregar, te levará novamente para o save point final do jogo (aquele antes do Lambda Angelus, o último chefe do conteúdo normal do jogo). Então você poderá seguir com a Zhonecage e as Inn Requests sem problemas. Melhor ainda, tudo que você conseguiu no Lineage & Legacies (títulos, itens, skills, etc.) estarão disponíveis também.

Logo, uma forma excelente para se aproveitar o jogo é terminar TUDO, até o Lineage & Legacies, antes de explorar o Zhonecage e matar os dragões dos Valkines. Até mesmo a Arena é melhor deixar para depois.

Vale lembrar também que todas os NPCs referentes a sidequests são sinalizados no jogo com um “smile”. Não tema em conversas com estes NPCs, uma vez antecipar as sidequests e libear as Inn Requests ligadas a ela não acarreta em nada negativa, muito pelo contrário, quanto mais Inn Requests você fizer, melhor.

Primeira Jogada
Tales of Graces f oferece diversos níveis de dificuldade no menu Options. Escolha o que você se sentir melhor, mas tenha em mente que quanto maior a dificuldade maior é o SP e outros benefícios que se ganha após combate (bônus EXP, bônus HP Recovery, bônus Gald, etc.). Ganhar SP, em especial, é um benefício e tanto, já que os titles de Tales of Graces f dão bônus de atributos e skills, funcionando como uma espécie de level up. Uma boa estratégia é jogar em um nível mais alto contra os inimigos normais e reduzir contra os chefes. Você precisará lutar 200 vezes no Hard para liberar a dificuldade evil e 300 vezes no Evil para liberar a dificuldade Chaos.

Sabendo da request do Fredric mencionada acima, a primeira jogada pode ser feita sem nenhuma outra preocupação. Curta o jogo, teste as personagens e, sempre que possível, use Hubert ao invés de Asbel, já que ele possui alguns golpes que precisam de 800 execuções para ganhar um título, algo que você precisará trabalhar em busca do :bronze: Empowered (100 titles) . Após terminar o jogo, você poderá realizar um end-save e iniciar o Lineage & Legacies.

Uma vez que Lineage & Legacies começar, use Richard o máximo possível para conquistar o :bronze: Richard the Redeemed (80 Titles) . Após terminar o capítulo extra, carregue seu save e se prepare para o conteúdo pós-jogo. O que deverá levar mais tempo aqui são os troféus :silver: A Gentlemanly Triumph e principalmente o :silver: Mixer Maxed . Cada cidade tem 21 requests para completar. Muitas delas são simples e exigem apenas itens que podem ser facilmente dualizados. Outras, no entanto, já necessitam de itens temperados com certas qualidades. Para não ter problemas aqui faça o seguinte:

  • NÃO venda nada, principalmente os Shards.
  • Sempre olhe as requests da cidade e o menu de Dualize. Se tiver um dos itens que precisam ser temperados, dê uma verificada geral em seus Shards, é bem possível que você tenha a qualidade desejada em um deles.
  • Não se preocupe em cumprir as requests logo de cara. Muitas vezes itens que você tem dificuldade em conseguir logo que a request se abre viram bastante comuns após algumas horas de jogo.

Finalmente, durante as requests você deve fazer o Zhonecage, a dungeon bônus do jogo. Ela não é muito difícil se você completar o Lineage & Legacies antes, mas deve exigir um pouco de level up para não ter problemas com os chefes (veja o Método Piggyback se precisar de uma estratégia de level up). Antes de vencer o último chefe Solomus, volte para Grandia Shaft e mude a dificuldade do jogo para conseguir os troféus de Game Clear. Recomendo essa sequência já que, uma vez que você derrotar Solomus o chefe final mudará para Lambda Theos, que é BEM mais difícil que o simples Lambda, em especial na dificuldade Chaos.

Troféus relacionados a história obtidos nesta jogada:

:bronze:  Childhood’s End

:bronze:  The Lord of Lhant

:bronze:  A Throne Reclaimed

:bronze:  The Sands of Strahta

:bronze:  The Infiltration of Fendel

:bronze:  The Other Side of the Sky

:bronze:  The Fallen Eden

:gold:  A Pact Fulfilled

:silver:  Lineage & Legacies

Troféus não-relacionados a história obtidos nesta jogada:

:silver:  Gagonged!  (derrote o Rockgagong)

:silver:  Who Were Those Guys, Again?  (derrote Veigue, Amber e Reala na Master Class de Riot Peak)

:silver:  Terma-nated  (derrote Solomus no 10º andar da Zhonecage)

:silver:  One with Oblivion  (derrote Lambda Theos, a versão alternativa do último chefe, após derrotar Solomus)

:silver:  A Gentlemanly Triumph  (complete todas as Inn Requests e derrote o Gentlemen)

Outros troféus que devem ser obtidos preferencialmente nesta jogada:

:bronze:  Title Fighter (20 Titles)

:bronze:  Title Holder (50 Titles)

:bronze:  First Flower (20 Titles)

:bronze:  Full Flower (50 Titles)

:bronze:  Entitled (20 titles)

:bronze:  Emboldened (50 titles)

:bronze:  Openhearted (20 titles)

:bronze:  Wholehearted (50 titles)

:bronze:  Training Captain (20 titles)

:bronze:  Captain First Class (50 titles)

:bronze:  Sobriquetian (20 titles)

:bronze:  Appellatrix (50 titles)

:bronze:  Richard the Radiant (20 Titles)

:bronze:  Richard the Righteous (50 Titles)

:bronze:  Game Clear: Moderate  (vença Lambda Angelus na dificuldade Moderate)

:bronze:  Game Clear: Hard  (vença Lambda Angelus na dificuldade Hard)

Obs.: Se decidir fazer todas as Inn Requests, é bem provável que alguns dos troféus relacionados a 100 Titles (80 Titles no caso do Richard) sejam conquistados nesa jogada. Irei listá-los na segunda jogada já que ela é onde está a maior chance deles aparecerem. Com relação aos troféus de Game Clear, é melhor deixar Evil e Chaos para a segunda jogada, já que você terá os bônus do Grade Shop.

Segunda Jogada
Se você completou a Zhonecage e fez todas as requests na sua primeira jogada, você terá centenas de Grade Points para começar o New Game+. Para os troféus que restam você precisará principalmente do Damage x2. Conseguir o Experience x2, Experience x5 e SP x2 ajudam e muito o trabalho. Se pretende fazer as Inn Requests e Zhonecage nessa segunda jogada, então é essencial transferir seus Titles, Shards, e Skill Usage. Um fator duvidoso é o Damage x5. Apesar dele tornar os troféus “in 60 seconds” (veja :gold: Lambda Angelus in 60 Seconds  para mais detalhes) bem mais fáceis, ele também torna todo o jogo muito mais perigoso, já que poucos golpes de inimigos normais podem acabar te matando e seus aliados irão sofrer um bocado nas mãos da IA.

Essa segunda jogada se resumirá em rushar o jogo o máximo possível até os chefes principais e obter todos os troféus “in 60 seconds“. Se já tiver terminado as Inn Requests e a Zhonecage na primeira jogada, só deverão restar os troféus relacionados a titles e o terrível :silver: Mixer Maxed , caso contrário termine as requests também antes.

Troféus obtidos nessa jogada:

:bronze:  Bryce in 60 Seconds

:bronze:  Queen Slime in 60 Seconds

:bronze:  Richard in 60 Seconds

:bronze:  Dispaters in 60 Seconds

:bronze:  Kurt in 60 Seconds

:silver:  Polycarpus in 60 Seconds

:silver:  Lambda in 60 Seconds

:gold:  Lambda Angelus in 60 Seconds

:silver:  Fodra Queen in 60 Seconds

:bronze:  Game Clear: Evil  (vença Lambda Angelus na dificuldade Evil)

:bronze:  Game Clear: Chaos  (vençca Lambda Angelus na dificuldade Chaos)

:silver:  Mixer Maxed

:platinum:  True Grace

Outros troféus que podem ser obtidos nesta jogada:

:bronze:  Title Master (100 Titles)

:bronze:  Flower Power (100 Titles)

:bronze:  Empowered (100 titles)

:bronze:  Lionhearted (100 titles)

:bronze:  Captain Ephinea (100 titles)

:bronze:  Epithetologist (100 titles)

:bronze:  Richard the Redeemed (80 Titles)

Obs.: Alguns destes troféus podem já ser obtidos até na primeira jogada ou, caso você faça as coisas rápido demais ou opte por três jogadas, serão obtidos apenas depois.

Terceira Jogada (Opcional)
Algo interessante de se fazer é não se preocupar em completar as Inn Requests em nenhuma das jogadas acima. Ao invés disso, deixe para uma terceira. Nela, compre no Grade Shop todos os bônus que você preferir, deixando de lado Damage x2 e Damage x5. Assim o jogo ficará mais fácil e os benefícios de bônus EXP, SP, e Skill Usage ainda deixarão as coisas divertidas. Utilize essa jogada também para ganhar os títulos que faltam e, principalmente, completar o Mixer.

Método Piggyback (autor Maxdestructo):
Existe um método para tornar lutas difíceis em vitórias instantâneas. Recomendo usar este método apenas na sua segunda ou terceira jogada, uma vez que ele acaba tirando parte do desafio do jogo. Ele é útil para aqueles que:

  • Estão com dificuldade para derrotar chefes em menos de 1 minuto.
  • Não conseguem derrotar o Rockgagong em menos de 20 minutos.
  • Querem otimizar o level up no jogo.

O terceiro item acima é bem interessante, uma vez que utilizar este método contra os dragões dos Valkines e contra o Gentleman é a melhor maneira para se alcançar o level 200. Quem quer evitar um grind muito grande na segunda e terceira jogadas pode recorrer a esse método. Derrotar os dragões dos Valkines com Exp x10 (x2 + x5) te leva facilmente ao level 120, enquanto o Gentlemen deve levar todos para o level 200 exceto a Cheria. Segue o detalhamento do método abaixo.

Você precisará da Cheria (Hubert também pode ser utilizado, mas o Accel Mode dele não é tão útil), o Accel Mode dela com pelo menos 50% (o título que dá Accel Mode é obtido durante eventos do Lineage & Legacies), modo Chaos liberado (Evil pode dar certo também, não testei para tal), OmeletteBook of AudacityBook of RestrictionBook of EnthusiasmBook of PassionBook of Solitude e o title Alluring Temptress (ele tem a habilidade Damage Taken Added to Attack). Tudo que você tiver que reduza sua defesa e atributos é bem vindo. A idéia é ficar tão frágil que os golpes dos seus oponentes vão causar MUITO dano, no caso dos chefes que você pretende matar, irão causar 999,999 de dano. Equipe sua pior armadura e acessório para ajudar também.

Uma vez que tudo esteja preparado, salve e coloque Cheria no primeiro slot com alguma magia de ataque configurada (Sepharic Bolt no :circle: é o bastante). Vá para o chefe e espere ele te atacar. Durante a animação da Cheria recebendo o golpe você deve apertar imediatamente :r2: para ativar o Accel Mode. O timing pode ser um pouco complicado para se achar, mas nada que algumas tentativas não dêem conta. Assim que ativar o Accel Mode, ataque (o tempo estará parado, te dando tranquilidade para tal) e pronto! Morte instantânea para seu oponente!

Não só ele irá morrer em um só golpe, como seu Omelette, seus livros, o nível de dificuldade e tudo mais fará com que o Exp da luta suba de maneira surpreendente. Utilizar esse método contra inimigos normais é inviável (uma vez que você irá morrer com um golpe apenas) mas contra os chefes solitários ele é extremamente eficiente.

Vídeo

GUIA DE TROFEUS

True Grace   :platinum: [topo]
Acquired all trophies. Amazing!

Conquiste todos os troféus para obter a platina do jogo.

A Pact Fulfilled   :gold: [topo]
Completed Chapter 8.

Troféu relacionado a história.

Complete o capítulo 8.

Lineage & Legacies   :silver: [topo]
Completed Chapter 9. Next up: the Zhonecage! The what? Look to the skits for a hint!

Troféu relacionado a história.

Complete o capítulo 9 referente ao conteúdo extra Lineage & Legacies.

Childhood’s End   :bronze: [topo]
Completed Chapter 1.

Troféu relacionado a história.

Complete o capítulo 1.

The Lord of Lhant   :bronze: [topo]
Completed Chapter 2.

Troféu relacionado a história.

Complete o capítulo 2.

A Throne Reclaimed   :bronze: [topo]
Completed Chapter 3.

Troféu relacionado a história.

Complete o capítulo 3.

The Sands of Strahta   :bronze: [topo]
Completed Chapter 4.

Troféu relacionado a história.

Complete o capítulo 4.

The Infiltration of Fendel   :bronze: [topo]
Completed Chapter 5.

Troféu relacionado a história.

Complete o capítulo 5.

The Other Side of the Sky   :bronze: [topo]
Completed Chapter 6.

Troféu relacionado a história.

Complete o capítulo 6.

The Fallen Eden   :bronze: [topo]
Completed Chapter 7.

Troféu relacionado a história.

Complete o capítulo 7.

Game Clear: Moderate   :bronze: [topo]
Completed the game on the Moderate difficulty setting.

Derrote Lambda Angelus na dificuldade Moderate. Não existe segredo para este, apenas deixe a dificuldade em Moderate e venca o chefe. Você pode desafiá-lo a qualquer momento, já que o end-save te deixa exatamente as portas desta luta. Recomendo enfrentar Lambda Angelus ANTES de terminar o último andar o Zhonecage, uma vez que ele será trocado para Lambda Theos e deixará o processo bem mais difícil (mas não impossível).

Game Clear: Hard   :bronze: [topo]
Completed the game on the Hard difficulty setting.

Derrote Lambda Angelus na dificuldade Hard. Não existe segredo para este, apenas deixe a dificuldade em Hard e venca o chefe. Você pode desafiá-lo a qualquer momento, já que o end-save te deixa exatamente as portas desta luta. Recomendo enfrentar Lambda Angelus ANTES de terminar o último andar o Zhonecage, uma vez que ele será trocado para Lambda Theos e deixará o processo bem mais difícil (mas não impossível).

Game Clear: Evil   :bronze: [topo]
Completed the game on the Evil difficulty setting.

Derrote Lambda Angelus na dificuldade Evil. Não existe segredo para este, apenas deixe a dificuldade em Evil e venca o chefe. Você pode desafiá-lo a qualquer momento, já que o end-save te deixa exatamente as portas desta luta. Recomendo enfrentar Lambda Angelus ANTES de terminar o último andar o Zhonecage, uma vez que ele será trocado para Lambda Theos e deixará o processo bem mais difícil (mas não impossível).

Para liberar a dificuldade Evil você precisa vencer 200 combates na dificuldade Hard. Ter um grupo com uma média de level acima do 100 ajuda a deixar as coisas mais fáceis.

Game Clear: Chaos   :bronze: [topo]
Completed the game on the Chaos difficulty setting.

Derrote Lambda Angelus na dificuldade Chaos. Não existe segredo para este, apenas deixe a dificuldade em Chaos e venca o chefe. Você pode desafiá-lo a qualquer momento, já que o end-save te deixa exatamente as portas desta luta. Recomendo enfrentar Lambda Angelus ANTES de terminar o último andar o Zhonecage, uma vez que ele será trocado para Lambda Theos e deixará o processo bem mais difícil (mas não impossível).

Para liberar a dificuldade Chaos você precisa vencer 300 combates na dificuldade Evil. Ter um grupo com uma média de level acima do 100 ajuda a deixar as coisas mais fáceis.

Lambda Angelus in 60 Seconds   :gold: [topo]
Defeated Lambda in the final battle in a minute or less.

**Pode ser perdido permanentemente!**

Você enfrenta o chefe no Capítulo 8.

Todos os troféus relacionados a vencer os chefes em menos de 1 minuto são muito difíceis de se obter na primeira jogada, alguns quase impossíveis. Para tornar as coisas mais fáceis, simplesmente deixe estes troféus para sua segunda jogada, quando você terá EXP x2, EXP x5, Damage x2, SP x2 e outros bônus do Grade Shop. Utilizando o Damage x5 ficará ainda mais fácil vencer os chefes dentro do tempo, mas pode deixar o jogo bem mais perigoso, tornando cada combate, até mesmo aqueles contra inimigos normais, em algo mais delicado e que demanda muito mais atenção, já que apenas alguns golpes de inimigos normais são suficientes para liquidar todo seu grupo.

Além dos bônus do Grade Shop, utilize Hourglasses, Arcane Bottles, e o Accel Mode da Cheria para facilitar o trabalho. Se estiver jogando com Damage x2 ou x5 e estiver com problemas em alguns chefes, não pense duas vezes antes de usar um All-Divide. Pessoalmente eu consegui todos os troféus com EXP x2, EXP x5, SP x2 e Damage x2, sem fazer uso do Damage x5, mas isso é mais uma questão de intimidade com o sistema de combate.

Lembre-se de salvar sempre antes de cada um dos chefes e colocar a dificuldade em Easy!

Após derrotar Solomus e completar a Zhonecage, Lambda Angelus muda para Lambda Theos e esse troféu NÃO poderá ser obtido até sua próxima jogada.

Polycarpus in 60 Seconds   :silver: [topo]
Defeated the guardian of the ruins in a minute or less.

**Pode ser perdido permanentemente!**

Você enfrenta o chefe no Capítulo 6.

Veja   :gold: Lambda Angelus in 60 Seconds .

Lambda in 60 Seconds   :silver: [topo]
Defeated the materialized Lambda in a minute or less.

**Pode ser perdido permanentemente!**

Você enfrenta o chefe no Capítulo 7.

Veja   :gold: Lambda Angelus in 60 Seconds .

Fodra Queen in 60 Seconds   :silver: [topo]
Defeated the Fodra Queen in a minute or less.

**Pode ser perdido permanentemente!**

Você enfrenta o chefe no Capítulo 9.

Veja   :gold: Lambda Angelus in 60 Seconds .

Bryce in 60 Seconds   :bronze: [topo]
Defeated that jerk with the claw in a minute or less.

**Pode ser perdido permanentemente!**

Você enfrenta o chefe no Capítulo 1.

Veja   :gold: Lambda Angelus in 60 Seconds .

Bryce, em especial, pode ser derrotado em menos de 60 segundos na primeira jogada sem muitos problemas. Basta não parar de atacar e saber utilizar a esquiva com   :square:. Recomendo tentar vencê-lo em 60 segundos logo de primeira, já que assim você não precisará jogar o Childhood Arc nas suas jogadas seguintes.

Queen Slime in 60 Seconds   :bronze: [topo]
Defeated the ruler of all oozes in a minute or less.

**Pode ser perdido permanentemente!**

Você enfrenta o chefe no Capítulo 2.

Veja   :gold: Lambda Angelus in 60 Seconds .

Richard in 60 Seconds   :bronze: [topo]
Defeated the friend who betrayed you in a minute or less.

**Pode ser perdido permanentemente!**

Você enfrenta o chefe no Capítulo 3.

Veja   :gold: Lambda Angelus in 60 Seconds .

Dispaters in 60 Seconds   :bronze: [topo]
Defeated the monsters Richard sicced on you in a minute or less.

**Pode ser perdido permanentemente!**

Você enfrenta o chefe no Capítulo 4.

Veja   :gold: Lambda Angelus in 60 Seconds .

Kurt in 60 Seconds   :bronze: [topo]
Ended your fateful battle with Kurt in a minute or less.

**Pode ser perdido permanentemente!**

Você enfrenta o chefe no Capítulo 5.

Veja   :gold: Lambda Angelus in 60 Seconds .

Gagonged!   :silver: [topo]
Defeated the Rockgagong.

Vença o Rockgagong. Para isso basta ir no local onde você escapa dele (Inside Rockgagong a partir do mapa de Dungeons) e use a flauta para desafiá-lo. Você tem apenas 20 minutos para derrotá-lo. Não se preocupe em conquistar este troféu de imediato, uma vez que você pode desafiá-lo a qualquer momento no pós-jogo.

  • Nível Recomendado: 100+ (qualquer dificuldade). Derrotar em 20 minutos no Chaos e Evil pode ser complicado sem o método Piggyback. Estes níveis refletem meu desempenho pessoal na luta.
  • Dicas: Derrotar o Rockgagong pode parecer bem difícil, mas o que você mais precisa aqui é paciência. Os ataques dele causam muito dano mas geralmente afetam uma área bem limitada, logo o ideal é levar dois personagens que fiquem na retaguarda e dois avançados. Uma party ideal seria Asbel, Sophie, Cheria e Malik. O Rockgagong leva muito tempo entre um ataque e outro, faça uso de Life Bottles e gels nesse tempo.

Se estiver com dificuldades em derrotar o Rockgagong no tempo limite, veja o Método Piggyback no Roadmap.

Who Were Those Guys, Again?   :silver: [topo]
Defeated Veigue, Reala, and Amber.

Primeiro de tudo, complete o Riot Peak na classe normal, derrotando Veigue no final. Você terá seu grupo completo nessa luta mas ainda estará limitado com relação aos itens disponíveis. Tome cuidado, lute com cautela e tenha Cheria e Sophie para reviver sempre que alguém for derrubado. Se tiver problemas a luta fica bem fácil no Easy.

Após completar a normal class você liberará uma Inn Request de Warrior’s Roost. Depois disso vença os andares 3 e 9 do Zhonecage e derrote Reala e Amber. As duas são mais complicadas de se derrotar que Veigue, em especial Reala, mas nenhuma delas é realmente difícil, ainda mais quando você pode utilizar itens como Life Bottles e Hourglasses.

Complete as Inn Requests dos três em Warrior’s Roost e desafie a Master Class. Os inimigos que você enfrenta são os mesmos do Normal Class, mas você precisará alternar entre personagens a cada sequência de andares. No final você enfrentará os três ao mesmo tempo. Vença a luta para conquistar o troféu.

  • Nível Recomendado: 120 (Moderate), 140 (Hard). Estes níveis refletem meu desempenho pessoal na luta.
  • Dicas: Derrotar Reala na Zhonecage pode ser considerado mais difícil que essa luta. Veigue, Amber e Reala parecem receber mais dano e ficam juntos boa parte do tempo, alvos fáceis para ataques de área como Aurora Lotus de Asbel e Rolling Thunderbolt fo Hubert, além das magias Indignation e todas as mais poderosas de Pascal e Malik. Assim como na luta contra Veigue, tenha cuidado e faça tudo com calma, uma vez que você não poderá utilizar seus itens.
Terma-nated   :silver: [topo]
Defeated Solomus and the Terma Ten.

Você precisará vencer Solumus, o que significa terminar a dungeon bônus Zhonecage. A Zhonecage é uma dungeon liberada após você matar Lambda Angelus no Capítulo 8. Carregue seu save e veja o skit no save point final, depois disso vá pra Lhant e derrote os inimigos para liberar a Zhonecage.

Abaixo seguem instruções sobre a dungeon:

Spoiler

Zhonecage é uma dungeon dividida em 10 andares, dos quais 9 estão disponíveis de imediato. Você pode desafiar os andares em qualquer ordem e todos eles são grandes cenários de corredores e salões aleatórios com um chefe no final. Para desafiar um andar é necessário oferecer um item de certo valor. Não se preocupe pois você recupera o item após vencer o chefe daquele andar e, caso seja derrotado, é só carregar seu último save para não perder o item.Para acessar o 10º andar será necessário derrotar os dragões que estão em cada um dos Valkines (Barona, Strahta Desert Ruins, e Fendel Glacier Ruins). Não existe muita estratégia para derrotá-los fora o fato de utilizar titles que reduzam o dano em 50% para valores altes (cada personagem tem 2 ou mais títulos do gênero) e ficar atento ao reduzí-los a menos de metade do HP. Life Bottles e uma party mista (Asbel, Sophie/Hubert, Cheria e Pascal/Malik funcionam de maneira ideal) ajudam.

Após derrotar os dragões e todos os 9 andares, você poderá desafiar o 10º andar caso tenha um item com valor de venda superior a 200,000 gald. A maneira mais fácil de conseguir é dualizando Reticent Crystal (Earthen Pot + Legendary Metal) + Rare Sword para conseguir a Isleberg. Dualize esta espada de Asbel até um +2 com qualidades como Fabulous, Gracious e Dazzling  e eventualmente ela obterá um valor maior do que 200,000 gald. Coloque-a no altar para ter acesso ao 10º andar e enfrente Solomus no final.

  • Nível Recomendado: 120+ (Normal), 150+ (Moderate).
  • Dicas: Solomus é provavelmente o inimigo mais difícil do jogo apesar de Lambda Theos em teoria ser o último inimigo a se enfrentar. O fato de Solomus ser pequeno e se movimentar muito dificulta em conseguir combos, além dos ataques dele causarem um dano extremamente alto já a partir da dificuldade Moderate. Fique atento quando ele criar clones, faça o máximo possível para eliminar todos os clones antes de voltar a atacar Solomus. Para esta luta recomendo deixar Cheria de lado e se curar apenas com itens e as healing artes da Sophie, uma vez que Solomus não deve deixar Cheria ou outros magos usufruirem de suas melhores e mais demoradas magias. Asbel, Hubert, Sophie e Malik são boas opções, uma vez que Hubert focado em A-Artes será uma excelente fonte de dano e Sophie dará suporte na cura enquanto Malik se movimenta para achar distância e soltar magias (Pascal costuma ficar muito perto do combate e a Cheria tem problemas com a IA para decidir se ataca ou cura). Mantenha a distância com Asbel ou seja lá quem você estiver controlando, ele será seu curandeiro e só deve atacar quando tiver certeza que Solomus não irá te acertar com um combo. Com calma a batalha será vencida, mas em todo caso mudar para o Easy torna tudo simples, já que o dano dos combos de Solomus fica muito menor.
One with Oblivion   :silver: [topo]
Defeated Lambda Theos. Impressive!

Após vencer Solomus no Zhonecage, enfrente denovo o chefe final do jogo em Grandia Shaft. Lambda Angelus terá se transformado em Lambda Theos, o que torna o combate bem mais difícil. Derrote-o para liberar o troféu. A batalha é mais fácil do que Solomus, mas já que esta é teoricamente a última luta que você fará no jogo, não há porque economizar nos Arcane Bottles, Hourglasses e tudo mais que tiver!

A Gentlemanly Triumph   :silver: [topo]
Defeated a true Gentleman. Good show!

**Pode ser perdido permanentemente!**

Este troféu é conquistado após derrotar o Gentlemen, que aparece assim que você entregar a última Inn Request. Antes de tudo, prepare-se para gastar um tempo fazendo as Inn Requests. Elas são inicialmente fáceis, mas depois ficam bem mais específicas e complexas de se obter.  Algumas dicas para se dar melhor:

  • Nunca venda seus itens. NUNCA. Tales of Graces f não demanda muito gald, quase 90% dos itens que você encontra a venda em uma loja podem ser encontrados em tesouros ou obtidos como recompensa de Inn Requests, e isso geralmente na próxima dungeon ou cidade.
  • Após Hubert entrar no grupo em Yu Liberte, VOLTE PARA LHANT E FAÇA A INN REQUEST DE FREDERIC. Ela é simples, basta falar com Fredric na casa de Cheria para ativar a request no Lhant Manor. Vá para Barona na área dos shops e você verá uma estrela na barraca da esquerda, onde você recebe o Beloved Handkerchief. Entregue isso em Lhant Manor e pronto. Essa Inn Request pode ser perdida PERMANENTEMENTE se você entrar em Grandia Shaft antes de conversar com Fredric.
  • Dualize UM exemplar de cada item pelo menos. Mas só faça isso apenas se você tiver ingredientes de sobra. Desta forma é bem capaz de você já ter o item em mãos quando uma Inn Request nova aperecer. Só lembre-se de não ficar zerado nos seus ingredientes.
  • Guarde seus Shards e use-os com inteligência. Se possível cheque quais são as qualidades necessárias para as Inn Requests e guarde sempre um exemplar com cada uma delas, podendo usar o restante sem medo. A chance de um inimigo dropar um Shard é reduzida pela metade se você tiver 100 ou mais Shards no inventário. Se você tiver 190 Shards ou mais, a chance é ZERO. Com isso em mente, venda ou use os Shards sempre que perceber que você tem muitos.
  • Otimize o processo. Sempre que chegar em uma cidade, vá direto para o Inn e veja a lista de requests disponíveis. Anote quais são, vá para um shop qualquer e dualize tudo que for possível. Após isso mude os Titles de seus personagens para algum novo (com uma ou nenhuma estrela). Desta forma você já completa as requests assim que elas aparecem e ainda maximiza o SP que você ganha por completá-las. Muitas das requests que envolvem sidequests dão altos valores de SP, use-os com sabedoria para te ajudar no restante do jogo.
  • Quando obter as armas e armaduras para as Inn Requests, em especial as armas das últimas requests de cada Inn, NÃO dualize ela com um Shard qualquer. Espere até você ter o Shard que combinará imediatamente para a qualidade desejada. Nesse caso você estará atrás de Shards com qualidades como MagicalEphocal, e principalmente Sketchy. Todos eles podem ser encontrados nos monstros de Grandia Shaft ou Lineage & Legacies. Se você dualizar as armas com qualidades diferentes você terá que passar por um chato processo de temperar/lutar e dualizar uma sequência de Shards até chegar na qualidade desejada.
  • Cada Inn possui três requests especiais relacionadas a sidequests. Veja o walkthrough para realizar todas elas (no total são 83 sidequests no jogo, mas só algumas envolvem Inn Requests), mas fique tranquilo porque apenas a de Fredric pode ser perdida. A maioria destas sidequests vão exigir que você retorne as cidades diversas vezes, revisite algumas dungeons, etc. Sempre que ver um NPC com um balão de “smile” em algum lugar, é porque ele faz parte de alguma sidequest! Converse com ele!
  • Derrotar o Gentlemen não é grande problema em comparação aos chefes da Zhonecage. O Método Piggyback funciona bem aqui, mas sem ele só é necessário um pouco de paciência, já que seus ataquesa afetam áreas pequenas e você pode ter dois ou até três personagens atacando a distância.

Outros links úteis:
Inn Request & Nature Guide (autor: Maxdestructo)

Mixer Maxed   :silver: [topo]
Maxed out your Eleth Mixer by boosting its eleth capacity to 9999.

Este é o derradeiro troféu de Tales of Graces f. Completar o Eleth Mixer é uma tarefa que demanda zero de habilidade, muita paciência e uma boa quantia de tempo livre. Para minimizar o tédio de grindar o Eleth Mixer, atente-se para medidas preventivas!

  • Miso Stew! Feito a partir de Dashi Stew + Miso, sendo que Dashi Stew você faz a partir de Radish + Egg. USE SEMPRE! Uma vez que você tenha esse recipe, coloque-o no Eleth Mixer. Ele é o que mais dá pontos ao Eleth. O mais rápido que você consegue Miso é ao chegar em Teslo Astue.
  • Chicken Curry. Enquanto Miso Stew só ativa com Eleth > 50%, Chicken Curry é o contrário. Ele dá 60% dos pontos em comparação a Miso Stew, mas é a segunda melhor opção. Coloque-o no Eleth assim que tiver também.
  • Recarregue o Eleth SEMPRE. Viu um Turtlez? Pare e vá recarregar o Eleth. Não importa se você irá ficar com zero gald. Faça isso, vale a pena.
  • Use os livros. Conforme obter Book of SatiationBook of PotentialBook fo GrowthBook of FrugalityBook of Dissolution e outros, use-os. Fique atento ao livros que consomem Eleth, deixe eles de lado, você quer reservar todo seu Eleth para Miso Stew e Chicken Curry. Book of Deduction é excelente caso você seja daqueles que esquece de carregar o Eleth quando chega em uma cidade.
  • Não mude! Talvez você queira um Curry no meio para evitar algumas mortes, mas tente evitar ao máximo de mudar. A maioria dos recipes não são lá tão essenciais, e Miso Stew e Chicken Curry consomem uma boa quantidade de Eleth a cada uso. Importante é que, com os livros certos, eles dão 5 pontos e 3 pontos por luta respectivamente. Esse valor vai reduzindo aos poucos, mas terminando duas jogadas nessa configuração você pode chegar até 7,000 pontos de Eleth tranquilamente.
  • Junte um pouco de gald para recarregar o Eleth e vá pra Lhant Hill sob efeito de uma Dark Bottle. Prepare-se para algumas centenas de lutas. Fique por lá até seu Eleth chegar na faixa de 9490~. Então comece um New Game+ e compre do Grade Shop o Eleth Mixer +500. Jogue o começo do jogo, mais alguns combates com Miso Stew e Chicken Curry e o troféu aparecerá.

ALERTA: NÃO compre o upgrade do Eleth Mixer +500 se seu Mixer já tiver 9499 ou mais pontos. Se você o fizer o jogo não reconhecerá o upgrade e o troféu pode não aparecer. O ideal é começar um New Game+ quando o Eleth Mixer estiver em 9498, assim ele irá para 9998 com o upgrade, e após as primeiras batalhas você ganhará o troféu.

Title Fighter (20 Titles)   :bronze: [topo]
Acquired 20 different titles for Asbel.

Todas as personagens possuem troféus de acordo com o número de títulos que elas possuem. Quando conseguir 20, 50, e 100 (exceto Richard, que só precisa de 80), o troféu irá aparecer.

Ao longo do jogo você obterá diversos títulos relacionados a história, além de muitos obtidos em sidequests e outros eventos opcionais. A maioria deles, no entanto, são obtidos em combate. Como cada personagen tem 150 ou mais títulos, conseguir 100 com eles não é um problema, só deve consumir tempo.

Uma dica importante é sempre utilizar uma arte até que você consiga um título de Master com ela (cada A-Arte e B-Arte possui dois títulos relacionados: Adept e Master). Após conseguir esse título, não utilize mais a arte, passe para o próximo. No caso do restante do seu grupo, vá até o menu e utilize   :triangle: para desativar a A-Arte ou B-Arte que você não quer que a personagem utilize. Desta forma eles ficaram limitados a utilizar apenas aquelas que eles não possuem o título relacionado, agilizando o proceso.

Se precisar de mais títulos de combate após todas suas jogadas, vá para Lhant Hill, use uma Dark Bottle, deixe toda sua party no modo Manual e use a arte que você precisa para conseguir os títulos restantes.

Se tiver interesse, veja aqui uma lista com todos os Titles das personagens.

Title Holder (50 Titles)   :bronze: [topo]
Acquired 50 different titles for Asbel.

Veja   :bronze: Title Fighter (20 Titles) .

Title Master (100 Titles)   :bronze: [topo]
Acquired 100 different titles for Asbel.

Veja   :bronze: Title Fighter (20 Titles) .

First Flower (20 Titles)   :bronze: [topo]
Acquired 20 different titles for Sophie.

Veja   :bronze: Title Fighter (20 Titles) .

Full Flower (50 Titles)   :bronze: [topo]
Acquired 50 different titles for Sophie.

Veja   :bronze: Title Fighter (20 Titles) .

Flower Power (100 Titles)   :bronze: [topo]
Acquired 100 different titles for Sophie.

Veja   :bronze: Title Fighter (20 Titles) .

Entitled (20 titles)   :bronze: [topo]
Acquired 20 different titles for Hubert.

Veja   :bronze: Title Fighter (20 Titles) .

Emboldened (50 titles)   :bronze: [topo]
Acquired 50 different titles for Hubert.

Veja   :bronze: Title Fighter (20 Titles) .

Empowered (100 titles)   :bronze: [topo]
Acquired 100 different titles for Hubert.

Veja   :bronze: Title Fighter (20 Titles) .

Openhearted (20 titles)   :bronze: [topo]
Acquired 20 different titles for Cheria.

Veja   :bronze: Title Fighter (20 Titles) .

Wholehearted (50 titles)   :bronze: [topo]
Acquired 50 different titles for Cheria.

Veja   :bronze: Title Fighter (20 Titles) .

Lionhearted (100 titles)   :bronze: [topo]
Acquired 100 different titles for Cheria.

Veja   :bronze: Title Fighter (20 Titles) .

Training Captain (20 titles)   :bronze: [topo]
Acquired 20 different titles for Malik.

Veja   :bronze: Title Fighter (20 Titles) .

Captain First Class (50 titles)   :bronze: [topo]
Acquired 50 different titles for Malik.

Veja   :bronze: Title Fighter (20 Titles) .

Captain Ephinea (100 titles)   :bronze: [topo]
Acquired 100 different titles for Malik.

Veja   :bronze: Title Fighter (20 Titles) .

Sobriquetian (20 titles)   :bronze: [topo]
Acquired 20 different titles for Pascal.

Veja   :bronze: Title Fighter (20 Titles) .

Appellatrix (50 titles)   :bronze: [topo]
Acquired 50 different titles for Pascal.

Veja   :bronze: Title Fighter (20 Titles) .

Epithetologist (100 titles)   :bronze: [topo]
Acquired 100 different titles for Pascal.

Veja   :bronze: Title Fighter (20 Titles) .

Richard the Radiant (20 Titles)   :bronze: [topo]
Acquired 20 different titles for Richard.

Veja   :bronze: Title Fighter (20 Titles) .

Richard é um caso a parte com relação a titles. Você só terá controle sobre ele em uma pequena parte no jogo normal e ao longo do Lineage & Legacies. O que acontece é que Richard irá aparecer no capítulo extra com uma quantidade de títulos de acordo com o que você conquistou para o grupo todo. Logo, se você conseguir, por exemplo, 120 titles com Asbel antes de começar o Lineage & Legacies, é bem capaz de Richard já atingir 80 titles logo que ele entrar no seu grupo.

Richard the Righteous (50 Titles)   :bronze: [topo]
Acquired 50 different titles for Richard.

Veja   :bronze: Title Fighter (20 Titles) .

Richard the Redeemed (80 Titles)   :bronze: [topo]
Acquired 80 different titles for Richard.

Veja   :bronze: Title Fighter (20 Titles) .

card.jpg

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s