THE CAVE

TheCave11.jpg

Introdução

– Dificuldade Estimada do 100%: 58.2/100 *
– Pontos de dificuldade: 1288 *
– Tempo Aproximado para o 100%: 1-2 dias em média.
– Offline:bronze: 20
– Troféus que você pode perder: Você pode não fazer algum troféu por esquecimento, mas nenhum troféu pode realmente ser perdido. O jogo é rápido e fácil de ser refeito caso tenha perdido algum.
– Minimo de Jogadas: 5
– A dificuldade afeta os troféus: Não existe opção de escolha de dificuldade.
– Troféus Bugados: Alguns pessoas relataram que os troféus não aparecem em geral, mas nenhum troféu especifico tem relatos de bugs.
– Cheats impedem troféus?: Não tem como fazer cheat no jogo. Na verdade nem precisa.

Sobre o Jogo

The cave é um jogo Adventure/Puzzle que se passa em uma caverna falante. A caverna não só fala mas tambem é irônica.
No começo do jogo você deve escolher 3 personagens para entrar na caverna. Não importa quem você escolha. Cada personagem tem sua própria motivação para entrar na caverna e cada um tem uma habilidade especial que vai servir principalmente para a área dedicada a ele, mas tambem pode ajudar nas áreas comuns do jogo.

Abaixo você vê como estão dispostas as áreas do jogo caso queira fazer alguma coisa diferente do guia.

thecave.jpg

Personagens

O Cavaleiro

KnightProfile.jpg

Breve História : Está em uma busca por uma espada de poder sem igual e de grande prestígio. Mas ele conseguirá antes que mais alguem se machuque?
Habilidade Especial: Ele tem a habilidade de ficar invulnerável enquando você ficar com o triangulo apertado. Enquanto a habilidade estiver ativa, você não vai conseguir se mover. Você pode ativar esse habilidade quando estiver em queda tambem, o que pode evitar sua morte caso a altura seja muito grande.

O Caipira

HillbillyProfile.jpg

Breve História : Nessa noite ele deseja encontrar seu grande amor. Mas será que seu desejo queima muito forte em seu coração?
Habilidade Especial: Tem a habilidade de formar uma bolha em torno da cabeça, o que faz com que ele possa mergular em áreas que os outros personagens se afogam.

A Aventureira

AdventurerProfile.jpg

Breve História : Ela está na trilha de seus companheiros desaparecidos e um tesouro sem igual… mas não necessáriamente nessa ordem.
Habilidade Especial: Tem a habilidade de usar um gancho e corda para passar por lugares perigosos.

Os Gemêos

TwinsProfile.jpg

Breve História : Eles só querem ir brincar fora de casa. O que poderia ser mais inocente que isso?
Habilidade Especial: Tem a habilidade de fazer uma cópia deles. Essa cópia fica na posição que estavam quando a habilidade é ativada, mas o alcançe dessa habilidade é bem curto.

A Viajante do Tempo

TimeTravellerProfile.jpg

Breve História : Está aqui para consertar um erro de um milhão de anos. Felizmente para ela, ontem é um novo dia.
Habilidade Especial: Tem a habilidade de teleportar por uma curta distância, podendo assim passar por objetos. Essa habilidade não vai funcionar em algumas áreas devido aos puzzles do jogo.

A Cientista

ScientistProfile.jpg

Breve História : Ela está a ponto de fazer uma grande descoberta que mudará a humanidade e milhões de vidas estão na balança.
Habilidade Especial: Tem a habilidade de hackear os computadores que você encontra no jogo. Com isso ela pode abrir portas ou desativar armadilhas.

O Monge

MonkProfile.jpg

Breve História : Procurando seu mestre para que ele possa virar um mestre. Uma jornada cheia de paz, iluminação…e assassinato.
Habilidade Especial: Tem a habilidade de mover objetos com a mente. Você pode tambem pegar objetos que estão longe de você ou até mesmo fechados em outro ambiente.

RoadMap

Vou fazer o road map e os troféus ao mesmo tempo. Não vou dar as soluções dos puzzles pois seria um spolier do jogo todo e o gostoso do jogo é descobrir como resolver cada puzzle.
Para abrir os desenhos na parede não precisa casar o personagem com o desenhos. Qualquer personagem pode abrir. Para ver os desenhos que já pegou, aperte o Start e depois vá na opção “Cave Paintings”. Os dois últimos quadrados (tanto o final bom quanto o ruim)só aparecem quando você concluir o jogo com cada personagem. Caso tenha esquecido algum na primeira jogada você pode pegar novamene na segunda, já que terá que jogar duas vezes com cada personagem.

1ª Jogada

Caipira
Cavaleiro
Viajante do Tempo

 GUIA DE TROFEUS

Shoplifting :bronze: [topo]
Stole.

Perto do balconista pegue um cartão postal e fique com ele quando passar pela porta. Fique com esse cartão o resto do jogo todo para outro troféu. Você pode deixar o cartão no chão ou trocar o personagem que esta com ele. Se for colocar no chão tenha certeza que é um lugar que dá para voltar e pegar de novo. Você tambem pode deixar para fazer esse troféu o o Remorse em qualquer uma das jogadas. (Se quiser pode deixar para fazer esse troféu e o “Remorse” na 4ª ou 5ª jogada quando já souber todas as soluções).

Well Done :bronze: [topo]
Sacrificed oneself for ultimate flavor.

Logo na primeira fase você deve usar uma salsicha para atrair um monstro. Use o quadrado para jogar a salsicha no espeto e depois tente pular para o outro lado. O mostro vai te ver e cuspir fogo em você, assando a salsicha.

Na fase do Parque , antes de completar o puzzle da roda das cores, veja todas duas previsões diferentes na máquina de previsão do futuro com cada um dos três personagens. Isso é o começo de outro troféu. Se tiver completado o puzzle das cores o Xavetar para de funcionar.

Weight of the Beast :bronze: [topo]
The scale reveals a baleful figure.

Vá para a balança com os três personagens, casa um deve carregar um dos itens: chave de boca, peso, martelo. Com isso o peso total será 666.

Fire In The Hole :bronze: [topo]
3 die by the Miner’s hand.

Na fase do Minerador você deve levar os três personagens para o fundo e colocar os três juntos e deixar uma bomba atingir e matar todos ao mesmo tempo.

Nessa mesma parte uma das coisas que o Mineiro jogou em você foi uma lata de milho, tenha certeza que ela foi “explodida”. Isso faz parte de outro troféu.

Royal Buffet :bronze: [topo]
Where did the King go anyway?

Na fase do cavaleiro, depois de fazer tudo e o rei for contar para a filha dele que você pegou a espada, siga ele até o quarto da filha. Quando chegar lá vai ver uma cena e o troféu aparece.

To Soothe A Savage Beast :bronze: [topo]
Captured crusty melodies.

Na fase da Caçadora, pegue o gravador já com a pilha reabastecida, vá para uma das casinhas do zoológico onde tem uma musica de elevador tocando. Coloque o gravado no chão uma vez que ele vai gravar a musica. Pegue novamente o gravador e quando colocar no chão de novo ele vai tocar a música gravada.

Smells Like Team Spirit :bronze: [topo]
Everyone is gross.

Na fase da Viajante do tempo, quando progredir um pouco você vai poder levar todos os personagens para o futuro. Leve todos para a parte mais baixa do museu. Lá tem uma imagem de um dinossauro, coloque todos os três personagens na frente e aperte o botão. Com isso todos vão ficar fedendo a dinossauro.

Creamed Corn :bronze: [topo]
Food-based destruction.

Na fase da Ilha, vá para o lado direito da ilha. Lá tem uma caixa azul, quando você mover a caixa vai ver um pacote de biscoito e uma lada de milho. Quando for fazer a parte de explodir os barris em série, coloque a lata perto de um dos barris. Quando explodir os barris a lata explode junto. Se você explodiu a outra lata na fase do Mineiro o troféu aparece.

Remorse :bronze: [topo]
Remembered it’s wrong to steal.

Se você ainda esta com o cartão roubado da lojinha de presentes, quando acabar todas as fases e voltar para a loja, coloque o cartão de volta na estante e o troféu aparece.
Esse troféu pode ser feito em qualquer uma das 5 jogadas.

What You Always Wanted :bronze: [topo]
Reached the bottom.

Quando chegar ao final, saia com todos os personagens com os respectivos itens. Com isso você elimina o final ruim desses três.

2ª Jogada

Caipira
Cientista
Gêmeos

Na fase do Caipira veja as duas previsões do futuro com os Gêmeos e com a Cientista.

Such Bad Children :bronze: [topo]
Broke things.

Na fase dos gêmeos quando conseguir entrar no quarto dos pais pule na cama até quebrar. Nessa fase tem uma sala que parece que não tem nada, mas se for à estante da direita e apertar o quadrado varias vezes, a estante cai revelando uma pintura que estava atrás.

Hazardous Work Environment :bronze: [topo]
Slipped, where wet.

Logo acima da cantina tem uma placa de piso molhado. Mova a placa para a beirada da esquerda e escorregue para cair de um nivel para o outro que o troféu aparece.

No final saia com os itens com todos novamente para pegar o final ruim.

3ª Jogada

Caipira
Monge
Aventureira

Don’t Fill Up On Fortune Cookies :bronze: [topo]
Peered into everyone’s fate.

Na fase do Caipira veja as duas previsões do futuro com o Monge e com a Aventureira. Com isso você deve ter visto todas as previsões e o troféu deve aparecer.

Walk Like An Adventurer :bronze: [topo]
Pantomimed an ancient hieroglyph.

Na fase da Aventureira, dentro da pirâmide, você vai ver uma parede pintada com o tradicional desenho de três egípcios, alinhe os três personagens com os desenhos e eles vão ficar em posição igual à imagem e o troféu aparece.

Embrace Impermanence :bronze: [topo]
Broke bridges.

Na fase do Monge quando pegar a pena com o mestre você vai ter que quebrar a primeira ponte para progredir na história. Para isso os três personagens devem estar em cima da ponte e um deles deve estar carregando a pena. Pule e a ponte cai. Pegue a pena novamente com qualquer personagem que não seja o Monge, pois você vai precisar dele com a mão livre. Quando chegar à fase do tapete, suba até ver uma entrada na direita com uma corda. Rapidamente mova todos os personagens para essa entrada, suba a corda e quebre a segunda ponte.

Com o Caipira fale com o atendente depois de ele te dar o urso até você devolver o urso e estar de mãos vazias. Suba a escada e veja o final bom com ele.

Win-win-win-win-win-win-win :bronze: [topo]
Everyone reached the bottom.
Corruption :bronze: [topo]
Saw the darkness in all our hearts.

Veja o final ruim do Monge e da Aventureira. Com isso você vai ter visto todos os finais ruins e acabado o jogo com todos os personagense conquista ambos os troféus.

4ª Jogada

Monge
Cientista
Gêmeos

Essa é a parte mais chata, pois você deve acabar o jogo sem morrer nenhuma vez. Você já deve saber como solucionar todos os puzzles é só tomar cuidado para não cair de lugares altos ou de ver esmagado por nada (fora os perigos normais de cada fase).
Caso morrer o jogo salva automaticamente a cada começo de fase. Basta sair do jogo usando o botão PS Home (não saia do jogo usando o menu do jogo, pois ele vai salvar o progresso com a morte contando). Na fase do Monge voce pode morrer no elevador, e no tapete mágico. Para evitar morte no tapete basta não se mexer (usar o poder para pegar o objeto de desejo pode). Já no elevador só tome cuidado pois assim que você pisa nele, ele começar a descer e você pode acabar com o personagem pendurado na beirada, e se você se soltar a queda é alta suficiente para você morrer.

As outras opções são:
Aventureira – a fase é cheia de armadilhas, mas se tomar muito cuidado é possivel passar sem morrer. É um risco, mas foi a que eu acabei fazendo.
Viajante do Tempo – Tambem é uma boa opção pois onde você pode morrer é se tocar na chave sem completar a fase ou na hora de levar a roda até o homem das cavernas se alguem tiver no caminho morre.
Cavaleiro – Muitas chances de morrer por causa de um botão apertado uns segundos atrasados.

Who Wants to Live Forever :bronze: [topo]
Nobody died.

Se não morreu até chegar à loja de presentes no final da caverna o troféu deve aparecer.

Quando chegar ao final, com todos os personagens, devolva os itens e saia da caverna de mãos vazias para ver o final bom dos três.

5ª Jogada

Viajante o Tempo
Cavaleiro
Aventureira

The Whole Story :bronze: [topo]
Collector of forgotten dreams.

Até agora você deve estar com todos os desenhos de todos os personagens, somente faltando final bom desses três. Quando subir na escada e ver o final bom de cada um o troféu aparece.

Redemption :bronze: [topo]
Saw the good in everyone.

Basta acabar o jogo e quando chegar ao final devolva os itens e saia da caverna e veja o final bom dos três personagens.

Com isso você deve ter conseguido 100% dos troféus. Parabens!!!