TOMB RAIDER

Guia de Troféus

Imagem Postada

No Stone Left Unturned :gold: [topo]
Find all documents, relics and GPS caches.

Troféu relacionado aos coletáveis.

Durante o game existem 3 tipos de coletáveis:

    • GPS Caches
    • Documents
    • Relics

Para pegar este troféu você deve coletar todos os exemplares acima, para isso seguem algumas dicas.

    • Pegue a Skill Cartography o mais rápido possível, pois ela irá lhe mostrar a localização de todos os coletáveis.
    • Foque na busca dos coletáveis pós finalização do game, pois alguns só ficam disponíveis depois que você tem certas habilidades destravadas durante o modo história.
    • Use bem a sua habilidade Instinct (:l2:) pois com ela você pode colocar um cursor em cima do coletável que você deseja pegar, que será mostrado com um feiche de luz azul a sua posição exata.
    • IMPORTANTE: O jogo possui um Bug em seus mapas. As vezes do nada somem as marcações dos itens que você esta procurando. Se isto ocorrer, salve o seu game saia do jogo e ligue-o novamente. Em cada descrição de acampamentos tem a quantidade de itens disponíveis naquela área e o número que você ja coletou.

Existem vários vídeos no youtube que mostram a coleta deste itens, mas como eu disse são desnecessários pois os itens ficam marcados no seu mapa. A IGN lançou um mapa interativo com a localização de todos os coletáveis. Para vê-lo clique aqui.

Intellectually Superior :gold: [topo]
Complete all optional tombs.

Troféu relacionado a um feito especifico.

Existem sete tumbas ao redor da ilha, você pode saber quantas existem por área através do mapa. Quando você passar perto da entrada de uma delas, o jogo vai avisar que existe uma tumba nas proximidades, simplesmente explore e você não terá dificuldade em encontrá-las. Neste jogo, as tumbas se resumem à uma câmara com um puzzle um pouco mais elaborado. Para ajudar mais ainda quando você pegar a Skill Cartography todas as tumbas ficaram marcadas em seu mapa.

Se estiver com dificuldade para resolver os puzzle das Tumbas, siga o vídeo

Clever Girl :silver: [topo]
Purchase all skills in one category.

Troféu relacionado a um feito especifico.

Você deve pegar todas as Skills de uma das 3 categorias existentes no game para conquistar este troféu. As Skills são divididas em 3 grupos.

    • Survivor Skills
    • Hunter Skills
    • Brawler Skills

Você pode realizar o upgrade de suas Skills em acampamentos espalhados por toda a ilha. Algumas são travadas pelo seu Prestige que subirá a medida que você vai pegando outras Skills. A experiência é ganha ao completar objetivos, eliminar inimigos, achar tesouros, completar tumbas, etc. É altamente recomendável evoluir a Survivor Skill primeiro, pois ela irá permitir que você encontre mais Escórias (Salvages) e munição, o que ajuda muito no progresso do game.

Lethal :silver: [topo]
Purchase all skills in all categories.

Troféu relacionado a um feito especifico.

Você deve pegar todas as Skills do game para conquistar este troféu. As Skills são divididas em 3 grupos. Segue em spoiler todas as Skills do game.

Survivor Skills

  • Animal Instincts
    • É uma Skill básica. Esta Skill permite que os animais selvagens brilhem quando você usar Instinct (Pressionando o comando :l2:) o que ajuda muito na caça de Veados, corvos, coelhos e ratos, pois são animais que se misturam bem com o cenário.
  • Survivalist
    • Esta Skill permite Lara ganhar um bônus de aproximadamente 20-25% nos pontos de experiência quando ela remove a carcaça de um animal ou pega certos tipos de plantas, pressionando o comando :square:
  • Advanced Salvaging
    • Esta Skill permite que Lara pegue uma maior quantidade de Escórias (Salvages) quando ela abre uma Salvage Box, Crate ou Coutainer. (Pode variar de 15% a 50% dependendo da quantidade inicial de Escória (Salvage) que seria fornecida.)
  • Bone Collector
    • Quando Lara esfolar um animal ela irá ganhar um bônus de Escórias (Salvages).
  • Arrow Retrieval
    • Lara poderá recuperar todas as flechas lançadas contra um alvo inimigo (animais ou humano) desde que eles não possuam armaduras. Se você errar o alvo a flecha é quebrada.
  • Scavenging
    • Lara poderá encontrar mais munição quando vasculhar o corpo de inimigos mortos.
  • Climber’s Agility
    • Com esta habilidade Lara pode escalar com uma velocidade maior e resiste mais a grandes quedas.
  • Orienteering
    • Esta habilidade permite que Lara use o Instinct (:l2:) para encontrar colecionáveis, fazendo com que eles brilhem quando você usar esta habilidade próximo a eles.
  • Cartography
    • Melhor habilidade do game. Com esta habilidade Lara irá registrar todos os tesouros, documentos, relíquias, tumbas e GPS caches assim que entrar em um mapa. Deixando a busca por colecionáveis mais rápida e sem necessidade de youtube.

Brawler Skills

  • Pain Tolerance
    • Lara ganha um bônus de saúde (Hp).
  • Dirty Tricks
    • Lara poderá jogar areia e lama quando estiver esquivando de um inimigo, paralisando eles. Basta pressionar o comando :triangle: enquanto desvia.
  • Axe Strikes
    • Com esta Skill você poderá usar seu machado para atacar os inimigos pressionando o comando :triangle:
  • Axe Expert
    • Com esta habilidade Lara passar a fazer as stealth kill com o machado, eliminando o mini game que existia antes.
  • Dodge Counter
    • Quando você desviar do ataque físico de um inimigo, Lara poderá realizar uma QTE para acertar o joelho do inimigo com uma flecha. Este upgrade é necessário para o :bronze: Former Adventurer
  • Dodge Kill
    • Agora Lara pode matar os seus inimigos com o contra ataque, desde que eles não estejam usando um elmo que defenda suas cabeças.
  • Dodge Kill Mastery
    • Agora Lara pode matar os seus inimigos com o contra ataque, desde que eles não estejam usando um elmo que defenda suas cabeças. (Maior possibilidade de Kill)

Hunter Skills

  • Steady Shot
    • Lara pode puxar e segurar a linha do seu arco por mais tempo para poder mirar melhor.
  • Ammo Capacity
    • Lara poderá carregar uma maior quantidade de munição para todas as armas.
  • Heavy Lifter
    • Com esta Skill Lara poderá carregar o máximo de munição para todas as armas.
  • Accomplished Killer
    • Lara ganha um bônus de experiência por matar inimigos de forma ‘elegante’, ou seja, Headshots, Stealth Kills e Dodge Kills.
  • Bow Expert
    • Quando for finalizar um inimigo e estiver com o arco e flecha equipado, Lara dará uma flechada no olho do inimigo.
  • Pistol Expert
    • Quando for finalizar um inimigo e estiver com a pistola equipada, Lara dará um tiro de misericórdia na cabeça do inimigo.
  • Rifle Expert
    • Quando for finalizar um inimigo e estiver com o rifle equipado, Lara dará um tiro de misericórdia na cabeça do inimigo.
  • Shotgun Expert
    • Quando for finalizar um inimigo e estiver com a shotgun equipada, Lara dará um tiro de misericórdia na cabeça do inimigo.

Você pode realizar o upgrade de suas Skills em acampamentos espalhados por toda a ilha. Algumas são travadas pelo seu Prestige que subirá a medida que você vai pegando outras Skills. A experiência é ganha ao completar objetivos, eliminar inimigos, achar tesouros, completar tumbas, etc. É altamente recomendável evoluir a Survivor Skill primeiro, pois ela irá permitir que você encontre mais Escórias (Salvages) e munição, o que ajuda muito no progresso do game.

The Professional :silver: [topo]
Fully mod and completely upgrade all weapons.

Troféu relacionado a um feito especifico.

Você deve realizar o Upgrade de todas as suas armas até 100%. Para isso ache a maior quantidade de Escórias (Salvages) durante o game. É importante lembrar que alguns upgrades só ficam disponíveis após você encontrar alguns componentes extras para armas, que são encontrados por toda a ilha de forma aleatória. Segue a lista de Upgrades Necessários para o troféu.

Imagem PostadaBow – Arco e Flecha

    • Rope Arrows
      A Rope Arrow é uma ferramente com munição infinita. Com ela, Lara pode puxar portas e locais que estejam com cordas trançadas, bem como puxar inimigos de plataformas.
    • Fire Arrows
      As Fire Arrow transformam as flechas normais de Lara em flechas inflamáveis. Elas são mais fortes que as flechas normais e servem para atear fogo em alvos mais distantes.
    • Napalm Arrows
      Napalm Arrows são um tipo de flecha que espalha o fogo contra um grupo de inimigos diferente das Fire Arrows que só acertam um alvo.
    • Explosive Arrows
      Explosive Arrows são um tipo de flecha que trabalham com uma granada amarrada em sua ponta para explodir quando entrar em contato contra inimigos.
    • Reinforced Limbs
      Reinforced Limbs é um upgrade que reforça as arestas do arco, permitindo que você puxe o mesmo com mais força para aumentar o dano causado pelas flechas.
    • Plaited String
      Plaited String é um upgrade que faz com que o dano das flechas aumente ainda mais.
    • Stabilizing Weight
      The Stabilizing Weight é um dos últimos upgrades para o arco e permite aumentar ainda mais o dano causado pelo mesmo.
    • Penetrating Arrows
      Penetrating Arrows são um tipo de flechas que quando lançadas por um ataque carregado penetram na armadura de defesa ou passam diretamente por alvos macios para acertar multiplos inimigos.
    • Wrapped String
      Um upgrade básico do arco que permite almentar o alcance do disparo do mesmo.
    • King Ring Trigger
      Key Ring Trigger é um upgrade para o arco de Lara que aumenta ainda mais o seu alcance.

Imagem Postada

Handguns – Pistola

    • Burst Fire Mod
      Este upgrade permite que Lara libere uma saraivada de balas contra os inimigos, pressionando o comando :r2:
    • Extended Mag
      Um upgrade para a handgun que permite você usar um pente de balas com um espaço adicional para mais dez balas.
    • High Capacity Mag (Pistol)
      Um upgrade para a handgun que permite você usar um pente de balas com o máximo de sua capacidade.
    • Ported Vent Slide
      Um upgrade para a handgun que adiciona uma compensação no recuo da arma para aumentar a accuracy e consequentemente o dano causado.
    • Muzzle Brake (Pistol)
      Um upgrade para a handgun que aumenta a accuracy e consequentemente o dano causado.
    • Polished Barrel
      Plaited String é um upgrade que faz com que o dano das flechas aumente ainda mais.
    • Magazine Well
      The Stabilizing Weight é um dos últimos upgrades para o arco e permite aumentar ainda mais o dano causado pelo mesmo.
    • Rapid Fire Mod
      Em construção
    • Ergonomic Grip
      Em Construção
    • Silencer (Pistol)
      Um upgrade que adiciona um silenciador a handgun. Para coloca-lo você deve pressionar o comando :down: para alterar entre os modos de armas.

Imagem Postada

Rifle

    • Grenade Launcher
      O Grenade Launcher é pego quando Lara esta fugindo da Fortaleza Solarii Fortress. Para usa-lo pressione o comando :r2: quando estiver com o rifle.
    • Frag Grenades
      Em construção.
    • High Capacity Mag (Rifle)
      Um upgrade para a rifle que permite você usar um pente de balas com o máximo de sua capacidade.
    • Barrel Shroud
      Aumenta o dano da arma adicionando um Barrel Shoud a ela.
    • Muzzle Brake (Rifle)
      Um upgrade para a rifle que aumenta a accuracy e consequentemente o dano causado.
    • Match Grade Barrel
      Em construção.
    • Padded Stock
      Com este upgrade a precisão do rifle é melhorada tornando ele mais firme para os disparos.
    • Taped Double Mag
      Com este upgrade dois pentes são anexados com fita adesiva o que reduz o tempo de recarga.
    • Polished Ejector
      Este upgrade aumenta o alcance dos disparos do rifle.
    • Scope
      É adicionada uma mira para o seu rifle, fazendo com que você veja alvos em grandes distâncias pressionando o comando :l3:
    • Silencer (Rifle)
      Um upgrade que adiciona um silenciador a Rifle. Para coloca-lo você deve pressionar o comando :right: para alterar entre os modos de armas.

Imagem Postada

Shotgun

    • Full Choke
      Este upgrade da shotgun adiciona um modo de disparo alternativo onde a arma ganha um alcance maior.
    • Incendiary Shells
      Este upgrade permite que você dispare tiros inflamáveis. Para usar este modo da shotgun você deve pressionar o comando :left: até ficar neste armamento.
    • Modified Receiver
      Em contrução
    • Barrel Shroud
      Aumenta o dano da arma adicionando um Barrel Shoud a ela.
    • Polished Bolt
      Este upgrade da shotguns melhora o alcance da arma.
    • Padded Grip
      Este upgrade da shotguns reduz o recuo da arma melhorando a estabilidade da mesma.
    • Wrapped Stock
      Em construção.
    • Shell Mag
      Em construção.
    • Drum Mag
      Em Construção

Gear Upgrades

Durante o game você irá pegar alguns upgrades relacionados aos seus equipamentos. Eles são

    • Torch
    • Climbing Axe
    • Firesriker
    • Rope Arrow
    • Fire Arrow
    • Compound Bow
    • Rope Ascender
Inconceivable! :silver: [topo]
Complete all challenges.

Troféu relacionado a um feito especifico.

Você deve completar todos os challenges do jogo, lembrando que os mesmos não são indicados no mapa. Recomendo a tentar completa-los após o final do game pois você terá todas as habilidades a sua disposição.

Segue a lista de challenges e seus objetivos em cada mapa.

  • Coastal Florest – Floresta Costeira
    • Challenge Ghost Hunter – Atire e quebre todos os 10 Skull Totems localizados neste mapa

Clique para ampliar.

  • Mountain Temple – Templo da Montanha
    • Challenge Pyromaniac – Atire em 5 lanternas localizadas neste mapa.

Clique para ampliar.

  • Mountain Village – Vila da Montanha
    • Challenge Egg Poacher – Localize 5 ninhos de pássaros nesta área. É necessário o Upgrade Rope Arrow.

Clique para ampliar.

  • Mountain Village – Vila da Montanha
    • Challenge Illumination – Acenda a fogueira em 10 Estatuas na localizadas nesta área. Para agilizar este Challenge é recomendado as Skills Rope Arrow e Firestriker, pegas durante o game.

BASE APPROACH

  • Mountain Base – Base da Montanha
    • Challenge Non-Believer – Queime 5 posters na Base da Montanha.

Clique para ampliar.

BASE EXTERIOR

  • Shanty Town – Favela
    • Challenge Laid to Rest – Queime e derrube 8 Effigies em Shanty Town. É necessário as Flechas incendiárias para pegar este challenge.

Clique para ampliar.

  • Shanty Town – Favela
    • Challenge Silencer – Usando o seu machado, pressionando o comando :triangle:, destrua 4 Alarmes na Favela.
  • Georthermal Caves – Cavernas Geotérmicas
    • Challenge Firestarter – Use as Flechas Inflamáveis para colocar em ignição 6 Corpse Bags (são as sacolas com corpos penduradas no teto) nesta área.

Clique para ampliar.

  • Summit Forest – Floresta Tropical
    • Challenge Redcap Roundup – Colete 10 cogumelos nesta área.

Clique para ampliar.

  • Shipwreck Beach – Praia do Naufrágio
    • Challenge Minesweeper – Destrua 10 minas marinhas localizadas nesta área.

Clique para ampliar.

  • Shipwreck Beach – Praia do Naufrágio
    • Cairn Raider – Encontre os 5 túmulos  localizadas nesta área.
  • Cliffside Bunker – Base no Penhasco
    • Challenge Previous Inhabitants – Queime os 4 Chrysanthemum Banners do Exercito Imperial Japonês.

Clique para ampliar.

  • Research Base – Centro de Pesquisas
    • Challenge Sun Killer – Atire em 5 Sun Totens localizados nesta área.

Clique para ampliar.

CHASM SHRINE

Clique para ampliar.

Uma dica importante: Após comprar as Survivor Skill Orienteering os Challenges aparecem mais facilmente no mapa. É o único objetivo que não fica marcado em seu mapa, tendo que você encontrar procurando ou com os vídeos acima.

A Survivor Is Born :silver: [topo]
Complete the game.

Troféu relacionado a história do game.

Este é o único troféu relacionado à história do game. Você pode finalizar o game em qualquer dificuldade que irá garantir este. Para facilitar o final do jogo recomendo dar upgrade em seu arco até o máximo. É a melhor arma do game. Use e abuse do elemento stealth. O jogo é bem tranquilo.

I’m all that! :silver: [topo]
Win a ranked match in every multiplayer mode.

Troféu Relacionado ao Multiplayer.

Você deve ganhar uma partida em cada modo Multiplayer na categoria ranked. Não é muito difícil e abaixo você pode seguir uma estratégia para te ajudar.

  • Rescue (Resgate)
    • Resgate de Medkits – Survivors -> Quando sua equipe estiver recuperando os Medkits sempre fique de prontidão para eliminar os membros da outra equipe que estejam te atrapalhando. Coletar 5 Medkits é relativamente fácil. Sempre der cobertura para o seu companheiro que estiver trazendo o Medkit ou aproveite o caos para leva-lo até sua base.
    • Eliminar 20 inimigos – Solarii -> Quando sua equipe for encarregada de eliminar os outros alvos você deve agir em grupo e rapidamente. Elimine e finalize os alvos o mais rápido possível, ja que você terá que eliminar 20 inimigos.

    Este modo é uma corrida contra o tempo. Procure vencer as duas partidas para finalizar mais rapidamente. Lembre-se que o jogo é em turnos, e você terá que vencer dois para ganhar a partida.

  • Cry for Help (Pedido de ajuda)
    • Ativar torres de Rádio – Survivors -> Para ativar uma torre você deve ficar parado em sua área de influência. Quanto mais pessoas na área da torre de rádio mais rápido ela será ativa. Procure por uma área mais isolada e fique nela até ativar a torre. Depois de ativada a mesma não pode ser desativada o que da uma vantagem imensa. Ativando 3 a vitória é da sua equipe. Se você morrer procure pegar as baterias que caem no chão.
    • Coletar 30 baterias – Solarii -> Você deve coletar 30 baterias. Cada vez que você matar um inimigo ele deixará duas bateria cair no chão, colete o número máximo para ganhar o turno.

    Lembre-se que o jogo é em turnos, e você terá que vencer dois para ganhar a partida

  • Team Death Match (Mata Mata em Equipe)
    • A equipe que eliminar 15 inimigos primeiro vence. Use e abuse das vantagens dos cenários. Novatos sempre caem em armadilhas então aproveite-se do cenário favela e arme as armadilhas de espinhos que ficam nas casas. Use a skill de deixar uma bomba quando seu personagem morrer, pode te render algumas kills também. E cuidado com os snipers que usam o arco e flecha.

    Lembre-se que o jogo é em turnos, e você terá que vencer dois para ganhar a partida

  • Free For All (Todos Contra Todos)
    • O jogador que eliminar 15 inimigos primeiro vence. Use e abuse das vantagens dos cenários. Novatos sempre caem em armadilhas então aproveite-se do cenário Favela e arme as armadilhas de espinhos que ficam nas casas. Use a skill de deixar uma bomba quando seu personagem morrer, pode te render algumas kills também. E cuidado com os snipers que usam o arco e flecha.

Um detalhe interessante é que se você entrar no segundo turno de uma partida e sua equipe sair vencedora a vitória é valida par o troféu. O modo mais difícil é o fre for all. Boa sorte, pois este é o troféu mais difícil do multiplayer, já que não permite Boost.

True Commitment :silver: [topo]
Reach level 60 in multiplayer.

Troféu Relacionado ao Multiplayer.

Para pegar este troféu você deve chegar ao level 60. O jogo é bem simples de pegar experiência no multiplayer e não será muito trabalhoso. O melhor modo para se jogar é o Rescue que você pode pegar bônus de 1000 de Experiência ao matar um inimigo na sua base.

Segue em spoiler a dica do user S4BiONi_BR. Testei e funciona.

Auto boost: apenas 1 player.Além do boost para ganhar uma média de 200.000 Xp com 2 ou 3 players por partida de 20min, também é possível ganhar a mesma quantidade de XP individualmente.Segue o passo a passo:1º) crie uma sala privada e coloque as configurações de modo de jogo como rescue (resgate) e qualquer mapa (tive menor resultado no mapa da praia);2º) vá em outras opções e coloque o tempo de 10min e 20 medic kits (o que importa são os medic kits);3º) Coloque um personagem na facção de SOBREVIVENTE;4º) Coloque o atributo de aumentar o tempo de corrida;5º) Dê o start na partida e espere começar (isso mesmo, a partida vai começar somente com 1 player!);

6º) fique buscando os 20 medic kits e levando para o círculo azul;

7º) Ao terminar a partida, saia da sala e recrie nas mesmas condições.

Dependendo da habilidade e agilidade, a partida deve terminar com uns 9min e isso vai gerar uma média de 30.000 XP.

Se colocar em mapas longo como aquele que tem um submarino no meio do galpão, é possível conseguir mais de 33.000 xp, pois quanto maior a distância percorrida com o medic kit, maior o XP (longa distância percorrida dá 500 xp e curta distância dá 75 XP).

Se colocarmos isso na ponta do papel, isso vai gerar em torno de 180.000 XP em 1h sem depender de boost online, o que seria um valor semelhante ao do boost online (com 3 player e o 1º ganhando 200.000 xp em 20min, o mesmo só volta a receber o XP quando chegar a sua vez, ou seja, após 1h).

Big Game Hunter :bronze: [topo]
Kill and loot 10 large animals (deer, boar, wolves).

Troféu relacionado a um feito especifico.

Para pegar este troféu você deve eliminar 10 animais de grande porte e recolher o material fornecido por eles, pressionando o comando :square: em cima das carcaças. Existem três espécies de animais de grande porte: Veados, Javalis e Lobos. Você encontra veados e lobos principalmente na primeira floresta do game, onde você ganha o arco e flecha. Os javalis podem ser mortos na Praia. Para ser mais divertido tente mata-los com seu arco e flecha.

One Smart Cookie :bronze: [topo]
Complete one optional tomb.

Troféu relacionado as Tumbas.

Pelo mapa existem várias tumbas escondidas. Quando você esta próxima de alguma é possível ver vários sinais escritos em branco pelo cenário e aparece um aviso escrito. As tumbas são puzzles até bacanas dentro da história principal e são divertidos e relativamente fáceis. Complete apenas uma e o troféu é liberado. Para a localização de todas veja o :gold: Intellectually Superior .

Bookworm :bronze: [topo]
Find 25% of all documents.

Troféu relacionado aos coletáveis. 

Durante o game existem 3 tipos de coletáveis:

    • GPS Caches
    • Documents
    • Relics

Para pegar o :gold: No Stone Left Unturned você deve coletar 100 porcento de cada um destes itens. Veja o mesmo para dicas e localização dos coletáveis.

Historian :bronze: [topo]
Find 75% of all documents.

Troféu relacionado aos coletáveis. 

Durante o game existem 3 tipos de coletáveis:

    • GPS Caches
    • Documents
    • Relics

Para pegar o :gold: No Stone Left Unturned você deve coletar 100 porcento de cada um destes itens. Veja o mesmo para dicas e localização dos coletáveis..

Relic Hunter :bronze: [topo]
Collect 25% of all relics.

Troféu relacionado aos coletáveis. 

Durante o game existem 3 tipos de coletáveis:

    • GPS Caches
    • Documents
    • Relics

Para pegar o :gold: No Stone Left Unturned você deve coletar 100 porcento de cada um destes itens. Veja o mesmo para dicas e localização dos coletáveis.

Archaeologist :bronze: [topo]
Collect 75% of all relics.

Troféu relacionado aos coletáveis.

Durante o game existem 3 tipos de coletáveis:

    • GPS Caches
    • Documents
    • Relics

Para pegar o :gold: No Stone Left Unturned você deve coletar 100 porcento de cada um destes itens. Veja o mesmo para dicas e localização dos coletáveis.

Looking for Trouble :bronze: [topo]
Find 25% of GPS caches.

Troféu relacionado aos coletáveis. 

Durante o game existem 3 tipos de coletáveis:

    • GPS Caches
    • Documents
    • Relics

Para pegar o :gold: No Stone Left Unturned você deve coletar 100 porcento de cada um destes itens. Veja o mesmo para dicas e localização dos coletáveis.

Bag Full O’ Cache :bronze: [topo]
Find 75% of GPS caches.

Troféu relacionado aos coletáveis. 

Durante o game existem 3 tipos de coletáveis:

    • GPS Caches
    • Documents
    • Relics

Para pegar o :gold: No Stone Left Unturned você deve coletar 100 porcento de cada um destes itens. Veja o mesmo para dicas e localização dos coletáveis.

Scrounger :bronze: [topo]
Collect 5000 pieces of salvage.

Troféu relacionado a um feito especifico.

Coletar 5000 peças de Escória (Salvage). Este com certeza será pego durante a busca da platina. Cada arma leva em torno de 3000 Salvages para ficar em 100%. Um detalhe importante para agilizar o processo do :silver: The Professional é dar upgrade nas Skills que permite o jogador pegar mais Salvages no cenário.

Picky :bronze: [topo]
Loot 200 enemies.

Troféu relacionado a um feito especifico.

Ja matei, qual o problema de roubar?? Brincadeiras a parte para pegar este troféu você deve recolher o material deixado por cadáveres de inimigos (Loot). É interessante você desenvolver algumas Skills de Sobrevivência que permite você pegar mais Escórias (Salvage) através de Loot e recuperar munição. Ajuda muito para finalizar o game. Para usar o comando Loot você deve chegar próximo a um inimigo caído e pressionar o comando :square:Fazendo isso 200 vezes o troféu é seu. Perto do fim do jogo você irá pega-lo.

Now We’re Getting Serious :bronze: [topo]
Fully mod and completely upgrade any weapon.

Troféu relacionado a um feito especifico.

No game você possui 4 armas que são:

    • Bow – Arco e Flecha
    • Pistol – Pistola
    • Shotgun
    • Rifle

Cada arma possui seus upgrades específicos. Para completar o upgrade de uma arma você deve gastar em média 3000 Escórias (Salvages) e ter que encontrar os modificadores para elas. Estes modificadores estão espalhados pelo mapa nas Tumbas ou Caixas abandonadas que você encontra ao redor da ilha, porém são completamente aleatórios. Sendo assim sempre pegue todos os itens para poder liberar os upgrades das armas.

Para ver todos os Upgrades vá ao :silver: The Professional .

Tastes Like Chicken! :bronze: [topo]
Kill and loot 10 small animals (rabbits, chickens, rats).

Troféu relacionado a um feito especifico.

Para pegar este troféu você deve eliminar 10 pequenos animais e recolher o material fornecido por eles, pressionando o comando :square: em cima das carcaças. Existem quatro espécies de animais pequenos: Coelhos, Galinhas, Ratos e Caranguejos. Você encontra as 3 primeiras espécies praticamente por toda a ilha, mas eles são rápidos e fogem bastante. Agora o melhor alvo do jogo são os caranguejos localizados na Praia. Eles valem para este troféu e são muitos. Para ser mais divertido tente mata-los com seu arco e flecha.

Feather Duster :bronze: [topo]
Kill and loot 10 flying animals (crows and gulls).

Troféu relacionado a um feito especifico.

Para pegar este troféu você deve eliminar 10 animais voadores e recolher o material fornecido por eles, pressionando o comando :square: em cima das carcaças. Só tem duas espécies de animais voadores na ilha: Corvos e Gaivotas. Na parte inicial você encontrará muitos corvos, principalmente nas florestas. E na praia é lotado de gaivotas. Tenha em mente que a qualquer tipo de aproximação estes animais saem voando, e acerta-los no ar é muito mais difícil do que em terra. Então seja um predador nato, ande silenciosamente e use o Arco e Flecha para caçar.

Sharp Shooter :bronze: [topo]
Perform 50 headshot kills in the single player campaign.

Troféu relacionado a um feito especifico.

Você deve eliminar 50 inimigos com headshots. A melhor arma para se fazer isso é o Arco e Flecha pois possui uma mira mais precisa e é definitivamente letal. As finalizações com armas também ajudam neste troféu. Pode ser feito durante o game ou depois que você finalizar a história.

Importante: Quem se acostumou com Uncharted pode ter uma surpresa com os troféus de Kill, pois seu progresso não é mantido depois que você morre. Ou seja, nada de chegar em uma área eliminar 5 inimigos dessa forma, morrer e tentar de novo. Você deve chegar a um checkpoint para ter suas kills salvas juntamente com o seu progresso.

Predator :bronze: [topo]
Kill 50 enemies with the bow.

Troféu relacionado a um feito especifico.

Elimine 50 inimigos usando o Arco e Flecha. Esta de longe é a melhor arma do game, principalmente depois que você pega o segundo arco. Pode ser feito durante o game ou depois que você finalizar a história.

Importante: Quem se acostumou com Uncharted pode ter uma surpresa com os troféus de Kill, pois seu progresso não é mantido depois que você morre. Ou seja, nada de chegar em uma área eliminar 5 inimigos dessa forma, morrer e tentar de novo. Você deve chegar a um checkpoint para ter suas kills salvas juntamente com o seu progresso.

Equalizer :bronze: [topo]
Kill 75 enemies with the rifle.

Troféu relacionado a um feito especifico.

Elimine 75 inimigos usando o Rifle. Pode ser feito durante o game ou depois que você finalizar a história.

Importante: Quem se acostumou com Uncharted pode ter uma surpresa com os troféus de Kill, pois seu progresso não é mantido depois que você morre. Ou seja, nada de chegar em uma área eliminar 5 inimigos dessa forma, morrer e tentar de novo. Você deve chegar a um checkpoint para ter suas kills salvas juntamente com o seu progresso.

Widowmaker :bronze: [topo]
Kill 40 enemies with the shotgun.

Troféu relacionado a um feito especifico.

Elimine 40 inimigos usando a Shotgun. Pode ser feito durante o game ou depois que você finalizar a história.

Importante: Quem se acostumou com Uncharted pode ter uma surpresa com os troféus de Kill, pois seu progresso não é mantido depois que você morre. Ou seja, nada de chegar em uma área eliminar 5 inimigos dessa forma, morrer e tentar de novo. Você deve chegar a um checkpoint para ter suas kills salvas juntamente com o seu progresso.

Gunslinger :bronze: [topo]
Kill 35 enemies with the pistol.

Troféu relacionado a um feito especifico.

Elimine 35 inimigos usando a Pistola. Pode ser feito durante o game ou depois que você finalizar a história.

Importante: Quem se acostumou com Uncharted pode ter uma surpresa com os troféus de Kill, pois seu progresso não é mantido depois que você morre. Ou seja, nada de chegar em uma área eliminar 5 inimigos dessa forma, morrer e tentar de novo. Você deve chegar a um checkpoint para ter suas kills salvas juntamente com o seu progresso.

Epic Fumble :bronze: [topo]
Force an enemy to drop dynamite that kills two people when exploding.

Troféu relacionado a um feito especifico.

Para pegar este troféu você deve atirar em um inimigo no momento em que ele irá lançar a Dynamite, fazendo com que ela caia e elimine dois outros inimigos. O cenário mais fácil para tentar este troféu é na emboscada da Favela, pois os inimigos lançaram muitas Dynamites e estarão muito próximos uns dos outros, garantindo desta forma o troféu. Se não conseguir de primeira dê restart last checkpoint e tente novamente, lembrando que você deve ignorar os dois arqueiros em cima da casa para não ter o auto save.

Os inimigos quando lançam as Dynamites saem da cobertura e fazem um movimento característico. Atire neles quando voltarem com o braço para trás, prontos para efetuarem o lançamento.

Get Over Here! :bronze: [topo]
Rope pull 5 enemies off edges.

Troféu relacionado a um feito especifico.

Depois que você ganhar as Rope Arrow você pode tentar pegar este troféu. O objetivo é simples, você deve lançar uma Rope Arrow (Pressione e segure o comando :l1: para armar o arco e pressione e segure o comando :r2:para disparar a Rope Arrow) e puxar 5 inimigos de algum ponto elevado. É mais fácil de ser realizado contra inimigos distraídos.

Importante: Quem se acostumou com Uncharted pode ter uma surpresa com os troféus de Kill, pois seu progresso não é mantido depois que você morre. Ou seja, nada de chegar em uma área eliminar 5 inimigos dessa forma, morrer e tentar de novo. Você deve chegar a um checkpoint para ter suas kills salvas juntamente com o seu progresso.

Opportunist :bronze: [topo]
Kill 25 unaware enemies.

Troféu relacionado a um feito especifico.

Você deve matar 25 inimigos sem ser detectado. Para isso chegue por trás do inimigo e pressione o comando :triangle: para pega-lo com o arco e pressione repetidamente o comando :square: para enforcar o inimigo. Outro jeito simples de pegar este troféu é usar o Arco e Flecha para dar Headshots nos inimigos sem que eles percebam, valendo como morte silenciosa também.

Importante: Quem se acostumou com Uncharted pode ter uma surpresa com os troféus de Kill, pois seu progresso não é mantido depois que você morre. Ou seja, nada de chegar em uma área eliminar 5 inimigos dessa forma, morrer e tentar de novo. Você deve chegar a um checkpoint para ter suas kills salvas juntamente com o seu progresso.

Down and Dirty :bronze: [topo]
Perform 15 finishers.

Troféu relacionado a um feito especifico.

Você deve realizar 15 finalizações para ganhar este troféu. Existem dois métodos simples:

    • Dê tiros, com a pistola, nos joelhos dos inimigos, para fazer com que eles caiam no chão. Quando você se aproximar deles pressione o comando :triangle: para finalizar o inimigo.
    • Utilize a esquiva combinada com o contra-ataque para fazer os inimigos ajoelharem. Depois disso é só pressionar o comando :triangle: para finalizar o inimigo.

Importante: Quem se acostumou com Uncharted pode ter uma surpresa com os troféus de Kill, pois seu progresso não é mantido depois que você morre. Ou seja, nada de chegar em uma área eliminar 5 inimigos dessa forma, morrer e tentar de novo. Você deve chegar a um checkpoint para ter suas kills salvas juntamente com o seu progresso.

Deadeye :bronze: [topo]
Shoot 10 enemies off zip lines.

Troféu relacionado a um feito especifico. Missable.

Este troféu deve ser feito durante o modo história, pois depois que você finalizar o game os inimigos ficam menos agressivos e usam menos as tirolesas. Você deve eliminar 10 inimigos enquanto eles descem pela tirolesa. Recomendo um tiro de Shotgun bem dado.

Os melhores lugares para se fazer este troféu é na emboscada da Favela e no Navio quebrado.

Importante: Quem se acostumou com Uncharted pode ter uma surpresa com os troféus de Kill, pois seu progresso não é mantido depois que você morre. Ou seja, nada de chegar em uma área eliminar 5 inimigos dessa forma, morrer e tentar de novo. Você deve chegar a um checkpoint para ter suas kills salvas juntamente com o seu progresso.

Former Adventurer :bronze: [topo]
Incapacitate 25 enemies with dodge counter.

Troféu relacionado a um feito especifico.

Você deve comprar a habilidade Dodge Counter para fazer este troféu. Quando estiver em combate singular contra arqueiros você poderá realizar uma esquiva pressionando o comando :circle: quando eles forem lhe atacar com as espadas. Logo após realizar a esquiva você poderá dar uma flechada no joelho dele pressionando o comando :triangle: na hora certa. Faça o processo duas vezes para que o inimigo curve o joelho. Finalize o mesmo pressionando o comando :triangle: para adiantar o :bronze: Down and Dirty .

Um ponto importante é que no final do jogo você enfrentará a Guarda do Trovão, um conjunto de Samurais Guardiões que só lutam com espadas. É a hora de deitar e rolar com este movimento que ajuda muito para enfrentar estes inimigos que possuem muita defesa.

Unfinished Business :bronze: [topo]
Complete one challenge.

Troféu relacionado a um feito especifico.

Cada território possui seus challenges que são bem variáveis. Para ativar este troféu você deve completar um challenge. Veja o troféu :silver: Inconceivable!

Boom Goes the Dynamite :bronze: [topo]
Shoot a bundle of dynamite out of the air.

Troféu relacionado a um feito especifico. 

Durante o game vários inimigos iram jogar Dynamites em você. O seu objetivo é acertar uma no alto antes que ela exploda. Quando você se encontrar na missão da Favela, alguns inimigos iram montar uma emboscada contra você. Nesta emboscada o uso de Dynamites será massivo e próximo de você. Espere até um inimigo fazer o movimento de lançamento, para que você tente acerta-la no alto com a shotgun.

Crab Cakes :bronze: [topo]
Kill FeeFee the crab.

Troféu relacionado a um feito especifico.

Quando você chegar a praia pela primeira vez você deverá matar um caranguejo. Eles ficam próximos ao mar e são bem abundantes. Assim que eliminar um caranguejo o troféu é ativado.

Chatterbox :bronze: [topo]
Complete all conversations with the Endurance crew.

Troféu relacionado a um feito especifico. Troféu Missable

Para pegar este troféu você deve conversar com todos os sobreviventes da Endurece durante uma partida só. São 7 as ocasiões em que você deve conversar com seus amigos. Você deve continuar a conversar com os sobreviventes até que o comando :square: que está localizado sobre a cabeças deles suma. Logo após isso o simbolo TR de auto save aparece.

Esta é a ordem em que aparecem no game

  • Antes de procurar pelos 50 pedaços de escória [Salvage], fale com o Whitman.
  • Depois de encontrar os 50 pedaços de escória [Salvage], fale com o Whitman novamente.
  • Depois de ajudar o Roth, que esta sendo atacado por lobos, fale com ele.
  • Pouco depois de encontrar as Rope Arrows você irá encontrar com o Roth novamente. Fale com ele antes de usar a tirolesa.
  • Quando chegar a praia onde ocorreu o naufrágio você encontrará seus amigos. Fale com Sam, Reyes e Jonah.
  • Antes de ir a Endurance novamente para ajudar Alex a pegar as ferramentas, fale com Whitman, Sam, Jonah e Reyes no acampamento da Praia.
  • Depois que você retornar da Endurance, fale com Whitman, Reyes e Jonah.

Se tiver com dúvidas siga o vídeo

Adventurer :bronze: [topo]
Complete a match in all multiplayer modes.

Troféu Relacionado ao Multiplayer.

Você deve completar uma partida em cada modo Multiplayer, sedo ela na dificuldade ranking ou casual e você saindo vencedor ou não. Segue as especificações de cada modo. Segue os modos em spoiler e a característica para completar cada partida.

  • Rescue (Resgate)
    – Requisitos para vencer

    • Survivors – Recuperar 5 Medkits
    • Solarii – Eliminar e finalizar 20 inimigos

    – Duração: 10 minutos
    – Turnos: 3 turnos. A equipe que vencer 2 turnos primeiro ganha.

  • Cry for Help (Pedido de ajuda)
    – Requisitos para vencer

    • Survivors – Ativar 3 torres de rádio.
      Somente ficar parado enquanto a barra delas enchem, sendo que quando uma for ativa por completo não poderá mais ser desativada.
    • Solarii – Coletar 30 Baterias.
      A cada inimigo eliminado durgirá duas baterias no local onde ele morreu. Para pegar a Bateria basta passar sobre a mesma e pressionar o comando :square:

    – Duração: 10 minutos
    – Turnos: 3 turnos. A equipe que vencer 2 turnos primeiro ganha.

  • Team Death Match
    – Requisitos para vencer: Eliminar 15 inimigos adversários.
    – Duração: 10 minutos
    – Turnos: 3 turnos. A equipe que vencer 2 turnos primeiro ganha.
  • Free For All (Todos Contra Todos)
    – Requisitos para vencer: Eliminar 15 inimigos adversários.
    – Duração: 10 minutos
    – Turnos: 1 turno.
Artilleryman :bronze: [topo]
Kill 20 enemy players in multiplayer using a turret.

Troféu Relacionado ao Multiplayer.

Você deve usar uma turrent para eleminar 20 inimigos. Pode ser em qualquer modo de jogo e em partidas rankings ou casual. A turrent só é encontrada em dois cenários: Beach (Praia) e Underground (Subsolo). É bem trabalhoso este mais na sua busca pelo troféu de level 60 você deve pega-lo.

Localização da turrents

    • Beach
      Na praia você encontra a Turrent no centro do cenário. Ela fica próxima a uma armadilha (Para-raios) e você deve pressionar o comando :square: para usa-la.
    • Underground
      No subsolo você encontra a Turrent em cima do submarino. Atire como um louco para eliminar o número máximo de inimigos.
Down Boy! :bronze: [topo]
Kill a zip-lining enemy player in multiplayer.

Troféu Relacionado ao Multiplayer.

Para pegar este troféu você deve eliminar um inimigo enquanto ele desce por uma tirolesa.

Este troféu é um pouco trabalhoso, então vamos aos pontos importantes que devem ser feitos feitos.

    • Escolha o modo de jogo Free for All (Todos Contra Todos) – Pode ser Casual ou Ranking.
    • Escolha o Mapa Monastery (Monastério) – Este mapa é o que tem mais cordas.

Este troféu é bem enjoado de se pegar no Multiplayer porque os inimigos não são burros o suficiente de ficar usando a tirolesa (A corda). Mas tem um ponto nele que você revive em uma caverna e deve usar a tirolesa para sair dela. Vá até o monastério e se posicione a esquerda dele, bem próximo de duas cordas. Neste ponto fique eliminando os inimigos até ter uma oportunidade de matar alguém na tirolesa. A arma que recomendo é a shotgun.

Entrapment :bronze: [topo]
Catch a player in a snare trap in multiplayer.

Troféu Relacionado ao Multiplayer.

Para pegar este troféu você deve pegar um jogador qualquer em uma armadilha. Cada mapa em Tomb Raider Possui suas características próprias e suas armadilhas. Para ativar uma delas você deve pressionar o comando :square: próximo a elas e esperar que alguém caia sobre elas.

Escapist :bronze: [topo]
Survive 10 explosions in multiplayer.

Troféu Relacionado ao Multiplayer.

Este troféu vem com o tempo. Você deve sobreviver a 10 explosões durante o seu progresso no Multiplayer. Como a habilidade mais útil do game é a de deixar uma bomba quando alguém é eliminado você provavelmente sairá de 10 tranquilamente. Quando a bomba ativar passe correndo por ela e pressionando o comando :circle: para que você possa rolar evitando maiores danos.

Good Samaritan :bronze: [topo]
Revive a teammate in a multiplayer match.

Troféu Relacionado ao Multiplayer.

Para pegar este troféu você deve reviver um companheiro de equipe durante uma partida de Rescue (Resgate) usando o comando :circle:

Você pode ir em qualquer mapa para tentar este troféu. Fique esperando alguém morrer e corra que nem louco em sua direção para revive-lo. Para reviver alguém pressione o comando :circle: próximo a ele. Mas tenha paciência pois o jogo da erro direto neste momento, então você levará mais de uma tentativa para pegar este troféu.

Sole Survivor :bronze: [topo]
In multiplayer, be the only player on your team that isn’t dead or downed.

Troféu Relacionado ao Multiplayer.

Para pegar este troféu você deve ser o único sobrevivente da sua equipe. Você deve escolher os modos:

    • Team Death Match (Equipe Versos)
    • Rescue (Resgate)
    • Cry for help (Pedido de Ajuda)

É bem simples. Em algum determinado momento você deve ser o único membro vivo da sua equipe. Fique escondi em sua base para pega-lo, ou vá jogando normalmente que uma hora ele vem.

Lights Out :bronze: [topo]
Kill 10 multiplayer enemies using your melee attack.

Troféu Relacionado ao Multiplayer.

Para pegar este troféu você deve eliminar 10 inimigos utilizando seu ataque físico pressionando o comando :triangle: Parece complicado mas não é.

    • Escolha o modo de jogo Rescue (Resgate) – Pode ser Casual ou Ranking sendo o mapa a sua escolha.
      Este modo de jogo é dividido em 3 rounds. Em um sua equipe tem que pegar os Medkits e no outro você deve eliminar os seus alvos 20 vezes. Quando você for eliminar os alvos perceba que os mesmos assim que morrem ficam caídos no chão, esperando que você os finalize. Finalize 10 inimigos pressionando o comando :triangle: próximo a eles e o troféu é desbloqueado.

Pode ser feito em Boost também usando uma partida Free For All (Todos Contra Todos)

Master Blaster :bronze: [topo]
Kill 2 multiplayer enemies with a single explosive.

Troféu Relacionado ao Multiplayer.

Para pegar este troféu você deve eliminar dois inimigos com uma única explosão. Aqui é interessante você aumentar seu level antes de tenta-lo. A medida que seu personagem progride ele libera novas habilidade e armas. Uma das habilidades é a de seu corpo explodir quando você é morto. E uma das armas é uma mina, para os Survivors. Quando estiver com os dois itens se prepare para pegar o troféu.

    • Escolha o modo de jogo Rescue (Resgate) – Pode ser Casual ou Ranking
      Neste modo de jogo você atua como um ladrão de medicamentos. Neste modo quando você é eliminado, seus inimigos devem te finalizar fazendo com que muitos inimigos cheguem próximo a você. Quando isso acontecer pressione e segure o comando :circle: para suicidar, ou espere ser morto, para que uma bomba caia e elimine a galera que veio atrás de você.
    • Escolha o Mapa Monastery (Monastério) – Este Mapa possui uma grande quantidade de Galões Explosivos. Você pode usa-los para eliminar os alvos também.

Este troféu também pode ser pego fazendo um Boost.

Monkey Around :bronze: [topo]
In multiplayer, escape death 3 times by using the rope ascender.

Troféu Relacionado ao Multiplayer.

Para pegar este troféu você deve escapar utilizando uma corda. Mas ao invés de descer por ela, você deve ascender rapidamente utilizando o comando :square:

Este troféu é mais simples do que parece. Mas tem alguns pontos importantes para serem feitos.

    • Escolha o modo de jogo Free for All (Todos Contra Todos) – Pode ser Casual ou Ranking. (Neste modo todos os personagens podem escapar usando a corda).
    • Escolha o Mapa Monastery (Monastério) – Este mapa é o que tem mais cordas e é fácil de escapar.

Depois que realizar a configuração é hora da partida. No mapa, bem no centro dele existe uma rocha com uma corda que leva até o monastério. Fique nesta rocha sendo alvo fácil para os inimigos. Quando eles te acertarem um tiro pule na corda pressionando o comando :cross: e assim que se segura pressione e segure o comando :square: . Desta forma você irá escapar do seu perseguidor.

Desde que você não morra o troféu é ativado. Também é possível realizar este troféu através de Boosts

Narcissistic :bronze: [topo]
Purchase a new multiplayer character.

Troféu Relacionado ao Multiplayer.

Este troféu será obtido na busca pelo :bronze: Shopaholic . Basta comprar um personagem novo de qualquer facção. No level 5 já é possível compra-los.

On My Way Up :bronze: [topo]
Reach level 10 in multiplayer.

Troféu Relacionado ao Multiplayer.

Em Tomb Raider a cada sessão de Multiplayer finalizada você adquire duas recompensas:

    • Pontos de Experiência -> São obtidos por cada tipo de ação realizada durante a partida. Até se você morrer irá ganhar experiência.
    • Escória [Pieces of Salvage] -> É o dinheiro do jogo. Durante as partidas você pode quebrar caixas para adquirir uma grande quantidade deles. Acumule o máximo que puder.

Chegar no level 10 é relativamente rápido. Procure variar entre os tipos de jogos para pegar outros troféus.

Shopaholic :bronze: [topo]
Buy every upgrade and character in multiplayer.

Troféu Relacionado ao Multiplayer.

Este é o troféu mais trabalhoso do game. Você deve alcançar o level máximo para poder comprar todos os personagens. No processo é importante guardar o seu Salvage, gastando somente com a compra dos personagens. O motivo é simples: você modifica o seu nível de Perestige 3 vezes até chegar no level 60, e a cada modificação você perde todos as melhorias realizadas nas armas.

Após chegar ao level 60 compre todos os personagens e todas as melhorias das armas. Provavelmte será seu último troféu.

Um detalhe importante é que noo game existem duas facções: os Sobreviventes e os Solarii. Cada uma  possui 12 personagens, totalizando assim 24 personagens a serem comprados. Além deles compre todos os armamentos do Prestige III.

Dica do Gujabs

Quote

O jogo possui Glitch pro Shopaholic que permite pegar o troféu sem entrar em prestige:

    • Chegue no Level 60 e deixe pelo menos 1 personagem dos Survivors sem comprar.
    • Compre todos os upgrades das armas
    • Vá na tela de compra de personagens e nos Solarii deixe o cursor sobre o General, aperte :triangle: para mudar de facção e vá até o personagem que faltou comprar. Aperte :cross: e :triangle: ao mesmo tempo, de modo que a tela mudará de facção ao mesmo tempo em que o game perguntará se você deseja comprar aquele personagem (que agora será o General). Confirme, e compre o resto dos personagens que faltarem.

Imagem Postada

Análise

Imagem Postada

A SURVIVOR IS BORN
Tomb Raider é uma das franquias mais famosas do mundo dos games e por isso a expectativa em cima deste Reboot era alta, assim como o receio de se ter uma obra completamente distorcida como foi o caso de outros projetos. A proposta é bem direta: vamos mostrar como tudo começou.

Imagem Postada
Lara Croft é uma arqueóloga adolescente que entra em uma expedição atrás de uma lenda e usa sua intuição para levar o grupo ao local certo. Porém em meio a este evento acontece uma tempestade e o naufrágio é inevitável. Ao acordar em uma ilha desconhecida Lara se vê longe de seus amigos e companheiros começando assim a busca por reencontra-los e sobreviver.

O enredo deste novo game é espetacular. Ele te mostra uma Lara Croft inocente e frágil se transformando na buscadora de tumbas que conhecemos. Cheio de referências aos jogos que vieram depois e com diálogos bem trabalhados é um show de bola. Ele trás todos os elementos consagrados da série: Tumbas, animais selvagens, elementos misticos e o melhor: fator de sobrevivência. Você pode ficar horas só vagando por áreas da ilha tentando descobrir seus segredos de forma prazerosa e intuitiva. Tirando que o game ainda possui um fator de não linearidade, te dando uma certa liberdade para para progredir na ilha a seu tempo. O maior ponto a focar no enredo é que ele desenvolve a personagem, mostrando aos poucos no que ela irá se transformar, para sobreviver.

Os inimigos possuem uma AI bem trabalhada, sendo que em algumas partes na dificuldade normal são realmente trabalhosas. No Hard então devem ter ficado uma bela dor de cabeça. E o seu armamento é de primeira linha. Lara tem a disposição Arcos, uma pistola, shotgun e um rifle, sendo que cada um destes pode ter upgrades anexados para melhorar seu armamento.

Os cenários são belos. Desde as florestas fechadas repletas de animais selvagens, até as tumbas em que você toma banhos de sangue. O cenário da última Boss Fight é épico, não sor pelo tema apocalíptico mas também por aparecer a cena que todos estavam loucos para ver deste o anúncio de reboot.

Para aqueles que gostam da cinemática em que você deve correr para sobreviver, além de muito bem feitas estão presentes em quase todo o jogo. Aviões caem em sua direção, o voou com o paraquedas e muitas outras te dão uma sensação de urgência e corrida por sobrevivência. É algo em uma escala gigantesca e muito bem aproveitado para o jogo, o tornando um dos games com visuais mais bonitos desta geração e com grandes sequencias cinemáticas.

O gameplay é fluído e tranquilo de ser feito. Logo você se acostuma com todas as novas habilidades de Lara e já realiza ações com uma velocidade e precisão maiores. Quem joga o estilo aventura/ação se sentirá em casa e não terá grandes dificuldades para progredir no game. Uma adesão fantástica ao jogo foi os puzles. Sim eles estão de volta, apesar de serem mais simples do que antigamente. Mas é algo que faz você parar e pensar o segundo passo. Uma adesão mais do que bem vinda, para os fãs antigos como eu.

Agora vamos ao chato: o game possui defeitos. Eu não colocaria bem como defeitos, mas sim pequenos erros que podem incomodar os mais exigentes. Enquanto eu jogava me deparei com Bugs referentes aos mapas, onde itens desapareciam do seu registro. Pude ver um Bug em plena Quest principal, mas que graças a deus não me obrigou começar o game novamente. E alguns glitchs são apresentados também. Mas provavelmente em breve teremos um patch para estas correções.

-> Multiplayer – Este é um dos pontos mais criticados do game. Ele é divertido, porém possui uma infinidade de Bugs e Glitchs. Infelizmente ele pode ser considerado um simples port de outro jogo famoso, mas cumpre seu papel em divertir. Seria muito melhor algo focado em exploração, onde você poderia buscar tumbas com os amigos pelo mundo a fora. Mas vejamos como será a continuação, afinal aprendemos com os nossos erros. E é claro que este game fantástico deve ter continuação.

Trophy Set

Um ponto interessante de salientar é o Trophy Set do game. É um dos melhores e mais completos que ja vi. O game não possui quase nenhum troféu que pode ser perdido e somente um troféu relacionado a história do jogo, o que o torna mais atraente para ser buscado. A única dificuldade para a platina é o modo Multiplayer, mas que com boas estratégias e um planejamento de primeira sai fácil também. Um jogo altamente recomendável.

Em fim a minha recomendação para este jogo é 100%. Se você gosta do estilo que o jogo propõe irá passar horas na frente do play, para ver como a história desta grande personagem começa.