COMMAND & CONQUER : TIBERIUM ALLIANCES

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Welcome back, Commander (& Conquer Tiberium Alliances)

Sou um grande fã da série Command & Conquer (acrônimo C&C ou CnC) por ser um jogo estilo RTS (Real-time strategy) e para ser bem-sucedido é bom ter tropas mistas e um bom planejamento estratégico!

O primeiro C&C que joguei foi no PSOne em 1997 e mudou minha vida, o game tinha ótimos gráficos, sons e jogabilidade na época, anterior a ele o único RTS que tinha jogado era oDune The Battle For Arrakis para o Mega Drive que, para mim, era perfeito. Quando apresentei o Command & Conquer para meus amigos, que também gostavam de Dune, todos ficaram ~viciados~.

Command & Conquer – Tiberium Alliances – The Endgame [Full-HD]

Explicação sobre o fim do jogo.

Como o meu tempo disponível para jogar é pouco (1h/dia), um MMO como World of Warcraftestá longe da minha realidade, então o Command & Conquer Tiberium Alliances (CnC TA, site do jogo) supriu minha necessidade de jogar com amigos e participar de uma comunidade. O jogo foi desenvolvido pela EA Phenomic é uma empresa subsidiaria daElectronic Arts que é responsável pelo criação de Games RTS. Foi usado HTML5 e WebGL(ainda em testes) para o criar o jogo, então apenas browsers modernos tem suporte. O jogo é integrado com fórum para sua aliança (claro, quando você cria uma), o que facilita muito a comunicação. Fazem 3 semanas que fiquei viciado no jogo e quero compartilhar com vocês algumas dicas para quem está começando ou para futuros jogadores.

Antes de começar o tutorial é bom você ter conhecimento destas 5 divisões da tela do jogo:

  • Base: Aqui você irá criar estruturas para coletar recursos, manutenção da base, exércitos para ataque e defesa;
  • Defesa: Nesta tela você irá criar, posicionar e fazer upgrades no seu exército de defesa;
  • Ataque: Nesta tela você irá criar, posicionar e fazer upgrades no seu exército de ataque;
  • Mapa: Neste mapa é possível localizar bases inimigas, ver o território dominado, atacar e dominar postos de recursos;
  • Visão de Ataque: Aqui você irá criar a estratégia de ataque, sendo possível visualizar as estruturas do inimigo e posicionando as unidades do seu exército para atacar-lo.

Recursos

No jogo existem 7 tipos de recursos para serem usados, que estão divididos nos que podem serem produzidos e nos que podem apenas serem coletados.

O sistema de produção automática os recursos são creditados a cada segundo. A outra forma são pacotes de recursos que as estruturas fabricam e você precisa clicar em cima da construção para coletar. Os pacotes são gerados após um determinado tempo. Quando você faz o upgrade, depois de um determinado nível, o tempo de produção é de  6hrs por pacote, os recursos disponíveis são:

  • Cristal: Usado para reparo de unidades e construção de unidades de ataque do seu exército;
  • Tiberium: Usado para construção de estruturas;
  • Potência: Usado para construção de veículos e estrutura;
  • Créditos: Pode ser usado para transferir recursos entre suas bases e pesquisar novas tecnologias;
  • Pontos de investigação: Usado para pesquisar novas tecnologias. É obtido apenas através de ataques;
  • Pontos de mantimentos: Serve para usar itens no jogo como as caixas de mantimentos;
  • Pontos de Comando: Usado para atacar bases.

Básico sobre Ataque e Defesa

Ataque

Existem 3 classes de unidades no CnC TA que são: InfantariaVeículos e Naves.

Estas unidades específicas são para destruir a infantariaconstruçõesveículos e naves. Para cada tipo de unidade do seu exército de ataque existe uma construção responsável pelo reparo, exemplo: se você tiver um exército só de tanques, o tempo de reparo de veículos irá aumentar muito. Outra falha é que se seu adversário tiver uma boa defesa contra veículos você não irá conseguir avançar, então ter um exército misto fará com que você consiga executar mais ataques, já que o tempo de reparo será menor.

Defesa

Para defender sua base de maneira efetiva é bom ter um equilíbrio.

Ter unidades variadas como anti-aéreo, anti-infantaria e anti-veículos e fazer o posicionamento correto, para que a defesa consiga segurar todos os tipos de unidades, seja por terra ou ar.

Points of Interest

Points of Interest (ou POI) são estruturas localizadas por todo o mapa e ao dominar, irão ajudar no ganho dos recursos como: cristais, tiberium, defesa e ataque. Ou seja, é que move as guerras e alianças do jogo.

POI Recursos

Todos os recursos descritos como POI irão oferecer um bônus adicional por hora.

  • Centro de Controle de Cristal (ou RCC): Ganho adicional de Cristal por hora;
  • Centro de Controle de Tiberium (ou RCT): Ganho adicional de Tiberium por hora;
  • Reator: Ganho adicional de Potência por hora.

POI Ataque

  • Complexo de Urânio: Aumenta o dano de todas as unidades de infantaria;
  • Complexo de Tungsténio: Aumenta o dano de todas veículos terrestres;
  • Torre de Orientação de Aeronaves (ou ROA): Aumenta o dano de todas as aeronaves.

POI Defesa

  • Torres de Rede Resonator (ou RR): Aumenta a durabilidade de todas as unidades de defesa.

POI Diverso

  • Túnel: Aparecem Postos Avançados por perto.

O aparecimento dos Postos levam em consideração diversos fatores, como o nível da sua base e o resultado das seus últimos ataques. Contudo, o fator mais importante é o nível do seu Centro de Comando.

Você irá conseguir um spawn de Postos com nível maior se tiver um Centro de Comando com nível mais alto, então se você esta começando e quer ganhar mais recursos, foque no nível do Centro de Comando que irá ter acesso a Postos com nível mais alto, com isso, irá ganhar mais recursos. Porém, faça um equilíbrio entre o nível do seu exército e o Centro de Comando. Não recomendo ter uma diferença maior que 3 níveis, porque se você só tem a Central de Comando com nível alto e seu exército estar em um nível baixo, você poderá ter um efeito negativo nesta tática.

PvP no Command & Conquer Tiberium Alliances

Evite sua destruição!

Você morre no jogo quando seu Estaleiro de Construção é destruído. Então você deve defender ele com outras estruturas na frente e colocar a defesa mais pesada na direção em que o seu Estaleiro de Construção estiver.

Tenha uma defesa forte e você não será o alvo!

Como existe simuladores de ataque é bom treinar a defesa da sua base entre os seus aliados. Simulações de ataques são usados pelo exército, então faça simulações de defesa na sua aliança também e troquem informações para melhorar a defesa.

Quando você Morre!

Assim que o seu Estaleiro de Construção é destruído, você vai perder todos os seus recursos de Tiberium, Cristal e Potência. Os Créditos e Pontos de Investigação não serão perdidos e você irá manter o nível das estruturas do jogo e poderá realocar sua base em 35 campos de distancia das ruínas da sua base.  Lembrando que quem te atacou ira ter a punição de deslocar apenas 10 campos ao redor da ruína da sua base destruída. Então quando morrer é bom você relocalizar sua base em um lugar seguro e próximo ao membros da aliança.

Sua base vai ficar protegida contra ataques durante uma hora após você realoca-lá no mapa, para que você reveja sua defesa novamente, nos relatórios você consegue assistir as batalhas, tanto os ataques quanto às defesas. É sempre bom assistir as batalhas perdidas para ver exatamente onde ocorreu falhas na sua defesa.

Dicas para diminuir as perdas ou evitar a sua destruição

Escapando da morte!

Quando você estiver sobre ataques pesados, pode-se reparar sua base constantemente e você vai precisar de Tiberium para o reparo, fazer um contra ataque e mover sua base. Outra dica é pedir ajuda para os aliados próximos ou partir para diplomacia, mandando uma mensagem perguntando o por quê do ataque. As vezes, dependendo da situação, conversar ajuda. Eu já deixei de destruir bases de jogadores que pediram com educação para poupar eles.

FAQ

Para que serve as Saídas de Túnel no mapa?

Os túneis no mapa são regiões onde irão surgir mais Postos Afastados (Outposts) que dão mais recursos e tem mais proteção. São ótimos lugares para se ganhar níveis. Lembre-se que os Túneis tem níveis, então quanto maior o nível do túnel, mais forte serão as bases inimigas.

O que acontece se eu matar ou atacar um player?

Se você matar ou atacar um player, irá receber uma punição para se locomover no mapa. Vai criar um vínculo com a base atacada por 20hrs e não vai poder sair de perto mais de 10 campos de distância.

Como faço para construir a minha segunda base?

Para conseguir a segunda base você deve pesquisar o MCV na aba investigação. Para isso você precisa acumular dinheiro e pontos de pesquisa. Dinheiro você consegue através das refinarias e destruindo bases do computador, já os pontos de pesquisa você consegue destruindo bases do computador ou de jogadores.

Como faço para encontrar meu amigo no jogo CnC TA?

Ainda não existe a função de procurar por um jogador no jogo. Existe um site com o mapa que irá permitir a pesquisa por nick dos jogadores.

Existe como simular a batalha, para não perder pontos de Comando?

Existe uma ótima coleção de pluggins para o Chrome que irá facilitar sua vida chamado CnC TA Script Collection e pode ser baixado na Chrome Web Store. Entre os scripts está oTiberium Alliances Combat Simulator, que serve para simular os ataques e otimizar o gasto dos seus pontos de comando, evitando desperdícios.

Qual a vantagem de entrar em uma aliança?

A vantagem de se entrar em uma aliança são os bônus adquiridos pelas conquistas dosPOIs (Points of Interest), que são estruturas localizadas por todo o mapa, e ao dominar, irão ajudar no ganho de cristais, tiberium, defesa e ataque. Outra vantagem é que se você for membro de uma aliança, outros jogadores irão pensar duas vezes antes de atacar sua base, já que poderão iniciar uma guerra por isso. Quando você entra em uma aliança é quando o jogo começa de verdade. Você irá vivenciar guerras por vingança de um amigo morto, guerra para conquista de território, guerra para conquista de POIs, guerra para ser o primeiro no PvP. Para mim o mais importante é a amizade entre os membros da aliança e aliados, e a diplomacia entre jogadores de alianças desconhecidas.

Como nossa aliança é a primeira no PvP, passou perto da nossa base sem nenhuma aliança você poderá ser o alvo. Se você estiver em uma aliança com 5 ranks abaixo e chegou perto da nossas bases sem se identificar, é alvo também. Por isso que somos os primeiros no PvP.

Como faço para conseguir mais pontos de comando?

A recarga dos pontos é automática, mas existem duas formas extras. Destruindo bases que tenham caixa de mantimentos (ícone de uma caixa amarela do lado esquerdo da base) e dar sorte de pegar um com ponto de comando já que o drop é randômico ou comprando com créditos do jogo.
 

Qual é a melhor estratégia para destruir a base inimiga?

Minha primeira dica é baixe o simulador de ataques CnC TA Script Collection e testar bem as possibilidades de ataque. Tenha um exército misto com infantaria, veículos terrestres e Aéreo. O primeiro alvo da simulação deve ser o Estaleiro de Construção. Se você conseguir levar-lo, é batalha ganha. Se na simulação você não conseguir destruir o Estaleiro de Construção, então você deve mudar o alvo para Estrutura de Reparo. Sem ela, após um ataque, as estruturas não irão se regenerar e nos próximos ataques você irá causar danos permanentes nas construções da base, até chegar no Estaleiro de Construção.

Qual é a diferença entre as bases, Campos, Postos Avançados e Bases?

Existem duas diferenças de cores nas “bases” dos esquecidos. Os de cor azul o loot de cristal é maior e o de cor amarela ganha mais Tiberium.
Os Campos são as bases mais fracas do jogo, Postos Avançados são bases com defesa intermediaria e as Bases tem a melhor defesa. O ganho de recursos é proporcional a sua dificuldade.
 

Terceira Base ou Orca[GDI]/Cobra[NOD]?

Para ajudar sua aliança à aumentar o Rank, com certeza é a terceira base. Com a Orca[GDI] ou Cobra[NOD], ficará mais fácil destruir Bases de nível maior dos esquecidos; Porém, com a terceira base, você irá conseguir produzir mais créditos com a construção de mais refinarias. Para conseguir a Orca/Cobra e a quarta base já que a produção de créditos é constante e os pontos de comando para ataques é mais difícil.

Ranks de Patentes

Conforme você vai evoluindo sua base através dos upgrades das construções e do seu exercito de ataque e defesa o seu rank vai aumentando. Existem marcos de pontuação no jogo para você alcançar hierarquias militares. No total são 20 patentes para cada facção GDI e NOD. Com o aumento de hierarquia a quantidade de  PM (pontos de mantimentos) irá aumentar. Assim você irá poderá usar mais itens ou comprar recursos com Funds. Outro beneficio é o aumento da quantidade recursos das caixas de suprimentos. As caixas de suprimentos que você já tem armazenado no inventario continuam com o mesma pontuação,  somente as novas que você coletar terão quantidades maiores. Recebi uma ajuda especial do Duke_Kamui e Hagarath membros da aliança TheKillerzZ para traduzir o nome das patentes corretamente.

Fonte: http://allianceswiki.com/Ranks

GDI Patentes

Patente Titulo Pontuação PM por h PM armazenamento
CnC TA GDI Recruta1 Recruta 0 0 0
CnC TA GDI Soldado2 Soldado 400 2 150
CnC TA GDI Segundo Cabo3 Segundo Cabo 800 3 180
CnC TA GDI Primeiro Cabo4 Primeiro Cabo 3.300 3 210
CnC TA GDI Furriel5 Furriel 8.100 4 250
CnC TA GDI Segundo Sargento6 Segundo Sargento 13.200 5 320
CnC TA GDI Primeiro Sargento7 Primeiro Sargento 28.400 5 400
CnC TA GDI Sargento Mor8 Sargento Mor 57.000 6 500
CnC TA GDI Ensign9 Aspirante 108.000 7 600
CnC TA GDI Segundo Tenente10 Alferes 200.000 8 700
CnC TA GDI Tenente11 Tenente 350.000 8 850
CnC TA GDI Lieutenant Commander12 Tenente Comandante 633.000 9 1000
CnC TA GDI Comandante13 Comandante 1.150.000 9 1200
CnC TA GDI Capitão14 Capitão 2.000.000 10 1400
CnC TA GDI Major15 Major 3.300.000 10 1500
CnC TA GDI Coronel16 Coronel 5.400.000 10 1600
CnC TA GDI Brigadier General17 Brigadeiro General 8.700.000 11 1700
CnC TA GDI Major General18 Major General 13.800.000
CnC TA GDI Lieutenant General19 Tenente General 21.700.000
CnC TA GDI General20 General 34.000.000

NOD Patentes

Patente Titulo Pontuação PM por h PM armazenamento
CnC TA NOD Seguidor1 Seguidor 0 0 0
CnC TA NOD Iniciado2 Iniciado 400 2 150
CnC TA NOD Acólito3 Acólito 800 3 180
CnC TA NOD Discípulo4 Discípulo 3.300 3 210
CnC TA NOD Irmão5 Irmão 8.100 4 250
CnC TA NOD Irmão6 Apóstolo 13.200 5 320
CnC TA NOD Perfeito7 Perfeito 28.400 5 400
CnC TA NOD Confessor8 Confessor 57.000 6 500
CnC TA NOD Deacon9 Diácono 108.000 7 600
CnC TA NOD Archdeacon10 Arqui-diácono 200.000 8 700
CnC TA NOD Abbot11 Abade 350.000 8 850
CnC TA NOD Grand Confessor12 Grande Confessor 633.000 9 1000
CnC TA NOD Pontifex13 Pontíficie 1.150.000 9 1200
CnC TA NOD Vicar14 Vigário 2.000.000 10 1400
CnC TA NOD Executor15 Executor 3.300.000 10 1500
CnC TA NOD Exarch16 Exarca 5.400.000 10 1600
CnC TA NOD Vizier17 Vizir 8.700.000 11 1700
CnC TA NOD Grand Vizier18 Grão Vizir 13.800.000
CnC TA NOD Inner Circle19 Círculo Interno 21.700.000
CnC TA NOD Hand Of Kane20 Mão de Kane 34.000.000

Futuramente pretendo ir adicionando mais dicas neste tutorial, conforme for jogando e evoluindo no jogo. Atualmente estou jogando no Mundo 3 server Portuguesa. Neste tutorial tive ajuda de vários jogadores para revisar e ajudar a levantar as dúvidas mais frequentes alguns deles são  jcmazonger_arbDuke_KamuiHagarath e vários outros.

Você concorda com o Korjenioski? Você tem suas próprias estrategias? Se que quiser comentar ou compartilhar seu conhecimento sobre qualquer coisa relacionada com Command & Conquer, vá curtir nossa pagina noFacebook ou deixe sua mensagem no Twitter.

Tiberium Alliances Endgame Victory Closed Beta 2

Recomendo a todos verem este vídeo para ter uma ideia de como vai ser a dificuldade para derrubar a piramide.

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3 respostas para COMMAND & CONQUER : TIBERIUM ALLIANCES

  1. Douglas Souza disse:

    Cara, muito obrigado. Suas dicas me ajudaram bastante. Vllw’s!!! 😀

    • worldgames2k13 disse:

      ola amigo douglas , sempre que precisar é so visitar nosso site , caso precise de algo que não tenha mande uma mensagem que iremos tentar lhe ajudar

  2. Alex disse:

    boa noite Worl

    Gostaria de saber quantas vezes é possivel derrubar a fortaleza

    até quantos nível ela vai?

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